Navegando por Autor "Soares, Sandra Regina"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemProblematização e produção criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade. Série Práxis e Docência Universitária, Vol. 4(2015-07) Soares, Sandra Regina; Martins, Édiva de Souza; Miranda, Dayse Lago deA obra Problematização e Produção Criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade integra a Série Práxis e Docência Universitária que tem como objetivo contribuir para o aprofundamento da compreensão sobre a complexidade da docência universitária e para sua formação no âmbito pedagógico, mediante a divulgação de relatos reflexivos e fundamentados de práticas educativas inovadoras. Apresenta artigos que analisam, teórica e praticamente, experiências inovadoras no Ensino Superior, em áreas diversas. Tais práticas buscam superar as deficiências causadas pela fragmentação do conhecimento assimilado de forma passiva pelos estudantes através de métodos tradicionais de ensino. São experiências caracterizadas por uma abordagem em que estudantes assumem uma postura ativa, sendo protagonistas de sua própria aprendizagem, a partir de metodologias construtivistas. São, portanto, práticas que têm como ponto de partida a problematização e como destaque a produção, com a potencialidade de desenvolver a crítica; a argumentação; a pesquisa; a análise; a produção individual e coletiva e a criação, favorecendo a construção da autonomia e da iniciativa, elementos essenciais para a formação de futuros profissionais capazes de lidar com a incerteza e a complexidade. Configuram-se como leitura inspiradora para todos os docentes universitários.
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária - Vol 3 - Protagonismo do Estudante e Intersubjetividade no Ensino Superior(2014) Soares, Sandra Regina; Silva, Neilton da; Beraldo, Fátima Regina Cerqueira LeiteA obra intitulada “Protagonismo do Estudante e intersubjetividade do Ensino Superior”, traz no seu bojo relatos de experiências pedagógicas inovadoras desenvolvidas nesse nível de ensino, vistas sobre distintos olhares e perspectivas, nacional e internacional, que valem à pena serem lidas, seja para conhecer os investimentos dos autores, seja para refletir ou confrontar essas práticas com a sua própria, com vistas ao desenvolvimento profissional docente. Todas essas experiências apostam no protagonismo dos discentes e na valorização da pessoa do estudante como caminhos profícuos às construção da autonomia e da identidade profissional. Apresentam um leque de possibilidades que podem instigar outras docentes universitários a, na companhia dos estudantes, desenvolverem o protagonismo e a intersubjetividade, aspectos imprescindíveis para o desempenho de profissionais exigidos pelo contexto social laborativo na contemporaneidade.
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária - Vol 1 - Ensino e Aprendizagem: Análise de Práticas(2012-07) Soares, Sandra Regina; Borba, Valquíria C. M.A Série Práxis e Docência Universitária, fruto da parceria entre a Pró-reitoria de Ensino e Graduação da Universidade do Estado da Bahia e do Grupo de Pesquisa Docência Universitária e Formação de Professores (DUFOP), inscrito no CNPQ e vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade dessa universidade, que tem como objetivo contribuir para a compreensão sobre a complexidade dessa docência, traz no Volume 1 um conjunto de narrativas de experiências educativas inovadoras no ensino superior. Os textos apresentados revelam a disposição de seus autores de assumir o risco de experimentar possibilidades diversas de melhorar a qualidade do ensino superior. Dessa forma, investem no seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional, estimulam que outros professores assumam a investigação de suas práticas e contribuam para a tessitura de redes de trocas e de ações colaborativas entre docentes desse nível de ensino.
