Navegando por Autor "Silva, Obdália Santana Ferraz"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemHipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-25) Ferreira, João Luiz Pereira da Costa; Silva, Obdália Santana Ferraz; Bottentuit Júnior , João Batista; Anicieto, Úrsula Cunha; Cruz , Letícia Telles daEsta pesquisa tem como objeto de estudo o uso do hipervídeo para a aprendizagem da Língua Inglesa, por parte de estudantes de escola pública, a partir da relação entre as tecnologias digitais e os multiletramentos. A questão central desta pesquisa é: Como o hipervídeo pode potencializar a aprendizagem da Língua Inglesa para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, a partir dos multiletramentos? O objetivo geral é compreender como o uso do hipervídeo, ou vídeo interativo, como tecnologia digital, pode contribuir para a aprendizagem da Língua Inglesa, em uma escola pública estadual, sob a perspectiva dos multiletramentos. As atividades com vídeo foram realizadas, neste estudo, por meio do Edpuzzle, uma plataforma digital gratuita que consegue transformar o ato de assistir a vídeos, na Internet, em um evento ativo de reflexão e discussão, e que pode se constituir como uma metodologia da sala de aula invertida. Tendo a pedagogia crítico-libertadora de Paulo Freire como norteadora, esta investigação constitui uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, que se orienta, metodologicamente, pelos procedimentos da pesquisa-ação. Os dispositivos para construção das informações foram: a observação participante, o diário de campo, a roda de conversa e o questionário. Os participantes da pesquisa foram 30 estudantes do 8º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, tendo como espaço de investigação o Colégio Estadual Edith Machado Boaventura, localizado em um bairro periférico da cidade de Feira de Santana - BA. A análise e a interpretação das informações, realizadas a partir da Análise de Conteúdo, nos levaram a concluir que os elementos interativos e os recursos multimodais dos hipervídeos, na plataforma do Edpuzzle, podem promover uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa, pelos estudantes da escola pública. Após analisar a plataforma Edpuzzle e suas funcionalidades, foram propostas algumas estratégias para superar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Ademais, esta pesquisa permitiu compreender como o uso do hipervídeo pode promover, em sala de aula de Língua Inglesa, ações fundamentadas pela pedagogia dos multiletramentos. Embora esta pesquisa tenha sido realizada no âmbito das aulas de Língua Inglesa, as discussões e reflexões se estendem a professores de outras áreas do conhecimento, que também estão imersos no contexto de uso das tecnologias digitais na educação.