Navegando por Autor "Sampaio, Síria Lima"
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- ItemA comicidade no Auto da Compadecida como forma de desconstrução social(2013-11-12) Miranda, Eulípia Coutinho; Sampaio, Síria Lima; Valverde, Tércia CostaA comicidade pode denunciar os vícios e os paradoxos de uma dada sociedade, e acaba, assim, por provocar uma provável modificação da mesma. Desse modo, escolhemos como objeto de pesquisa para nosso Trabalho de Conclusão de Curso a obra Auto da Compadecida de Ariano Suassuna. Percebemos nesta obra o humor como forma de promover crítica às instituições sociais, ao preconceito, aos costumes, e às tradições de uma dada organização social. Temos como objetivos: demonstrar a comicidade como forma de desconstrução social; evidenciar a visão crítica do riso, da ironia e do fantástico maravilhoso; e relacionar a obra Auto da Compadecida com o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. Para a elaboração deste trabalho, utilizamos o referencial teórico sobre o riso, a crítica literária, a cultura popular e a história da comicidade, buscando alguns autores específicos dessas áreas, tais como: Henri Bergson, Mikhail Bakhtin, Rachel Soihet, Gil Vicente, Maria Tereza Alves, dentre outros. O Auto da Compadecida é uma obra que combina religiosidade, regionalismo, cultura popular e características ibéricas. Representa uma peça teatral divertida, na qual, por meio de seus personagens, Suassuna desmascara as distintas classes da sociedade brasileira. Assim, a obra em questão, tece uma crítica à Igreja Católica, às injustiças e a corrupção implícita das autoridades religiosas. O Auto da Compadecida é constituído por personagens populares do Nordeste: membros da Igreja, cangaceiros, sertanejos, o coronel, o Padeiro e sua mulher, o Diabo, a Compadecida, Jesus Cristo, além da dupla cômica que protagoniza a trama: Chicó e João Grilo. Juntos, vivem uma história divertida na qual denunciam as mazelas da sociedade. No entanto, o ápice da comicidade, na obra Auto da Compadecida, reside no personagem João Grilo. Ele representa um sertanejo pitoresco, pois, articula a vida de todos os outros personagens, em busca da sobrevivência. Para conseguir viver em um mundo tão injusto, faz uso de seus bens mais preciosos: a esperteza e a astúcia. Desse modo, a dupla formada pelos personagens João Grilo e Chicó representa a revisão da sociedade brasileira realizada por Suassuna, via comédia.
- ItemCultura visual, diferenças e representações identitárias dos trabalhadores rurais do Tapuio (Jacobina – BA)(2017-07-07) Sampaio, Síria LimaEsta pesquisa se situa na concepção que as visualidades, a partir dos meios de comunicação de massa, assumiram na contemporaneidade e de que modo elas estão sendo mostradas. Teve como lócus da pesquisa a região do Tapuio, localizada na zona rural da cidade de Jacobina- Bahia. Os colaboradores desta pesquisa foram os trabalhadores rurais da referida localidade. Como questão norteadora, o estudo se propôs a investigar, por meio de oficinas, entrevistas narrativas e questionários visuais, de que forma estas visualidades representam a figura do trabalhador rural e de que maneira estes se representam diante destas visualidades. Os objetivos que alicerçaram este estudo, permearam em torno de identificar e descrever estas representações identitárias dos trabalhadores rurais que estão presentes nos elementos da cultura visual. A presente pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa, seguindo estudos fenomenológicos. Como pressupostos metodológicos, o trabalho adotou o método da pesquisa etnográfica, como escolhas fundamentadas. Do ponto de vista teórico, o referido trabalho se pauta na teoria da Cultura Visual, Representações Identitárias, Diversidade e o Espaço Rural, à luz dos autores, como: Sardelich, Hernández, Martins e Tourinho, Hall, Silva, Rios, Gomes, Freire, dentre outros. Todo material pedagógico, bem como os registros utilizados durante toda a oficina, resultaram em proposições pedagógicas para educadores do campo, intitulada “LIÇÕES DO CAMPO – Breves Proposições sobre Ensinar e Aprender com as vivências de trabalhadores rurais”. Tais proporções terão como finalidade, auxiliar os educadores do campo com o material didático a ser direcionado ao público da zona rural. De modo geral, este estudo contribuirá, não só com a comunidade do Tapuio, mas sim, com todas às comunidades rurais, ou mesmo outros espaços que almejarem trabalhar com tal temática, no sentido de considerar a relação entre os indivíduos e o contexto social e identitário, ponderando os limites das diversidades existentes, bem como oportunizar e desenvolver aprendizagens subjacentes às imagens.