Navegando por Autor "Torres, Mônica Moreira de Oliveira"
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- ItemA prática na Formação Inicial de Professores: Sentidos Atribuídos por Estudantes e Coordenador de Curso Durante a Realização da Licenciatura em Geografia do Campus XI - Serrinha - UNEB(2016-09-20) Torres, Mônica Moreira de OliveiraO texto aborda a formação de professores na contemporaneidade, a qual assume importância cada vez maior em um contexto de transformações sociais, econômicas, culturais e tecnológicas, de diversidade (inclusão) e elevação da qualidade na Educação Básica. Investiga as práticas realizadas, ao longo da formação inicial de professores, a partir da licenciatura em Geografia do Campus XI - Serrinha da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, considerando o contexto das reformas ocorridas em 2004, que trouxeram mudanças na estrutura e organização curriculares, como, por exemplo, ampliação do tempo/espaço das práticas de ensino e dos estágios supervisionados. Assim, o estudo questiona os sentidos atribuídos por estudantes e coordenador às práticas vivenciadas ao longo dessa formação inicial, os sentidos atribuídos às práticas de ensino e ao estágio supervisionado, assim como analisa a perspectiva formativa da licenciatura em Geografia. Portanto, tem como objetivo identificar e compreender os sentidos atribuídos por estudantes e coordenador de curso à formação prática vivenciada desde o início do curso de Geografia do Campus XI - Serrinha e sua relação com a aprendizagem da profissão. A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa e realiza Estudo de Caso (Yin, 2001), no intuito de compreender o fenômeno em estudo no seu contexto real. Utiliza como técnica de pesquisa a análise documental do projeto de reconhecimento do curso de Geografia do Campus XI e a entrevista semiestruturada com os estudantes e coordenador de curso. Os dados foram analisados utilizando a técnica da Análise de Conteúdo a partir das contribuições de Bardin (1977); Amado (2013), Bogdan e Biklen (1994). Concluímos que, apesar da formação do professor, como intelectual crítico, reflexivo e pesquisador da própria prática e atuante em prol da emancipação social, ainda não se realizar de forma predominante na licenciatura em Geografia de Serrinha, há o reconhecimento de que as experiências práticas realizadas na escola, ao longo da formação, são valiosas fontes de construção de sentidos sobre a aprendizagem da profissão docente e potenciais espaços híbridos na formação profissional. As práticas de ensino e os estágios, portanto, devem ser ampliados e realizados desde o início da licenciatura em imersão e parceria com as escolas, que devem ser consideradas referências de aprendizagem profissional e corresponsáveis na formação dos professores.
- ItemO uso do smartphone na sala de aula: tecnologias móveis no contexto do ensino médio de uma escola pública do território do sisal(2022-06-17) Lima, Manoel da Cruz; Torres, Mônica Moreira de Oliveira; Santos, Ana Cristina de Mendonça; Araújo, Helisângela Acris Borges de; Amorim, Ivonete Barreto deEsta dissertação teve como objeto de estudo as tecnologias móveis no contexto do ensino médio de uma escola pública do Território do Sisal, à medida que discutiu sobre as possibilidades do uso do smartphone na mediação pedagógica por professores das áreas de Ciências da Natureza e Matemática na terceira série do ensino médio no contexto supracitado. A pesquisa teve como geradora de reflexões a seguinte problemática: “Como o uso do smartphones na mediação pedagógica colabora para a aprendizagem nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática nas turmas da terceira série do ensino médio de uma escola pública de Valente (BA)?”. Diante da necessidade de resposta para esse questionamento, o objetivo geral desta pesquisa foi: compreender como o uso do smartphones na mediação pedagógica colabora para a aprendizagem nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática nas turmas da terceira série do ensino médio de uma escola pública de Valente (BA). E para viabilizar seu desenvolvimento traçamos os seguintes objetivos específicos, a saber: a) historicizar a importância da relação tecnologia e educação b) contextualizar o uso pedagógico da tecnologia digital móvel na educação; c)analisar concepções e usos das tecnologias móveis na sala de aula; d) implementar oficinas formativas com os professores sobre o uso pedagógico do smartphone; e) elaborar de forma coletiva s proposta de mediação pedagógica de uso smartphone nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática nas turmas da terceira série do ensino médio de uma escola pública de Valente. Assim sendo, a pesquisa se consistiu de caráter exploratório, cujo percurso metodológico foi de uma pesquisa qualitativa e que foi realizada em uma escola pública do município de Valente/BA, com a participação de quatro professores colaboradores. Os dispositivos de coleta de informações foram: questionário on-line; entrevista semiestruturada e oficinas pedagógicas. A análise e a interpretação das informações, construídas no processo de pesquisa, foram realizadas a partir da análise de conteúdo. Também foi aprovada pelo comitê de ética sob o número CEP - Autorização nº 4.551.677. Diante dessas questões, a pesquisa obteve como produto uma proposta de mediação pedagógica de uso do smartphone nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Com o estudo, inferimos ser possível utilizar o smartphone na mediação pedagógica como um artefato capaz de colaborar para a aprendizagem nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. As discussões e reflexões revelaram, ainda, ser imprescindível o papel do professor como agente mediador do processo de aprendizagem e que tenha formação voltada para a mediação tecnológica.