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária - Vol 2 - Ensino e Aprendizagem: Análise de Práticas(2013-08) Soares, Sandra Regina; Soares, Ilma Fernandes; Barreiro, Mariana SoledadeO livro Ensino para Autonomia: inovando a formação profissional, que consiste no volume II da Série Práxis e Docência Universitária, tem como objetivo divulgar práticas pedagógicas inovadoras no ensino superior. Apresenta oito artigos fundamentados, de experiências desenvolvidas em diferentes campos, no contexto da graduação e pós-graduação, escritos por autores nacionais e de outros países. Os referidos trabalhos buscam romper com a heteronomia e afirmam o protagonismo consciente dos estudantes mediante práticas pedagógicas como: ensino com pesquisa, leitura crítica do texto e do contexto, avaliação emancipadora, estudo de caso, todas voltadas para o desenvolvimento de competências cognitivas e profissionais complexas e da autonomia do estudante, que podem servir de referência para os docentes que se dispõem a abrir novas veredas no processo de ensino-aprendizagem
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária - Vol 4 - Problematização e produção criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade(2015-07) Soares, Sandra Regina; Martins, Édiva de Sousa; Miranda, Dayse Lago deA obra Problematização e Produção Criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade integra a Série Práxis e Docência Universitária que tem como objetivo contribuir para o aprofundamento da compreensão sobre a complexidade da docência universitária e para sua formação no âmbito pedagógico, mediante a divulgação de relatos reflexivos e fundamentados de práticas educativas inovadoras. Apresenta artigos que analisam, teórica e praticamente, experiências inovadoras no Ensino Superior, em áreas diversas. Tais práticas buscam superar as deficiências causadas pela fragmentação do conhecimento assimilado de forma passiva pelos estudantes através de métodos tradicionais de ensino. São experiências caracterizadas por uma abordagem em que estudantes assumem uma postura ativa, sendo protagonistas de sua própria aprendizagem, a partir de metodologias construtivistas. São, portanto, práticas que têm como ponto de partida a problematização e como destaque a produção, com a potencialidade de desenvolver a crítica; a rgumentação; a pesquisa; a análise; a produção individual e coletiva e a criação, favorecendo a construção da autonomia e da iniciativa, elementos essenciais para a formação de futuros profissionais capazes de lidar com a incerteza e a complexidade. Configuram-se como leitura inspiradora para todos os docentes universitários.
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária - Vol 5 - Experiência educativa na universidade: desafio para a formação de profissionais éticos e autônomos(2016-11) Soares, Sandra Regina; Garrido, Edleusa Nery; Correia, Silvia Luiza AlmeidaO livro EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA UNIVERSIDADE: desafio para a formação de profissionais éticos e autônomos, Volume 5 da Série Práxis e Docência Universitária, reúne textos inéditos, de autores de origem nacional e internacional, sobre práticas pedagógicas inovadoras na universidade que, portanto, investem no protagonismo discente, na aprendizagem construtiva e significativa dos estudantes. A despeito da diversidade dos campos profissionais nos quais estas práticas foram desenvolvidas, Pedagogia, Letras, Pedagogia, Artes Plásticas, Dança, Administração, Biomedicina, existe uma forte ligação entre elas, qual seja a adoção da experiência educativa como fio condutor do processo de ensino-aprendizagem. Assim, essas práticas não foram concebidas para, apenas, ampliar o grau de conhecimento dos estudantes, mas sim para afetá-los, despertar-lhes sentimentos e possibilitar seu compartilhamento, provocá-los a pensar, a se questionar, a rever suas crenças, representações, atitudes e valores e, dessa forma, contribuir para a formação de profissionais verdadeiramente autônomos e éticos. São experiências inspiradoras para os docentes universitários de qualquer área, que em tempos de crise (da ciência positivista, de valores éticos e morais, das práticas profissionais etc.) acreditam que a universidade deve assumir um papel, para além da produção e transmissão de conhecimentos, de formação de pessoas, cidadãos e profissionais competentes técnica, estética, ética e politicamente.
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária - Vol 6 - Desenvolvendo competências na universidade: perspectivas e práticas inovadoras na formação de profissionais(2017-08) Soares, Sandra Regina; Fornari, Liege Sitja; Machado, Álvaro LimaO livro DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NA UNIVERSIDADE: perspectivas e práticas inovadoras na formação de profissionais, sexto volume da Série Práxis e Docência Universitária, oferece aos leitores um conjunto de textos que abordam a formação de profissionais na perspectiva do desenvolvimento de competências complexas, da autonomia e do protagonismo dos futuros profissionais - perspectiva que se contrapõe ao sentido instrumental do conceito de competência próprio da lógica neoliberal e conservadora. As transformações contemporâneas no mundo do trabalho engendram novas contradições, assim, ao exigir que os trabalhadores realizem cadeias mais amplas de atividades, para as quais precisam possuir habilidades e determinadas competências que interessam ao capital, dialeticamente abrem a possibilidade de críticas e transformações a essa lógica restrita e desafiam os profissionais a construírem competências complexas de diversas naturezas. As práticas pedagógicas de avaliação, ensino com pesquisa, interdisciplinaridade, pedagogia de projetos, simulação e narrativas autobiográficas compõem o mosaico de experiências concretas de docência implicada e de aprendizagens significativas dos estudantes e dos docentes, que reforçam a importância de romper com a dicotomia teoria/prática nas aulas universitárias. Nesse sentido, as narrativas, aqui reunidas, de docentes que vivenciaram o desafio de conduzir aulas universitárias inovadoras, podem se constituir como fontes de conhecimento e inspiração no campo da pedagogia universitária.
