Navegando por Autor "Soares, Mirelly Nascimento"
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- ItemCartilha didática: instrumento auxiliar na educação em saúde frente as enteroparasitoses(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2024-12-17) Soares, Mirelly Nascimento; Nunes, Erika dos Santos; da Costa, Josaline Chaves; Vitória, Nadja SantosAs parasitoses intestinais, classificadas como doenças tropicais negligenciadas, afetam milhões de pessoas, sobretudo crianças em idade escolar, devido à sua maior vulnerabilidade imunológica e hábitos de higiene deficitários. Esses parasitos causam impactos significativos, como distúrbios gastrointestinais, atraso no desenvolvimento físico e cognitivo e, em casos graves, levar ao óbito. Desse modo, o objetivo deste estudo foi elaborar uma cartilha paradidática acerca das medidas profiláticas das doenças transmitidas por parasitos intestinais. Para tanto, realizou-se um levantamento sobre os principais enteroparasitos que acometem a população infantil para integrar o material. O conteúdo foi elaborado com linguagem adequada ao público-alvo e com ilustrações autorais. Como produto, foi produzida a cartilha “Conhecendo as parasitoses intestinais: uma viagem pelo microuniverso”, com 52 páginas, organizadas em cinco capítulos: I) Giardíase, II) Amebíase, III) Ascaridíase, IV) Teníase/cisticercose e V) Ancilostomíase. Cada um contém informações sobre o ciclo biológico, a transmissão, as profilaxias e as curiosidades de seus respectivos agentes etiológicos. Ademais, há três jogos ao final do material: I) Cruzadinha, “Xô, verme!”; II) Jogo dos sete erros; III) Onde está o parasito? a fim de auxiliar na fixação do conteúdo. O material também passou por um processo de avaliação por doutores e especialistas, os quais propuseram adequações no conteúdo. Ademais, a combinação de elementos lúdicos e didáticos na cartilha, aliada a uma comunicação adaptada ao público escolar, posiciona o material como uma ferramenta paradidática eficaz para aulas de ciências e atividades interdisciplinares, cujo objetivo é promover a assimilação e disseminação de medidas profiláticas entre os alunos, com reflexos positivos também em suas comunidades.