Navegando por Autor "Souza, Andressa Correia de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO software geogebra no estudo de função do 2° grau(2022-07-15) Souza, Andressa Correia deA presente pesquisa discute sobre a utilização do software GeoGebra no estudo de função do 2° grau ou função quadrática, que teve início com o seguinte questionamento: Quais as contribuições que o software GeoGebra pode trazer para viabilizar o processo de aprendizagem de Função do 2° Grau? A busca por respostas deu origem ao objetivo de investigar as contribuições didáticas que o GeoGebra pode oferecer no ensino de função quadrática. A metodologia foi uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos para a coleta de dados três questionários aplicados para 17 estudantes da 3ª série do Ensino Médio, no turno matutino em um Colégio Estadual, situado na cidade de Barreiras BA. A coleta de dados ocorreu em dois dias distintos e não consecutivos. No primeiro dia houve a aplicação do primeiro questionário, com questões conceituais envolvendo o conteúdo de função quadrática, posteriormente, foi feita a revisão do conteúdo. No segundo dia, no primeiro momento do encontro houve a apresentação do software GeoGebra e distribuição do segundo questionário, com questões sobre função do 2º grau, para serem resolvidas utilizando o programa. Na sequência, foi aplicado o terceiro questionário composto por perguntas objetivas e subjetivas, contendo questões que visavam saber quais são as contribuições do GeoGebra no estudo de função do 2º grau. A análise dos dados foi efetuada por meio do agrupamento dos dados em categorias. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o estudo de função quadrática, utilizando o software GeoGebra, contribuiu para que os estudantes interpretassem os dados nas questões que resolveram, assim como, permitiu que estabelecessem relação entre os procedimentos geométricos e algébricos. Logo, o GeoGebra mostrou-se eficiente como ferramenta facilitadora, podendo ser utilizado nas aulas de Matemática a fim de facilitar a compreensão dos estudantes acerca do conteúdo.