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária - Vol 7 - Relação teoria e prática dimensões e desafios para a formação de profissionais(2019-11) Soares, Sandra Regina; Miranda, Dayse Lago de; Barreiro, Mariana SoledadeEsta obra reúne textos que apresentam relatos analíticos de práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas pelos autores, cujo fio condutor foi a relação teoria e prática numa perspectiva dialética, problematizadora, distanciando-se do modelo tradicional de ensino no qual a teoria é supervalorizada, o aprendizado do conhecimento prático é subordinado ao aprendizado do conhecimento teórico e a prática é meramente um espaço de aplicação das teorias e técnicas produzidas por cientistas. Na contramão desse modelo, as experiências pedagógicas relatadas, de forma cativante, nesse volume da Série Práxis e Docência Universitária evidenciam que a formação de profissionais capazes de lidar com as situações complexas e inusitadas dos seus contextos laborais, de forma competente, investigativa, autônoma e ética, é aquela que desafia os estudantes a construírem problemas diante dessas situações e soluções adequadas para seu enfrentamento, assegurando a eles o protagonismo. Um processo formativo que provoca o desenvolvimento de competências cognitivas, como a problematização, reflexão, criatividade, investigação e criticidade, que se configuram em importantes dimensões da relação teoria e prática dialética e emancipadora. Foi considerando esta perspectiva, que os autores, docentes da educação superior de diferentes áreas, mediaram práticas de ensino que envolveram a aprendizagem baseada na problematização, no ensino com pesquisa, na análise fílmica e no intercâmbio intercultural reflexivo de experiências.
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária - Vol 8 - Desenvolvimento de atitudes experiências na formação de profissionais na universidade(2021-09) Soares, Sandra Regina; Sitja, Liége Maria Queiroz; Silva, Eliene MariaColocar em questão o desenvolvimento de atitudes de estudantes universitários é o propósito que articula os diversos artigos que compõem este livro. Apesar de grande parte das queixas dos docentes, nas últimas décadas, estarem relacionadas às atitudes dos estudantes no processo de sua formação como futuros profissionais, a exemplo de falta de engajamento na aprendizagem, a criticidade e resistência ao diferente, essa é uma temática ainda pouco discutida e raramente presente nos planos de ensino aprendizagem. A leitura deste livro fornece importantes elementos para a compreensão da necessidade de investir no desenvolvimento de atitudes dos estudantes universitários e disponibiliza referências teórico-prática reflexivas sobre essas experiências em turmas de cursos diversos e em universidades do Brasil, da Espanha e de Portugal. Uma leitura inspiradora para os docentes que compreendem que enfrentar a alienação, a naturalização da misoginia, da homofobia e de outras posturas antidemocráticas difundidas no nosso país nas últimas décadas é, sim, um desafio inadiável para a universidade.
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária. Vol 4 - Problematização e produção criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade(2015-07) Soares, Sandra Regina; Martins, Édiva de Sousa; Miranda, Dayse Lago deA obra Problematização e Produção Criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade integra a Série Práxis e Docência Universitária que tem como objetivo contribuir para o aprofundamento da compreensão sobre a complexidade da docência universitária e para sua formação no âmbito pedagógico, mediante a divulgação de relatos reflexivos e fundamentados de práticas educativas inovadoras. Apresenta artigos que analisam, teórica e praticamente, experiências inovadoras no Ensino Superior, em áreas diversas. Tais práticas buscam superar as deficiências causadas pela fragmentação do conhecimento assimilado de forma passiva pelos estudantes através de métodos tradicionais de ensino. São experiências caracterizadas por uma abordagem em que estudantes assumem uma postura ativa, sendo protagonistas de sua própria aprendizagem, a partir de metodologias construtivistas. São, portanto, práticas que têm como ponto de partida a problematização e como destaque a produção, com a potencialidade de desenvolver a crítica; a argumentação; a pesquisa; a análise; a produção individual e coletiva e a criação, favorecendo a construção da autonomia e da iniciativa, elementos essenciais para a formação de futuros profissionais capazes de lidar com a incerteza e a complexidade. Configuram-se como leitura inspiradora para todos os docentes universitários.