Navegando por Autor "Santos, Lucas da Silva"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDor lombar em adultos e as implicações do exercício físico: uma revisão sistemática(2015-04-10) Leite, Andréia Aparecida Andrade de Santana; Santos, Lucas da Silva; Araújo, Maieli de Oliveira; Cavalcante Neto, Jorge LopesIntrodução: Dor lombar ou lombalgia é uma patologia descrita como uma atrofia da musculatura da região transversal da coluna lombar. Indivíduos com quadros de lombalgia são afetados socialmente, sobretudo pela diminuição da capacidade funcional nas tarefas diárias. Dessa forma, o exercício surge como importante aliado para a melhoria da dor lombar. Contudo, parece não haver um consenso na literatura acerca das implicações do exercício em pessoas com dor lombar. Objetivo: Analisar, por meio de revisão sistemática, as implicações da dor lombar, verificando a importância dos exercícios físicos e os possíveis benefícios advindos de suas práticas regulares. Métodos: Tratou-se de uma revisão sistemática realizada no Scielo, Lilacs e Periódicos CAPES, com os descritores: Lombalgia, Incidência, Adultos. A busca inicial permitiu encontrar 896 artigos, restando 12 na análise final. Resultados: Observou-se que os fatores desencadeantes da dor lombar são multifatoriais, já que os pesquisadores têm encontrado diferentes respostas para o problema. Conclusão: Devido às inconstâncias nas pesquisas, boa parte dos pesquisadores busca, por meio dos programas de reabilitação e/ou exercícios físicos, possíveis tratamentos para pacientes com lombalgia, tentando promover a qualidade de vida das pessoas afetadas.
- ItemEFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA(2017-07-03) Souza, Gildison Alves de; Costa, Laura Emmanuela Lima; Santos, Lucas da Silva; Silva, Lucas Lopes da; Oliveira, Vera Lucia Pedreira SantosO objetivo desse estudo é identificar os efeitos do exercício físico sobre a hipertensão arterial sistêmica em adultos. Estudos realizados no Brasil apontam que grande parcela da população não atinge as recomendações atuais quanto à prática de atividades físicas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o sedentarismo seja a responsável, anualmente no mundo, por 1,9 milhões de mortes. Utilizamos como método a revisão sistemática, realizada nas bases de dados indexadas Lilacs, Scielo. Na busca inicial foi possível encontrar 984 artigos, restando 14 artigos na análise final. Com base nos dados encontrados pudemos perceber que um estilo de vida sedentário e maus hábitos alimentares contribuem para o desenvolvimento da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).
- ItemA monitoria de ensino como contribuição na formação de professores de Educação Física(2016-04-10) Santos, Lucas da Silva; Ramos, Michael Daian PachecoO presente trabalho caracteriza-se como um relato de experiência concretizado na monitoria de ensino da disciplina Aspectos Históricos da Educação Física, componente do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia, Campus IV. Nesse sentido, buscamos discutir o papel da monitoria na formação de professores. O processo de monitoria foi desenvolvido durante o período de quatro meses (março a junho de 2014) onde realizamos as seguintes atividades: 1) planejamento da disciplina; 2) auxílio no desenvolvimento das atividades em sala de aula; 3) realização de pesquisas, textos, vídeos; 4) acompanhamento e supervisão nas atividades práticas e 5) construção de relatório sobre as experiências desenvolvidas. Compreendemos que a monitoria de ensino é fundamental no processo de formação de professores, pois: a) constitui-se como uma atividade inserida na tríade que sustenta a Universidade a saber: ensino, pesquisa e extensão; b) proporciona maior interação entre o corpo docente e discente; c) estabelece uma melhor relação entre a teoria e a prática na formação do futuro profissional e d) contribui no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. Portanto, temos acordo com autores (SOUZA e SOUZA, 2012; BANDEIRA, 2006) que a experiência na monitoria de ensino possibilitou uma maior compreensão acerca das práticas pedagógicas, dos próprios desafios impostos a docência e da compreensão de possibilidades educativas. Dessa forma a monitoria de ensino reafirma sua importância no percurso formativo e na ampliação do conhecimento, se concretizando como uma valiosíssima oportunidade dentro da graduação.
