Navegando por Autor "Santos, Ana Cristina de Mendonça"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSérie Extensão universitária & sociedade - Série PROEX - Vol.1 - Ecologia de saberes na universidade(2019-11) Lima, Adriana dos Santos Marmori; Santos, Ana Cristina de Mendonça; Sobreira, Gerusa Cruz.A obra “Ecologia de Saberes na Universidade ” inaugura a Série “Extensão Universitária & Sociedade ” proposta pela Pró-Reitoria de Extensão – PROEX/UNEB. O objetivo é possibilitar a abertura de um espaço para disseminação da produção extensionista da comunidade acadêmica das instituições públicas de ensino superior brasileiras. Prefaciada pelo Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos, o volume em seu conjunto traz o tema para o interior do debate teórico-conceitual, articulando-o aos eixos temáticos da extensão, aqui organizados em três seções (Tecnologia, Trabalho e Direitos Humanos; Cultura e Educação; Saúde e Meio Ambiente) que nos levará à reflexão sobre a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão no âmbito da academia, sobretudo no tocante à formação profissional e humana dos/graduandos/as e que acrescida da dinâmica extensionista busca uma conexão com as comunidades e organizações sociais populares, principalmente no contexto atual brasileiro onde emerge a necessidade de diálogo e visibilização dos saberes diversos, e, nesse movimento, a busca de estratégias coletivas para solução de problemas sociais históricos. É a primeira obra de uma Série que se propõe a potencializar a discussão sobre a importante relação estabelecida entre a universidade e a sociedade.
- ItemO uso do smartphone na sala de aula: tecnologias móveis no contexto do ensino médio de uma escola pública do território do sisal(2022-06-17) Lima, Manoel da Cruz; Torres, Mônica Moreira de Oliveira; Santos, Ana Cristina de Mendonça; Araújo, Helisângela Acris Borges de; Amorim, Ivonete Barreto deEsta dissertação teve como objeto de estudo as tecnologias móveis no contexto do ensino médio de uma escola pública do Território do Sisal, à medida que discutiu sobre as possibilidades do uso do smartphone na mediação pedagógica por professores das áreas de Ciências da Natureza e Matemática na terceira série do ensino médio no contexto supracitado. A pesquisa teve como geradora de reflexões a seguinte problemática: “Como o uso do smartphones na mediação pedagógica colabora para a aprendizagem nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática nas turmas da terceira série do ensino médio de uma escola pública de Valente (BA)?”. Diante da necessidade de resposta para esse questionamento, o objetivo geral desta pesquisa foi: compreender como o uso do smartphones na mediação pedagógica colabora para a aprendizagem nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática nas turmas da terceira série do ensino médio de uma escola pública de Valente (BA). E para viabilizar seu desenvolvimento traçamos os seguintes objetivos específicos, a saber: a) historicizar a importância da relação tecnologia e educação b) contextualizar o uso pedagógico da tecnologia digital móvel na educação; c)analisar concepções e usos das tecnologias móveis na sala de aula; d) implementar oficinas formativas com os professores sobre o uso pedagógico do smartphone; e) elaborar de forma coletiva s proposta de mediação pedagógica de uso smartphone nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática nas turmas da terceira série do ensino médio de uma escola pública de Valente. Assim sendo, a pesquisa se consistiu de caráter exploratório, cujo percurso metodológico foi de uma pesquisa qualitativa e que foi realizada em uma escola pública do município de Valente/BA, com a participação de quatro professores colaboradores. Os dispositivos de coleta de informações foram: questionário on-line; entrevista semiestruturada e oficinas pedagógicas. A análise e a interpretação das informações, construídas no processo de pesquisa, foram realizadas a partir da análise de conteúdo. Também foi aprovada pelo comitê de ética sob o número CEP - Autorização nº 4.551.677. Diante dessas questões, a pesquisa obteve como produto uma proposta de mediação pedagógica de uso do smartphone nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Com o estudo, inferimos ser possível utilizar o smartphone na mediação pedagógica como um artefato capaz de colaborar para a aprendizagem nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. As discussões e reflexões revelaram, ainda, ser imprescindível o papel do professor como agente mediador do processo de aprendizagem e que tenha formação voltada para a mediação tecnológica.