Navegando por Autor "Santos, Jaciete Barbosa dos"
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- ItemAcessibilidade para surdos em ambientes artísticos- culturais: um estudo culturais: um estudo de caso sobre a FLIPELÔ - 2021(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-02) Cazumbá, Irzyane dos Santos; Santos, Jaciete Barbosa dos; Farias, Sandra Regina Rosa; Bento, Nanci AraújoA participação das pessoas surdas nos espaços artístico-culturais é uma temática que emerge na contemporaneidade, mediante as inúmeras leis e decretos que asseguram os direitos de inclusão e acessibilidade a esse público. Contudo, vivenciando esse processo de ter o direito, mas não encontrar os ambientes com os profissionais Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais (TILS), para oferta dos serviços da acessibilidade linguística, encontram-se os surdos falantes da Libras, reivindicando os seus direitos de acesso às artes. Assim, a presente pesquisa objetiva analisar como acessibilidade em atividades artístico-culturais desenvolvidas na Festa Literária do Pelourinho (FLIPELÔ), edição 2021, contribuiu na formação das pessoas surdas. Para construção teórica, faz-se uso das obras literárias, tais como: Goldfeld (2002), Lopes (2007), Quadros (2004), Strobel (2008), Fernandes (2008), Skliar (1998), Quadros (1997), Perlin (2008). Algumas dissertações de mestrados e teses de doutorados que abordaram temas similares: Margarete (2015); Silva (2015); Alcantara (2021); entre outras.Para tanto foi utilizada a metodologia de abordagem qualitativa, através do Estudo de Caso, que sob a ótica de Yin (2004), que esclarece que se trata de uma investigação dentro do contexto de vida real e não há uma clareza dos fenômenos, e de Minayo (2012), que explica sua importância, pois acontece na vida individual e coletiva, dos sentidos e significados subjetivos aos seres. E a técnica de triangulação de dados (discursos) para análise de dados, os quais foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas. Para averiguação dos objetivos traçados, foram realizadas entrevistas com uma administradora desses espaços da FLIPELÔ, com três surdos falantes da Libras, membros ativos da comunidade surda soteropolitana, com experiência no uso dos variados espaços culturais formais e não formais e com três TILS que atuaram. As análises dos dados deram-se através dos cruzamentos das informações coletadas das entrevistas e subsídios teóricos para fundamentações das conclusões. Os resultados indicam que através das vivências com acessibilidade nos espaços artístico-culturais da FLIPELÔ, as pessoas surdas despertaram desejo de comporem esses espaços, seja com seus serviços fazendo parte da equipe organizadora da FLIPELÔ, seja como expositores das suas artes, para que também eles contribuam com a cultura da cidade de Salvador, da Bahia, do Brasil, do Mundo.
- ItemContação de histórias no atendimento educacional especializado: seguindo a estrada dos tijolos amarelos(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-03) Pita, Jaqueline Sousa Santos; Oliveira, Rosemary Lapa de; Santos, Jaciete Barbosa dos; Goulart, Ilsa do CarmoEsta pesquisa teve como objetivo compreender os sentidos que os sujeitos conferem à Contação de Histórias no Atendimento Educacional Especializado – AEE, nos anos finais do Ensino Fundamental, por meio de um olhar investigativo sobre os discursos e cenário deste estudo. A pesquisa se ampara nas contribuições de autores que trazem reflexões sobre educação inclusiva e contação de histórias, dentre os quais destacamos: Mantoan (2015), Sisto (2012), Diniz (2007, 2016), Mazzota (2011), Busatto (2020), Crochik (2011), Matos (2014). A investigação teve como proposta uma pesquisa de campo com inspiração etnográfica. As informações produzidas foram analisadas tendo como base a análise de discurso, a partir de Foucault (2005) e Orlandi (2006, 2020), voltado para a formação discursiva. Foi realizada em duas turmas de AEE que atendem alunos dos anos finais do ensino fundamental que fazem parte de uma Escola da Rede Municipal de Salvador, situada em um bairro periférico da cidade. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras do AEE– sendo que uma das professoras é também a pesquisadora. Contamos também com seis estudantes com idades entre 11 e 15 anos, com relatório médico e/ou diagnóstico de Deficiência Intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista que frequentam a SRM e aulas regulares do ensino básico. A pesquisa evidenciou que contar histórias no AEE propicia um momento da rotina que, com objetivos e significados amplia a oportunidade dos sujeitos desenvolverem habilidades importantes em seu processo de constituição de indivíduo social, através de sua potência lúdica, e abrange inúmeros aspectos que potencializam o desenvolvimento dessas habilidades.
- ItemPreconceito e Inclusão Trajetórias de Estudantes com Deficiência na Universidade(2013-03-27) Santos, Jaciete Barbosa dosEssa pesquisa traz como objeto de estudo a relação entre preconceito e inclusão na formação de estudantes com deficiência no contexto universitário. As questões que permeiam a problemática da investigação são: Como tem se constituído as trajetórias de estudantes com deficiência incluídos na universidade? Em que medida estes estudantes são vitimados pelo preconceito? Quais as estratégias de enfrentamento utilizadas diante do preconceito? Como percebem a inclusão educacional na formação universitária? O objetivo principal da pesquisa foi analisar trajetórias de universitários com deficiência para identificar possíveis marcas de preconceito, traduzidas pela discriminação social que predispõe os indivíduos a segregação e/ou marginalização no Ensino Superior. O espaço da universidade foi privilegiado como campo de investigação em função do seu papel na sociedade para sustentar e/ou confrontar pensamentos instituídos culturalmente. A pesquisa se fundamenta na Teoria Crítica da Sociedade, mais especificamente em obras e textos de Theodor W. Adorno, Walter Benjamin e Max Horkheimer que favorecem tecer articulações, por dentro da crítica do conhecimento, com conceitos de inclusão, exclusão, preconceito, experiência, diferença/deficiência, diversidade, universidade e formação. Quanto à abordagem metodológica, trata-se de uma investigação empírica, de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso que descreve e analisa as trajetórias de seis estudantes com deficiência de uma universidade pública de Salvador (BA). Os instrumentos de coleta foram um roteiro de entrevista semiestruturada para estudantes com deficiência, um formulário de caracterização da instituição e registro fotográfico com imagens retratadas a partir da percepção dos entrevistados acerca dos elementos que favorecem e/ou desfavorecem a inclusão educacional na universidade. Foi possível verificar intensas manifestações de preconceito determinadas por processos internos e externos à universidade que produzem condições desfavoráveis à formação de qualquer estudante, com ou sem deficiência. Embora tenham sido observadas algumas ações pontuais de docentes, gestores, colegas e funcionários direcionadas à inclusão educacional na universidade, os resultados da pesquisa apontaram invisibilidade institucional em relação às pessoas com deficiência, evidenciada tanto na ausência de serviços e/ou suporte de acessibilidade quanto na presença de barreiras atitudinais, principalmente de preconceito nas relações interpessoais em sala de aula. A pesquisa revelou que, apesar dos indivíduos produzirem discursos de defesa à inclusão educacional, a formação universitária parece incapaz de fomentar práticas de acolhimento à diversidade humana, sobretudo a manifestada pela condição de deficiência, possível de se contrapor ao preconceito.