- ItemO Pibid nas aulas de Educação Física e o ensino do atletismo(2015-09-06) Santos, Lucas da Silva; Miranda Filho, Vamberto Ferreira FerreiraO presente trabalho traz o relato sobre a experiência concretizada no PIBID de Educação Física (UNEB campus IV/Jacobina-Ba), através do conteúdo Atletismo. Sendo assim utilizamos os estudos e considerações de Gasparin (2007), Soares (2001) e Saviani (2003), fazendo-se presente nesse trabalho. Promover um maior contato dos alunos com o conteúdo atletismo e assim possibilitar desenvolver a coordenação motora e suas habilidades cognitivas. Oportunizar aos alunos a vivência de novos conteúdos ligados a cultura corporal através das aulas de Educação Física. A partir das leituras e discussões de textos realizadas no Grupo do PIBID, deu início a construção desse trabalho visto que, possibilitou a maior compreensão do ensino e a transmissão dos conteúdos. Os estudos de fontes como Gasparin, Soares e Saviani, fortaleceram e, contribuíram com o embasamento teórico às intervenções na escola. Primeiramente foi feito um diagnóstico da turma sobre os conhecimentos acerca do atletismo, em seguida veio a introdução da história e os fundamentos básicos e a posteriori o desenvolvimento das atividades práticas, por meio de jogos e brincadeiras. Após a escolha do conteúdo, o planejamento das aulas incentivou os alunos a confecção de materiais pedagógicos alternativos, sendo que o primeiro passo nesse caminho foi diagnosticar o nível de conhecimento que possuíam, a partir disso foi introduzido a história do atletismo. Destarte que ao decorrer do trabalho desenvolvido no ambiente escolar ficou evidente a importância em desenvolver e inserir novas propostas que amplie o leque de conhecimentos dos alunos, além de experiências marcantes que venham a contribuir e (re) significar o processo de ensino e aprendizado ao passo que se desenvolve social, cognitivo e intelectualmente. Conclui-se que ao longo das atividades desenvolvidas no subprojeto do PIBID na escola os alunos puderam experimentar através das atividades novas experiências, acrescentando ainda mais no seu desenvolvimento intelectual, cognitivo, motor e social, destaca-se a necessidade de enriquecimento das aulas de Educação Física e a abertura às novas e importantes experiências, portanto os objetivos foram alcançados (re) significando ainda mais a formação como professor de Educação Física.
- ItemPrevalência de obesidade em adultos e os níveis de atividade física: uma revisão sistemática(2015-12-15) Araújo, Douglas Borges e Silva de; Lima, Sidnei Luiz Reis de; Santos, Lucas da Silva; Santos, Luiz Carlos Vieira; Silva, Lucas Lopes daVerificar qual a prevalência de obesidade em adultos e os níveis de atividade física. Realizou-se estudo de artigos de revisão sistemática, a partir de buscas realizadas nas bases de dados do Scielo e Periódicos CAPES entre os dias 15 de abril e 26 de maio de 2015, por meio dos descritores: Prevalência, Obesidade, Atividade Física. Nesse estudo, adotou-se como critérios de inclusão: artigos nacionais publicados de 2005 a 2015, textos completos e disponíveis gratuitamente. Mediante a pesquisa permitiu encontrar. Os instrumentos de pesquisa foram similares entre os estudos, já que a avaliação antropométrica esteve presente em todos os artigos. Todos utilizaram o calculo do índice de massa corporal (IMC), sendo que alguns acrescentaram dobra cutânea subescapular e o outros utilizou-se do questionário sociodemográfico. O fator socioeconômico pode determinar ou não o excesso de peso nessa população, estudos apontam o aumento desordenado de obesos sedentários não praticantes de atividade física. Devido os fatores e à preocupação da Organização Mundial da Saúde (WHO) com relação ao aumento do índice da obesidade em adultos, podemos perceber que há um numero baixo de artigos de pesquisa de campo, publicados no Brasil nos últimos 5 anos disponíveis nas bases de dados selecionadas. Dos artigos encontrados, constatou-se que 7 concentraram seus estudos na região sul do país, e 3 na região nordeste. Por fim percebe-se a importância do profissional de educação física intervindo no sedentarismo e obesidade.
- ItemQuem é o indivíduo que malha?: um estudo sobre o perfil de usuários de uma academia de ginástica na cidade de Jacobina-BA(2016-04-08) Santos, Lucas da Silva; Ramos, Michael Daian PachecoO presente trabalho é fruto de um semestre de observação supervisionada, realizada na disciplina estágio de observação não-formal, componente do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IV, Jacobina-BA. Desenvolver uma reflexão sobre o perfil de usuários das academias de ginástica. Construímos um questionário semiestruturado com o objetivo de obter dados e/ou elementos importantes nessa pesquisa. O proprietário e os alunos foram consultados e esclarecidos sobre as finalidades da pesquisa e os mesmos autorizaram a aplicação do instrumento. A aplicação aconteceu nos dias 13 e 20 de outubro de 2015, responderam ao instrumento de pesquisa cerca de dez alunos (N=10) que frequentam o espaço. A tabulação dos dados foi realizada no programa Microsoft EXCEL®, pacote Office versão 2010 a média de idade entre os participantes foi de 26,90, com desvio padrão (±14,87). No período vespertino, (60%) do público são de jovens, em seguida os adultos com (30%) e por fim o público idoso um total de (10%). Do número total de entrevistados (N=10), 60% são do sexo feminino e os outros 40% são do sexo masculino. Sobre as atividades realizadas, 80% praticavam apenas musculação e 20% praticavam musculação juntamente a outras atividades como, zumba, jump, aeroboxe, crosfit, pilates e corrida. Discussão: Segundo Rojas (2003) a aderência ligeiramente superior entre os mais jovens (36,1%, n=22), comparando aos mais velhos (33,3%, n=6), entre 30 e 45 anos. Nos estudos de Milagres et al. (2009), 94% dos indivíduos praticavam musculação e 20% ginástica localizada. Observou que nesse estudo os principais motivos para aderência na academia de ginastica foram a saúde, hipertrofia muscular, a perda de peso, o condicionamento físico, a estética e os fatores socioeconômicos.
