Navegando por Autor "Sales, Mary Valda Souza"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA brinquedoteca universitária e o lúdico nos processos formacionais na contemporaneidade(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-22) Silva, Jociane Cajado da; Conceição, Ana Paula Silva da; Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira; Xavier, Antonete Araújo Silva; Sales, Mary Valda SouzaA presente pesquisa parte da necessidade de compreender a real relação do lúdico com a formação oferecida pela Brinquedoteca Universitária Paulo Freire/DEDC I/UNEB – lócus da pesquisa, ao longo dos seus 09 anos de existência. Para tanto, os sujeitos envolvidos foram os monitores extensionistas que atuaram no período de 2012-2021, considerando que o projeto desta brinquedoteca nasce de uma ação permanente de extensão. As bases teóricas principais perpassam conceitos sobre brinquedoteca universitária - Gimenes e Teixeira (2011), Santos (2000), Fortuna (2008), Xavier (2020); ludicidade - D`Ávila (2006), Luckesi (2005), Lopes (2004) e processos formacionais - Macedo (2004, 2012, 2021), Conceição (2009), Santos (2019), Freire (1979 e 1997) e Farias (2009) que se intercruzam e abrem espaços para, também, outros autores. A metodologia utilizada se configura como uma pesquisa qualitativa, voltada para a dimensão epistemológica da Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial e como método foi utilizado a etnopesquisa-formação com o intuito de compreender a presentificação do lúdico nos processos formacionais da brinquedoteca universitária na contemporaneidade. Para tanto, esses os dois primeiros objetivos específicos foram: identificar e caracterizar os monitores extensionistas da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire atuantes no período de 2012-2021 e refletir as impressões sobre os processos formacionais da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire experienciada pelos monitores extensionistas, no período já citado. E para atingir o último objetivo específico que foi analisar a percepção dos monitores acerca da ludicidade nas ações formacionais promovidas por esta brinquedoteca universitária, optamos pela análise de documentos e roda de memórias e conversas, que permitiu uma escuta mais sensível e humana das narrativas dos sujeitos coletivamente. Desta forma, em busca de atingir os objetivos e assegurá-los com o rigor de uma pesquisa acadêmica, foi realizado um estudo baseado nos fundamentos da análise do conteúdo e nas estratégias indicadas pela pesquisa qualitativa das ciências sociais. Assim sendo, concluímos que se configura, como algo possível de compreender, a presença do lúdico nos processos formacionais da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire na contemporaneidade, considerando um pensar, refletir e agir que busca respeitar a voz do outro nesta ambiência formativa. Contudo, precisamos, ao mesmo tempo, repensar o seu fazer, numa perspectiva mais abrangente, sobre o conceito lúdico, que traz o sujeito ainda mais no centro das formações e que amplia as possibilidades e efeitos das manifestações da ludicidade.
- ItemExperiências narrativas de vida-narração de professoras infantil de uma instituição filantrópica no bairro da Paz, Salvador - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-29) Marcelino, Brisa Maria Santos; Silva, Ana Paula Conceição; Nunes, Mighian Danae Ferreira; Fernandes, Mille Caroline Rodrigues; Sales, Mary Valda SouzaEsta pesquisa tem como temática a formação de professoras que atuam na Educação Infantil e percebem em suas vivências a construção da sua identidade negra. Elegemos como problemática desta pesquisa: as questões acerca das relações raciais estão presentes na experiência formativa (formacional) de professoras da Educação Infantil? O objetivo geral foi analisar através das narrativas e trajetórias se as questões acerca das relações raciais estão presentes na experiência formativa (formacional) de professoras da Educação Infantil. Os objetivos específicos foram verificar a partir das narrativas das professoras se o tema das questões raciais compareceu em suas histórias de vida e na experiência acadêmica; identificar se o tema das questões raciais incide na prática pedagógica das professoras de educação infantil e analisar o tipo de relação que se constituiu historicamente entre o campo da educação infantil e os estudos sobre relação racial a partir de relatos das professoras. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, em que se utilizou uma metodologia de pesquisa narrativa / autobiográfica, e que teve como dispositivos de coleta de informações a entrevista, o questionário e a observação participante, além da análise documental. Foi verificada, a partir das narrativas das professoras, a ausência de conhecimento em espaços formativos sobre as relações raciais, desde o percurso escolar, vida social, familiar e trajetória formativa destas professoras. Em relação com isso, também não há reflexões sobre a sua prática pedagógica e na relação com as crianças negras. Questões acerca das relações raciais estiveram presentes de forma muito pontual no processo formativo destas professoras da educação infantil.
