Navegando por Autor "Silva, André Luiz Souza da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCaminhos percorridos e trilhas futuras: ações do grupo gestor e propostas de aperfeiçoamento referente ao repositório institucional – Saber Aberto(2018-03-08) Araujo, Vagner José Magarão de; Silva, André Luiz Souza da; Melo, Bianca Amaro de; Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia; Pimenta, Lídia BoaventuraEste trabalho visa propor estratégias de melhorias e aperfeiçoamento ao Repositório Institucional da UNEB - SaberAberto para os próximos 4 anos (2018-2021). Foram utilizadas na fundamentação teórica abordagens que versam sobre temáticas como a comunicação científica, o movimento de acesso aberto e sobre os repositórios institucionais. O processo metodológico empregado na pesquisa é de natureza aplicada e tem como método de abordagem a pesquisa ação, estando em consonância com os conceitos e pensamentos estabelecidos por Elliot (1997). Durante o desenvolvimento do estudo foram realizadas análises de dados coletados por meio de questionários abertos aplicados a cinco gestores de repositórios de universidades públicas brasileiras, sendo um em cada região do país, com perguntas divididas em categorias e subcategorias. Foram descritas as atividades promovidas pelo Grupo Gestor responsável pelo gerenciamento e coordenação do SaberAberto, como a elaboração da política de uso, a contratação do serviço Handle System, a estruturação da arquitetura da informação no repositório, o lançamento do sistema e o treinamento dos validadores das coleções. No decorrer da investigação foram realizadas visitas técnicas divididas em 03 Eixos temáticos distintos: Promoção e divulgação interna; Compartilhamento de implementação e desenvolvimento de RI e Participação em Redes de RI. Por fim, foi desenvolvido o planejamento estratégico do SaberAberto para os próximos 4 anos baseado no método Balanced Scorecard, para a sua elaboração foram coletados dados no que se refere ao quantitativo de documentos retrospectivos existentes na biblioteca, o número de alunos de Pós-Graduação titulados e a produção docente (bibliográfica, técnica e artística) entre os anos de 2013 à 2016, com base nesses mesmos dados foi criado um quadro com prospecções de amplificação e crescimento do SaberAberto através de perspectivas e ações a serem desenvolvidas.
- ItemCittà e Kimera: trajetórias do desenvolvimento de jogos digitais educacionais(2019-08) Hetkowski, Tânia Maria; Müller, Daniel Nehme; Silva, André Luiz Souza daA educação neste novo milênio apresenta os desafios da forte correnteza da tecnologia digital frente aos métodos tradicionais e estacionários de ensino. Saber ler este movimento de transição é crucial para a compreensão do nosso momento enquanto civilização que escala em direção a uma planície mais elevada de consciência e conhecimento. A cultura digital derruba os muros do conhecimento fragmentado e altamente especializado, exigindo uma visão multidisciplinar. Nesta obra buscamos compartilhar com o leitor nossas experiências de cinco anos de pesquisa científica acadêmica construída nas salas de aula do Rio Grande do Sul e da Bahia. Trazemos como bagagem o conhecimento do desenvolvimento dos jogos digitais educacionais e dos métodos de estímulo à imaginação, ao simulacro e à autonomia do cidadão em construção.