Navegando por Autor "Souza, Elizeu Clementino de"
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- ItemO conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores(2004-09-17) Souza, Elizeu Clementino deA tese analisa as implicações e a fertilidade das narrativas de formação e suas relações com o estágio supervisionado, tomando como base experiências desenvolvidas num projeto de formação inicial de professores, no espaço do Departamento de Educação - Campus I - da Universidade do Estado da Bahia, no período de março de 2001 a março de 2002. Constituem-se atrizes da pesquisa dez alunas do Curso de Pedagogia, da Habilitação em Séries Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da escrita de si revelada nas narrativas da trajetória de escolarização, no sentido de apreender o conhecimento de si, no que se refere à aprendizagem da docência. A pertinência desta pesquisa inscreve-se num amplo movimento de investigação-formação, o qual tem adotado a abordagem biográfica como perspectiva epistemológica sobre a aprendizagem dos sujeitos a partir de suas próprias experiências, entendida no contexto desta pesquisa como narrativa autobiográfica do itinerário escolar, no campo de um projeto experiencial de investigação-formação. A intenção primeira deste trabalho consiste em analisar e compreender as implicações das narrativas no processo de formação e autoformação. Tenciono sistematizar os percursos da construção do trabalho no contexto do estágio supervisionado e os procedimentos utilizados para análise do corpus - narrativas - no contexto do projeto de investigação-formação. Para a análise interpretativa das fontes utilizei a idéia metafórica de uma leitura em três tempos - leitura cruzada, leitura temática e leitura interpretativa-compreensiva do corpus -, por considerar o tempo de lembrar, narrar e refletir sobre o vivido, mantendo entre si uma relação de reciprocidade e dialogicidade constante. A tese conclui que a fecundidade da epistemologia da formação e do estágio como iniciação revela, a partir da abordagem experiencial, dispositivos e rituais pedagógicos engendrados nas identidades e subjetividades das histórias de vida no processo de formação inicial, ao permitir às professoras em formação, através de suas experiências formadoras e recordações-referências da trajetória de escolarização, estabelecer outros sentidos ao trabalho escolar e construir potencializações sobre a sua própria prática.
- ItemDocência e rizoma: o que aprende enquanto ensina, o professor na EJA do ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-27) Menezes, Márcia de Oliveira; Dantas, Tânia Regina; Nunes, Claudio Pinto; Cunha Júnior , Adenilson Souza; Musial, Gilvanice Barbosa da Silva; Laffin, Maria Hermínia Lages Fernandes; Souza, Elizeu Clementino de; Conceição , Ana Paula Silva daEsta tese está organizada em três eixos centrais: prática docente, teoria do cotidiano e Educação de Jovens e Adultos, os quais foram construídos, respectivamente, a partir de teóricos como: Nóvoa (1997; 2001; 2007;2021); Santos (2008; 2010); Gatti (2008; 2009; 2011; 2019); Certeau (1994; 1998; 2003; 2005); Alves (2008; 2014; 2017); Ferraço (2003); Ferraço; Alves (2017; 2018; 2021); Dantas (2009; 2012; 2019); Dantas e Laffin (2015); Santos (2010; 2019; 2022); Morin (2001; 2003; 2006); Freire (1983; 1996; 2008; 2014), entre outros. Objetivou compreender como os professores se constituem professores da EJA no cotidiano da prática docente, no Ensino Médio, em uma Escola Estadual de Vitória da Conquista-Bahia. Para isso, no campo metodológico utilizamos a epistemologia qualitativa na concepção apresentada por González Rey (2003; 2005) e, para a produção dos dados, as conversas interativo-provocativas coletivas (NUNES, 2011; 2020; 2021) a partir de um roteiro pré-estabelecido. Os sujeitos da pesquisa foram os professores das áreas das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ciências Exatas que atuam na EJA do Ensino Médio, no Colégio em que a pesquisa foi desenvolvida. A metáfora do rizoma de Deleuze e Guattari (1995) foi utilizada para a discussão dos dados organizados em sete categorias: formação dos professores e tempo de regência; formação para lecionar na EJA; inserção do professor na EJA do EM; currículo da EJA; emoções vivenciadas; dificuldades encontradas; ensino remoto no contexto da EJA. Os resultados apontam para a urgência da necessidade de formação inicial e continuada para atuar na EJA do EM; revelam que os professores vão se tornando professores da EJA no cotidiano da prática docente e apontam que a formação de professores caminha numa perspectiva rizomática.
- ItemO que dizem e expressam as crianças de uma Instituição de Educação Infantil sobre as Práticas Pedagógicas de suas Professoras(2016-02-26) Oliveira, Ronilda Rodrigues da Silva; Sodré, Liana Gonçalves Pontes; Brandão, Isabel Cristina de Jesus; Souza, Elizeu Clementino de; Santos, Jocenildes ZacariasA presente pesquisa de cunho sócio-histórico e abordagem qualitativa trata de um estudo que tem as crianças como sujeitos protagonistas, pois estas se mostraram capazes de desvelar o problema exposto, que consistia na análise delas acerca das práticas pedagógicas das professoras de uma instituição de educação infantil do município de Vitória da Conquista-BA. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos: observações das crianças na instituição, com registros no caderno de campo, e interlocuções com oito crianças de cinco turmas de 5 anos, com o uso do desenho enquanto recurso mediador do processo de interlocução com as crianças. Os dados produzidos foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2011). O estudo permitiu verificar um aspecto apontado por todas as crianças, que diz respeito ao uso excessivo de tarefas de escrita. A centralidade das tarefas nas práticas pedagógicas das professoras demonstrou uma característica escolarizante que tem acompanhado a educação infantil, principalmente as crianças que estão deixando essa etapa da educação básica. Ao contrário das propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as professoras dessa instituição antecipam os conteúdos do ensino fundamental porque entendem que as crianças precisam aprender a ler e a escrever, enquanto que, em contrapartida, os cuidados e as brincadeiras ficam quase que invisíveis para essas crianças. O uso do brinquedo foi visto como momento de entretenimento das crianças enquanto as professoras preparam outras atividades para a turma, já que trabalham sem o auxílio de uma monitora. Notamos que a rotina das crianças foi elaborada com base em uma visão adultocêntrica, dificultando a participação delas nas atividades propostas. Diante dos aspectos apontados pelo estudo, ressaltamos a necessidade de uma revisão crítica da organização do tempo, do espaço e das relações entre as professoras e as crianças, bem como das atribuições definidas para monitoras e professoras.
