Navegando por Autor "Sobral, Gilberto Nazareno Telles"
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- ItemA disputa de sentidos da linguagem politicamente correta: uma análise discursiva na cartilha do politicamente correto & direitos humanos(Universidade do Estado da Bahia, 2013-12-04) Santos, Mariana Fernandes dos; Sobral, Gilberto Nazareno Telles; Machado, Rosa Helena Blanco; Heine, Palmira Virginia BahiaNeste trabalho, realizamos uma leitura sobre o Discurso Politicamente Correto a partir de um corpus constituído na Cartilha do Politicamente Correto e Direitos Humanos, publicada no ano de 2004 pela Secretaria Especial em Direitos Humanos durante o governo do ex- Presidente LULA. O corpus foi constituído dos textos da Apresentação e da Introdução da Cartilha, bem como de 22 termos e 3 expressões. A referida Cartilha apresenta termos considerados politicamente incorretos que devem substituídos por outros que não conotam preconceito e discriminação e, por isso, são considerados politicamente corretos, pelo movimento de militância ativista intitulado Movimento Politicamente Correto, muito em evidência na contemporaneidade. O referido trabalho, analisamos sob a ótica da Análise do Discurso de linha francesa de Michel Pêcheux, escola essa, que nos permitiu a interpretação e análise dos efeitos de sentido textualizados nos dizeres considerados politicamente corretos em relação aos incorretos. Diante disso, propusemos a seguinte questão: quais os efeitos de sentido que os discursos relacionados ao movimento politicamente correto enunciam em relação aos incorretos? Além disso, seria possível, por meio da substituição de termos nos discursos, minimizar preconceitos e discriminações historicamente construídos? Para essa proposta de interpretação, foram selecionados dispositivos teóricos que constituíram a base analítica, como: Interdiscurso, Esquecimentos, Condições de produção e Memória discursiva. Além dos teóricos específicos da Análise do Discurso, como Michel Pêcheux, Orlandi, Nagamine,Foucault,Possenti e Jean Courtine,outros teóricos contribuíram para a constituição das discussões em torno do presente trabalho, a saber: Bakhtin,Adilson Citelli, Bauman,David Harvey, entre outros. Cremos que essa dissertação sirva para repensar um discurso ativista muito em voga na sociedade atual que se caracteriza por uma política de linguagem hegemônica pautada no discurso da Ética, da Moral e de Direitos Humanos com intenções democratizantes. Entendemos, também, que o vigente trabalho possa contribuir para refletir as representações da linguagem e sua constituição do simbólico com o político nas práticas discursivas
- ItemFenômenos discursivos: da palavra ao corpo(2019-11) Madureira, André Luiz Gaspari; Sobral, Gilberto Nazareno Telles; Alvarez, Palmira Bahia HeineEsta coletânea é produto de constantes debates sobre o lugar do discurso, a partir de concepções que vão além da materialização da própria linguagem. Mais que isso, as discussões acerca do discurso o tomam como elemento sócio-histórico e também como instância dialógica, rompendo tanto com a tradição do subjetivismo idealista, quanto com a do objetivismo abstrato. Diante de uma posição materialista, abre-se espaço para a investigação de diferentes manifestações discursivas que emergem de práticas sociais, de distintas posições de efeitos de sentido. Sob esse prisma, na obra se propõe abordar desde o discurso jurídico a notícias de jornal; desde a charge à corporificação em linguagem vidiática. A heterogeneidade das abordagens revela essas múltiplas formas de se analisar o discurso. Ao mesmo tempo em que os estudos retomam reflexões de cunho teórico-metodológico, insinuam como a própria interdiscursividade funciona no processo de atualização da prática de análise e dos corpora, compreendendo não só a linguagem verbal, mas qualquer outro elemento passível de ser significado, de ser discursivizado.