- ItemO sucesso e o abandono no esporte de alto rendimento: uma revisão sistemática.(2015-03-22) Santos, Lucas da Silva; Lima, Sidnei Luiz Reis de; Cavalcante Neto, Jorge LopesA psicologia vem ganhando espaço e atuando significativamente dentro do esporte, visto que passou a investigar os fatores psicológicos que afetam diretamente o rendimento e o desempenho dos atletas. O término da carreira passou a ser investigação da psicologia do esporte visto que se refere ao momento de transição na vida dos atletas, acompanhado por mudanças psicológicas e sociais. O objetivo do artigo foi analisar através de revisão sistemática as implicações do término da carreira esportiva, e as estratégias adotadas por clubes e dirigentes esportivos para preparação dos atletas. Foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados do Scielo, Lilacs, PubMed e Periódicos CAPES, com os descritores: Ascensão, Abandono e Esporte de Rendimento. Incluíram-se artigos nacionais publicados de 2004 à 2014, pesquisas de campo envolvendo seres humanos e textos completos e disponíveis gratuitamente. A busca inicial permitiu encontrar 1309 artigos, restando 15 artigos na análise final. O término da carreira esportiva resulta da combinação de fatores individuais e influências sociais, não há uma preparação para esta nova fase da vida, negligência dos clubes, treinadores e membros da família, impactando diretamente nesse momento. As características da transição incluem: duração, mudanças de posição social, grau de estresse e desafios enfrentados. Destarte, a reconstrução da identidade e a reformulação da auto-estima, podem ser conquistados por outras atividades fora do meio esportivo, sendo ferramentas essenciais nesse processo. Muitos desportistas ao abandonarem a carreira esportiva desenvolvem enfermidades, afetando diretamente sua qualidade de vida, a saudade do esporte e do reconhecimento social afligem-nos pós-encerramento. Os Programas de Aposentadoria devem priorizar a formação de uma base sólida educacional, que capacite-os a fazer escolhas profissionais. As estratégias adotadas pelos programas vão desde o coping, suporte social, plano de orientação vocacional e assistência psicológica. O programa australiano Athlete Career and Education (ACE), em funcionamento desde 1995, tem sido considerado um modelo para programas de outros países, já que busca promover o equilíbrio entre as exigências da carreira esportiva e, ao mesmo tempo, desenvolver outras habilidades profissionais. Observou-se que o término da carreira esportiva é um tema pouco conhecido no Brasil além, da falta de estrutura dos clubes e a preparação de técnicos e dirigentes esportivos para lidar com esse aspecto. Devido o número de atletas que enfrentam situações difíceis no momento de transição da carreira esportiva, boa parte dos países criaram programas de aposentadoria como estratégias de suporte aos atletas.
- ItemVamos sair do tradicional - o PIBID Educação Física e o ensino do Parkour(2016-10-19) Santos, Lucas da Silva; Oliveira, Maria Gonçalves deO presente trabalho é fruto de experiências realizadas no PIBID de Educação Física na Escola Estadual Frei José da Encarnação com o ensino do Parkour no 9º ano do ensino fundamental. A Educação Física acentua-se pela expressividade no contexto escolar, promovendo transformação e propiciação de ricas experiências. O Parkour foi criado em 1980 na França por David Belle. Sendo considerado uma atividade física e emocional utiliza-se apenas do corpo para superar obstáculos. O referencial teórico utilizado nesse trabalho parte das concepções de Gasparin (2007), Soares (2001) e Saviani (2003). Oportunizar aos alunos a vivência de novos conteúdos ligados a cultura corporal. A organização do trabalho pedagógico aconteceu na (AC) Atividade Complementar, reunião de planejamento das atividades do PIBID para as aulas de educação física com a turma do 9º ano do ensino fundamental. A escolha do conteúdo partiu das considerações de Soares ou seja, a “valorização da cultura corporal” no âmbito escolar. Nesse sentido as aulas aconteceram mediante a proposta de Savianni e a sistematização realizada por Gasparin, “prática social inicial”, “problematização”, “instrumentalização”, “catarse” e “prática social final”. Destarte que as aulas de Educação Física tornam-se importantes no cotidiano da escola. Sendo assim, a partir dos desafios encontrados no seu processo de formação, o professor deve buscar inserir novos conteúdos e (re) significar sua prática no cotidiano da escola. Salienta-se que o objetivo foi alcançado neste trabalho.