- ItemTrabalho docente em turmas multisseriadas: conhecimento pedagógico e narrativas de professoras(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-29) Almeida , Cristiano Lima dos Santos; Souza, Elizeu Clementino de; Souza, Maria Antônia de; Meireles, Mariana Martins de; Pinho, Ana Sueli Teixeira de; Ramos , Michael Daian Pacheco; Nascimento, Antônio DiasEste estudo insere-se no campo da pesquisa narrativa e objetiva analisar conhecimentos pedagógicos e condições de trabalho docente de professoras de turmas multisseriadas. Nesta tese, considero trabalho docente como o conjunto de ações e práticas desenvolvidas e implementadas pelas professoras no contexto pedagógico das turmas multisseriadas, tendo em vista as aprendizagens dos educandos, práticas que necessitam ser orientadas pela diferença e heterogeneidade enquanto características fundantes da multisseriação. Os conhecimentos pedagógicos são tomados enquanto conjunto de saberes profissionais relacionados à docência e que se constituem a partir de suas diferentes dimensões: cultural, curricular, teórica, política e experiencial. O objeto de estudo da tese são as condições de trabalho docente em turmas multisseriadas de três escolas rurais e uma escola urbana, nos municípios de Candeias e São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador (BA), municípios com maior concentração total de turmas e estabelecimentos rurais de ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental da área de atuação do Consórcio Intermunicipal Sociedade Organizada para o Município Avançar (Somar). Metodologicamente, o trabalho ancora-se na pesquisa qualitativa e toma princípios da abordagem (auto)biográfica para construção do corpus e análise no processo da pesquisa. Priorizou-se a realização das entrevistas narrativas com três professoras de turmas multisseriadas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de São Francisco do Conde e uma docente da rede municipal de ensino de Candeias. Quanto à análise das narrativas, optou-se pela perspectiva da análise compreensiva-interpretativa (SOUZA, 2014). Como resultado deste estudo, depreende-se que as narrativas das professoras sobre o trabalho docente indicaram que os conhecimentos pedagógicos da docência multisseriada são estabelecidos como respostas às situações vivenciadas pelas professoras no cotidiano escolar, compõem o repertório profissional ao longo do tempo e nas aproximações, vivências e experiências com os pares. Portanto, esta tese problematiza questões sobre trabalho docente e suas interfaces com a heterogeneidade experienciada no currículo, no planejamento escolar, na organização do tempo, no espaço e ações docentes no contexto da multisseriação, além do estabelecimento de espaços formativos no âmbito das secretarias de educação que possibilitem a circulação das experiências e conhecimentos pedagógicos mobilizados pelas professoras das turmas miltisseriadas.
- ItemVida, doença e escolarização dos invisíveis no atendimento pedagógico domiciliar na Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-11) Romeiro, Amanda da Silva; Souza, Elizeu Clementino de; Alves, Camila Aloisio; Magris , Patricia Nicolau; Santos , Jaciete Barbosa dosA pesquisa objetiva compreender como os(as) estudantes lidam com Doenças Raras (DR) e Doenças Crônicas (DCs) em seu cotidiano e possibilidades do Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD) como dispositivo de aprendizagem e integrador da cidadania. A pergunta norteadora deste trabalho é: “de que modo os estudantes lidam com DR e DCs em seu cotidiano, a partir das possibilidades do trabalho do APD como dispositivo de aprendizagem e inclusão socioeducacional?”. O presente estudo ampara-se em princípios do método hermenêutico (RICOEUR, 1991) e qualitativo (STRAUSS; CORBIN, 2008), caracterizando-se como uma pesquisa (auto)biográfica por meio de um compromisso com a história e o processo de relembrar e revisitar a vida (SOUZA, 2007) e tambem nos pressupostos de autores dos quais se destacam Freire (2015; 2020), Ceccim (1997), Mantoan (1997; 2015), Fonseca (2008) e Diniz (2007). Participaram da pesquisa duas estudantes que estão em tratamento de suas DR e DCs e realizam seu processo de escolarização através do APD. A pesquisa adota como dispositivos metodológicos a entrevista narrativa com as estudantes participantes da pesquisa, a observação in locus e o registro no diário de campo. Para análise do corpus da pesquisa, foram utilizados os fundamentos descritos por Souza (2014), as categorias emergiram das narrativas produzidas em campo. Espera-se que o estudo contribua para uma maior visibilidade do APD a fim de que os estudantes com DR e suas famílias percebam o APD como uma ferramenta que contribua para o direito à educação e, consequentemente, para um processo de inclusão social.