Navegando por Autor "Silva, Lílian Matos da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPlano de atividades destinado ao ensino médio(2021-07-27) Silva, Lílian Matos da; Sales, Kathia Marise BorgesO cenário mundial contemporâneo nos apresenta um contexto de profundas transformações sociais, em destaque as céleres mudanças decorrentes da imersão no mundo digital e a sua repercussão nas diversas instâncias da sociedade. Sublinha-se, nesse estudo, a escola e a produção do conhecimento, considerando os percursos dinâmicos vivenciados pelos(as) educandos(as), dialogando sobre os aspectos que compõem a vida em comunidade, perpassando pelo desafio de promover interlocuções que sejam significativas aos sujeitos do processo e que legitimem as suas falas e os seus olhares. Nesse sentido, o presente trabalho aprofunda este diálogo situando epistemologicamente os conceitos de Tecnologia, Práxis Pedagógica Problematizadora e Leitura de Mundo, associando-os no âmbito educacional às práticas de planejamento e ao uso pedagógico da fotografia. Tem como objetivo, analisar as potencialidades do uso da fotografia enquanto elemento dialógico para a leitura de mundo, na promoção de uma práxis pedagógica problematizadora, sistematizando colaborativamente com docentes um plano de atividades para o ensino médio no Colégio Estadual Góes Calmon. No que se refere aos aspectos metodológicos, esse ato investigativo caracteriza-se como uma Pesquisa Aplicada sob a inspiração da Pesquisa Participante, para a projeção e o desenvolvimento de desdobramentos a partir da participação ativa dos(as) atores/atrizes do fazer investigativo. Ao longo do processo, viabiliza-se construções por meio digital a partir de momentos síncronos e assíncronos, sob o viés da reciprocidade da construção coletiva de um plano de atividades, desdobrando-se, a partir dessa ação, uma metodologia de elaboração colaborativa de planejamento pedagógico em modo remoto. Frente ao desenvolvimento da pesquisa, o processo de imersão revelou que a elaboração coletiva do plano de atividades pôde abarcar as potencialidades da fotografia para a promoção de uma práxis pedagógica problematizadora em espaço escolar, bem como ampliou os olhares dos(as) docentes em relação à importância do ato de planejar, das estratégias didáticas utilizadas, da otimização do processo de ensino e aprendizagem, da validação dos conhecimentos prévios dos(as) alunos(as) e da problematização para formação de indivíduos argumentativos e protagonistas das suas vidas em coletividade.