Navegando por Autor "Viana, Gilvania Clemente"
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- Item6 Itens Básicos Sobre Periódicos Científicos Eletrônicos Vinculados à Pós-Graduação Stricto Sensu(2021-12-29) Sales, Márcea Andrade; Viana, Gilvania ClementeEste guia tem o objetivo de apresentar algumas das principais informações presentes no universo dos periódicos científicos eletrônicos no âmbito da Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Estão aqui relacionados elementos que possibilitam um conhecimento introdutório sobre as caracteristicas básicas necessárias a estrutura de um períodico científico eletrônico.
- Item6 Itens Básicos Sobre Periódicos Científicos Eletrônicos Vinculados à Pós-Graduação Stricto Sensu(2021-12-29) Sales, Márcea Andrade; Viana, Gilvania Clemente
- Item(Re) composição documental para o projeto do software educacional jogo-simulador kimera: cidades imaginárias(2016-05-20) Viana, Gilvania ClementeEste relatório apresenta uma pesquisa realizada com o Jogo-Simulador Kimera: Cidades Imaginárias, software educacional criado por uma equipe multirreferencial de pesquisadores da Universidade do Estado da Bahia para crianças de 8 a 12 anos da rede pública de ensino de Salvador para trabalhar em sala de aula os conceitos ligados à educação cartográfica. Foi utilizada como metodologia a pesquisa aplicada de engajamento e intervenção no contexto do mestrado profissional, que propõe participação ativa nas atividades estudadas (engajamento) para identificar as problemáticas existentes e,com o apoio de referenciais teóricos apropriados,sugerir colaborações ou soluções(intervenções)que se apliquem aos problemas encontrados.Esta pesquisa identificou junto à equipe de desenvolvimento do Kimera a necessidade de consolidar a documentação técnica do jogo, dando andamento aos processos de melhoria contínua adotados pela equipe do projeto, como PDSII (Processo de Desenvolvimento de Software Iterativo e Incremental) e PDCA (Planejar-Executar-Verificar-Ajustar). A pesquisa apresenta conceitos sobre softwares do tipo jogos digitais educacionais, aborda também a importância da existência da documentação para projetos de softwares educacionais mesmo em projetos que utilizam métodos ágeis como o Kimera. Após a identificação dos documentos necessários ao jogo, foram relacionadas as ações com elementos da engenharia reversa de softwares para organizar tal documentação.A partir de então a pesquisa apresenta a modelagem de um processo para recuperação de documentos técnicos para que outros softwares acadêmicos possam também compor sua documentação.Os resultados obtidos são representados pelos seguintes artefatos criados para o Kimera através das ações indicadas pela modelagem: o documento de requisitos no padrão IEEE830-1998, representando o planejamento do jogo;o documento que descreve a implementação do Kimera como um todo, denominado de Game design document–GDD; e o registro dos testes realizados com o Kimera versão PC.Após o estudo com o Kimera, foi possível destacar a importância da documentação para softwares educacionais e demais programas criados em projetos de pesquisa acadêmica, utilizando padrões internacionais e ferramentas colaborativas.