- ItemA magia da construção do ethos em propagandas institucionais bancárias(2009-08-05) Ferreira, Aurea Virginia Nogueira; Santana Neto, João Antonio de; Caldas, Sônia Regina de Araújo; Sobral, Gilberto Nazareno TellesNesse estudo evidenciam-se mecanismos que propiciam a persuasão do auditório à aquisição de produtos e serviços, a partir da construção de um ethos positivo. A análise baseou-se nos aportes teóricos de Dominique Maingueneau e da teoria da Nova Retórica de Chaïm Perelman e Lucie Olbrecchts-Tyteca, servindo-se do universo de sentido de cinco peças publicitárias de quatro instituições bancárias (Banco Real, Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco da Lavoura). Para isso, retomou-se à retórica antiga, a partir de Platão, vislumbrando operar a concepção aristotélica do verdadeiro e do justo, por meio dos princípios de prudência, virtude e benevolência, refletindo credibilidade ao alocutário. Nesse sentido, possibilitou-se evidenciar, que as instituições, para persuadir, utilizam os meios de prova, apropriam-se dos valores desse auditório, estabelecendo em seus discursos acordos. Fundamentam sua argumentação nas premissas propostas por Perelmam e Olbrecchts-Tyteca, em que fatos, verdades, presunções, os lugares de quantidade e de qualidade transformam tais instituições dignas de confiança. Portanto, na “moldura ilustrada” de Maingueneau, nos discursos publicitários bancários, por meio dos signos verbais e não-verbais, a cena de enunciação proporciona um satisfatório desempenho persuasivo, em que a cenografia escolhida valida um ethos confiável. Além disso, a formação discursiva iguala o dito e o tom, construído a partir dos estereótipos (caráter) e de uma corporalidade desse enunciador, emergindo, assim, o fiador. Dessa forma, o ethos, no ato da enunciação, argumenta, reproduz acordos, seduz e persuade.
- ItemPrevenção à violência contra mulheres: efeitos de sentidos em campanhas publicitárias da prefeitura de Salvador-BA(2019-03-12) Santos, Nadia de Jesus; Sobral, Gilberto Nazareno Telles; Madureira, André Luiz Gaspari; Alvarez,Palmira Virgínia Bahia HeineDurante muitos anos, a posição ocupada pela mulher na sociedade era apenas de coadjuvante. Era vista como aquela que foi feita para ser mãe, cuidar da casa, do esposo, sempre submissa a um homem (pai ou esposo), tornando-se uma pessoa sem espaço e identidade. Através de muitas lutas, alguns direitos foram conquistados, no entanto, atualmente um dos maiores desafios tem sido vencer a violência contra mulheres, já que na sociedade patriarcal em que vivemos ainda predomina a imagem da mulher para o lar. Com a ascensão do movimento feminista, políticas públicas foram criadas no Brasil para ajudar as mulheres na luta por igualdade e respeito. E, atualmente, parte das estratégias sociais para enfrentamento a violência de gênero é a utilização de campanhas publicitárias por instituições públicas e privadas. Diante disso, a presente pesquisa, filiada à Análise de Discurso Materialista, tem como objetivo analisar como se articulam as formações discursivas que permeiam os discursos materializados em oito peças publicitárias de prevenção à violência contra as mulheres da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude da cidade de Salvador- Ba publicadas no dia da Mulher, Carnaval e festejos juninos de 2017, identificando as posições -sujeito no discurso. Adotamos alguns conceitos teórico-metodológico da Análise de Discurso Francesa, com prioridade aos estudos teóricos de Michel Pêcheux, em uma abordagem qualitativa. A pesquisa parte do princípio de que a propaganda se constitui como espaço de manifestações ideológicas mediante o poder persuasivo da linguagem publicitária. Assim, verificou-se que os discursos materializados nas peças analisadas estão inseridos em formações discursivas feministas se opondo as ideologias patriarcais. AS FD’s feministas se incumbem de buscar a deslegitimação de discursos construídos no período da colonização brasileira, mas ressignificados nos dias atuais, pois, ainda se vive em uma sociedade marcada pelo sexismo.
- ItemA tríade argumentativa no jornal nacional: Ethos, pathos e logos no Caso Realengo(2013-05-27) Oliveira, Taciana Gacelin; Souza, Lícia Soares de; Sobral, Gilberto Nazareno Telles; Ferreira, Giovandro MarcusO trabalho desenvolvido tem como objetivo identificar como a tríade argumentativa (Ethos, Pathos e Logos) pode ser percebida através dos estudos sobre as mídias. A partir do Caso Realengo (acontecimento em que um jovem entrou na escola Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro e matou 12 crianças), mostra-se como o Jornal Nacional (JN) repercutiu o assunto a partir de uma maneira própria de observar o mundo e como as estratégias utilizadas pelo telejornal são capazes de persuadir e/ou convencer os telespectadores sobre determinada construção da realidade. Para a análise, foram utilizados sete vídeos da cobertura do JN sobre o Caso Realengo. Dessa forma, é possível perceber como a retórica se configura no espaço midiático e/ou midiatizado. Sabendo-se que as técnicas utilizadas nos mass media têm a intenção de provocar efeitos, pode-se compreender que a retórica midiatizada, apesar de apresentar características semelhantes a outros moldes retóricos, possui particularidades que só podem ser alcançadas pela própria estrutura encontrada e viabilizada pelos meios de comunicação de massa, sobretudo, no que se refere ao tipo de meio (televisão, rádio, internet) em que é veiculada uma notícia, um acontecimento ou um fato.