Navegando por Autor "Sousa, Irlena Moreira Lopes de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemUma Análise Da Participação da Comunidade Escolar na Elaboração do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Profª. Norma Vídero – Município de Itabuna-BA.(2007) Sousa, Irlena Moreira Lopes deEsta pesquisa apresenta um estudo de interpretação e de análise do processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Profª. Norma Vídero, no município de Itabuna–Bahia, no período entre 2005 a 2007. A pesquisa se baseia à luz das categorias analíticas: participação e concepção emancipatória apoiado na teoria da Análise de Discurso e do método de abordagem interpretativo analítico, mediante estudo de caso, tendo como sujeitos: a diretora; a vice-diretora; professores; funcionários; alunos e pais de alunos. Os dados foram coletados mediante análise documental e interpretação das entrevistas com o uso da técnica de grupo focal. Os objetivos da pesquisa destinaram-se à: verificar como os membros da comunidade Escolar se envolveram na elaboração do PPP da Escola Municipal Profª. Norma Vídero; detectar elementos condicionantes favoráveis e ou desfavoráveis à participação dos Membros da Comunidade Escolar; averiguar que concepções sobre o PPP prevalecem no âmbito da Escola e verificar em que medida ocorre à parceria entre Fundação Marimbeta e Escola Norma Vídero. O principal resultado da pesquisa demonstra que, a despeito de algumas dificuldades existiu uma participação efetiva dos segmentos escolares na elaboração do PPP da Escola Municipal Profª. Norma Vídero.