Navegando por Autor "TELES, Edilane Carvalho"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA EDUCOMUNICAÇÃO NO CAMPO: O coletivo carrapicho Virtual e os desdobramentos na vida dos Jovens do Salitre(2022-12-27) JESUS, Noésio Santos De; TELES, Edilane CarvalhoO presente trabalho tem a função de falar sobre a educomunicação que é desenvolvida com um pequeno grupo de jovens educomunicadores da região do Salitre, o Coletivo Carrapicho Virtual que surgiu no ano de 2015, com o objetivo de potencializar o protagonismo dos jovens do campo, dando voz e vez ativa, que hoje se fazem presentes no grupo e coletivo. Partindo da minha própria experiência com o coletivo, o qual vem contribuindo no meu processo de desenvolvimento cidadão perante a sociedade, opto por apresentar em formato de um produto midiático com as vozes dos colaboradores- protagonistas e membros. Diante disso, o presente relatório sobre o minidocumentário apresenta as impressões dos jovens educomunicadores, como parte do registro e uma das formas de aprendizagem, a qual busco afirmar como um “novo‟ modo de promover a formação, de jovens\adolescentes da região do Vale do Salitre. Objetivo é reunir os integrantes do Coletivo, em busca de relatos pessoais, identificando as contribuições que a educomunicação teve/tem na vida desses sujeitos.
- ItemO Ensino e uso da língua materna e as produções audiovisuais na autoidentificação reflexiva Discente(2023-04-03) GOMES, Maria Radilene Lopes; TELES, Edilane CarvalhoO estudo em questão teve como espaço de pesquisa o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Juazeiro-BA e utilizou como motivação inicial a seguinte problemática: Como o ensino e uso da língua materna relacionam-se com as produções audiovisuais e, consequentemente, interferem para uma aprendizagem de autoidentificação reflexiva discente? O objetivo geral busca compreender a relação entre o ensino e uso da língua materna com as produções audiovisuais e, por conseguinte, a interferência numa aprendizagem de autoidentificação reflexiva discente. Os objetivos específicos têm como escopo: identificar como a instituição de ensino, por meio de seus professores e alunos, vê o ensino e uso da língua; compreender de que modo as produções de áudio e vídeo são utilizadas como meio de ensino-aprendizagem; analisar como essa associação que se coloca como educomunicativa pode reforçar essas práxis e estabelecer uma autoidentificação reflexiva crítica no uso da língua materna e suas variantes. Para tanto, foi concebido pela perspectiva da pesquisa participante com viés qualitativo e quantitativo, cujo os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados, além da realização de entrevistas. A análise e interpretação das informações ocorreram por meio de análise bibliográfica e de conteúdo a partir da perspectiva qualitativa. Desta forma, a pesquisa é considerada relevante por trazer informações que dizem respeito às práxis docentes de ensino da Língua Portuguesa e sua possível transversalização pelas produções audiovisuais, a partir de uma perspectiva educomunicativa. Além disso, apresenta possíveis contribuições dessa junção para o ensinoaprendizagem.
- ItemO impacto da desinformação no processo de ensino e aprendizagem de adolescentes e jovens entre 14 e 18 anos(2021-12-15) SILVA, Ana Carolina Santos da; ARAÚJO, Samara Gomes; TELES, Edilane CarvalhoA presente pesquisa é de natureza aplicada e de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, exploratório e descritivo com procedimento de pesquisa de campo, tendo como objetivo principal compreender o impacto da desinformação no processo de ensino-aprendizagem de adolescentes e jovens entre 14 e 18 anos. As palavras fake news e desinformação, conforme relatórios da ONU, Organização das Nações Unidas (2017), representam uma preocupação global em decorrência do aumento gradual do uso da internet, de redes sociais e o excesso de informações oriundos desses dispositivos e plataformas, tornou-se parte imbricada e quase inerente da sociedade, desta forma é necessário descrever, analisar e problematizar como esses impactos influenciam no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Para tanto, foi realizado uma investigação, cujo instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário com elaboração no Google Forms com questões relacionadas à problemática, sistematizado em um produto midiático através de uma série de Podcasts intitulada como “Interpretando a desinformação e as fake news.”
- ItemImplicações das metodologias ativas e o processo da escrita no/do Ensino médio para o Enem(2023-04-04) FEITOZA, Denise Santiago; TELES, Edilane CarvalhoO presente estudo versa para uma análise com base nas categorias interpretativas da hermenêutica com ênfase na historicidade, pré-compreensão e aplicação, em referência às implicações das metodologias ativas e o processo da escrita no Ensino Médio e relativamente ao que concerne ao conhecimento, apropriação e desenvolvimento das habilidades na redação do Enem. Planejado e desenvolvido para analisar a percepção dos colaboradores a respeito do sucesso e insucesso na elaboração da escrita, buscou-se compreender as estratégias de ensino, no fomento para uma aprendizagem ativa. A investigação é de caráter qualitativo, com destaque no estudo bibliográfico e participativo; executa a apreciação exploratória como mapeamento de pesquisas que abordam as palavras-chaves consoantes à pesquisa, assim como questionários semiabertos e entrevistas; e por meio de grupo focal, no propósito de atingir os objetivos em relação à compreensão dos discursos dos sujeitos, buscando interpretar dizeres e posicionamentos em conformidade com a temática abordada. Como resultado, constatou-se no confronto do posicionamento dos participantes a construção de uma compreensão pautada em uma tentativa de imparcialidade do interpretante, indicando que há um despreparo nas escolas quanto ao desenvolvimento das metodologias ativas, como também uma inabilidade do corpo discente nos conhecimentos que envolvem as práticas escritas exigidas na norma culta padrão, e que consequentemente servirão de base na produção escrita no Enem.
- ItemInclusão e uso das metodologias ativas na Educação básica no município de Juazeiro- BA(2022-12-28) LEMOS, Fernanda Rodrigues De; TELES, Edilane CarvalhoEste estudo mostra que a aplicação de abordagens ativas nas escolas auxilia o aluno a se desenvolver de forma crítica e reflexiva perante a sociedade e ao longo da vida, tornando-se protagonista de seu aprendizado. A metodologia ativa é uma ferramenta para encontrar a melhor forma de colocar em prática a produção do conhecimento, é considerada bem diferente do que encontramos nas instituições de ensino hoje, pois apresenta um modelo de sala de aula colaborativa onde aluno/professor discute e interage. Este estudo é uma revisão de literatura, com base em material já exposto (artigos, livros, revistas digitais, e outra natureza que atestem o pensamento de autores sobre o tema), cuja principal vantagem reside no fato de permitir ao pesquisador abranger uma gama mais ampla de fenômenos do que os que podem ser estudados, através dos autores principais utilizados na elaboração deste trabalho, tais como: Bacich (2015), Berbel (2011), Freire (2006), Moran (2015). Os autores escolhidos são enfáticos em afirmar a importância do uso de Metodologias Ativas, que rompe com o modelo de ensino tradicional, o que promove grandes desafios a serem enfrentados pelos alunos.