- ItemModelagem de Processos para Composição de Projetos Didáticos Interdisciplinares(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-21) Franco, João Silvestre dos Santos; Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas; Hohenfeld, Dielson Pereira; Sales, Mary Valda Souza; Hetkowski, Tânia MariaComo consequência da fragmentação do conhecimento, a falta de articulação e in tegração entre diferentes componentes curriculares faz-se um obstáculo a uma visão global da realidade. Nesta conjuntura, enquanto método de ensino e aprendizagem, projetos didáticos desenvolvidos nas instituições de ensino fornecem um caminho pos sível para a superação das fronteiras impostas pela organização curricular baseada em disciplinas. Diante disto, este trabalho busca responder à seguinte questão de pes quisa: como conceber o ensino com base em projetos didáticos de caráter interdiscipli nar para a promoção de uma aprendizagem ativa e o desenvolvimento de habilidades pelos estudantes? Para tanto, como objetivo geral desta pesquisa, propõe-se elaborar uma modelagem de processos para a composição de projetos didáticos interdiscipli nares, a partir da adaptação de elementos da Business Process Management (BPM) para o campo da Educação. Como referencial teórico, a pesquisa traz: acerca do mé todo de ensino e aprendizagem baseado em projetos, Bender (2014), BIE (2008), Moura e Barbosa (2017), Behrens (2017) e Moran (2018); para abordar a categoria teórica de ensino e planejamento didático, Libâneo (2006); para discutir interdiscipli naridade na educação, Fazenda (2017), Fazenda (2015) e Lück (2013); e, traçando um diálogo sobre o desenvolvimento de habilidades, manifestação de competências e avaliação da aprendizagem, Scallon (2015), Zabala e Arnau (2020), Zabala e Arnau (2014) e Sacristán (2010). Como instrumentos de coleta de dados para a concepção da modelagem, em conjunto com observações diretas e participantes de atividades no lócus da pesquisa – uma unidade escolar com oferta de ensino médio integrado –, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com docentes envolvidos na compo sição de projetos didáticos. Com base nisto, em articulação com os quadros teóricos e os elementos analíticos que consubstanciaram a pesquisa, a adoção da Business Process Model and Notation (BPMN) forneceu elementos para representar os modelos de processos em estado futuro (to-be), de acordo com as perspectivas dos docentes participantes. Assim, enquanto produto do mestrado profissional em Educação, a mo delagem de processos possibilitou mapear um conjunto de aspectos que dão forma a um projeto didático interdisciplinar, com base na missão e nos objetivos institucionais e ante possibilidades, potencialidades, restrições e limitações identificadas no lócus.
- ItemProformação: ressignificando o uso da mídia impressa na educação a distância para formação de professores(2006-08-14) Sales, Mary Valda SouzaO interesse desta pesquisa adveio do desenvolvimento do trabalho com formação de professores em exercício na modalidade a distância. Interessante se fez esta experiência pelo fato da EaD ter chegado a localidades que não desfrutavam nem do uso da energia elétrica, em que as formas de deslocamento eram e ainda são as mais tradicionais possíveis, como a canoa e a carroça. Nesse sentido questiona-se: como promover EaD para formação de professores em um Estado em que o acesso às TIC ainda é fator de exclusão? Assim, a pesquisa teve dois objetivos básicos: analisar a mídia impressa do Programa de Formação de Professores em Exercício – Proformação, seus aspectos de adequabilidade para a educação a distância e sua estrutura pedagógica, propondo indicativos de ressignificação do uso da mídia impressa na educação a distância – EaD – para formação de professores no Estado da Bahia. Para tanto foi desenvolvido um estudo de caso, tendo como referência uma das Agências Formadoras do Proformação no Estado da Bahia e os Guias de Estudo, que se constituíram material didático impresso do programa. Nesse sentido, é feita uma fundamentação teórica sobre conceitos básicos pertinentes ao processo de desenvolvimento desta investigação, tais como: tecnologia, educação a distância, mídia, interatividade, além de fazer um retrospecto de ações de EaD desenvolvidas no Brasil, relacionando-as com a legislação vigente a partir da LDB 9394/96 até o Decreto 5622/05. Apresenta o Proformação sua estrutura pedagógica e administrativa, a mídia impressa com o detalhamento de composição da mesma. Propõe uma reflexão acerca da necessidade de uso da mídia impressa nos cursos e programas de formação de professores na modalidade a distância, bem como indica fatores que possibilitam a ressignificação do uso da referida mídia em EaD como fator de in-clusão dos sujeitos que não têm acesso à rede conectada WWW, os considerados “sem-modem”