Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Palavras-chave "Comunicação Comunitária"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação e gestão colaborativa do Portal TBC para visibilidade e valorização do quilombo Cabula(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-28) Brasil, Adam Silva; Santos, Francisca de Paula Silva; Nunes, Eduardo José Fernandes; Martins , Luciana Conceição de AlmeidaA pesquisa tem como escopo a construção de conhecimento sobre educação e gestão colaborativa do Portal TBC Cabula para a visibilidade e valorização do Quilombo Cabula. Tem como objetivo geral desenvolver soluções educacionais e sistêmicas para potencializar a efetividade e gestão do Portal TBC como ferramenta de divulgação dos conhecimentos gerados a partir do Projeto Turismo de Base Comunitária do Cabula e Entorno. Como objetivos específicos visa-se: a) realizar estudos sobre o contexto dos bairros que fazem parte desta localidade; b) construir conhecimentos sobre Educação popular, Socioconstrutivismo, Turismo de base comunitária, Comunicação comunitária e Tecnologias da Informação e Comunicação Popular. Que são os elementos conceituais que dão suporte ao Portal TBC Cabula; c) Elaborar as soluções de modelagens digitais aplicadas ao portal TBC que podem ajudar na sua efetividade como ferramenta de Gestão, Educação e divulgação dos saberes populares locais; d) avaliar a pertinência das soluções tecnológicas aplicadas ao portal TBC. O lócus do estudo compreende os 17 bairros reconhecidos pela comunidade como Quilombo Cabula, situados no entorno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A metodologia adotada para a pesquisa é a abordagem Design Based-Research (DBR), ou Pesquisa Aplicação, cuja natureza processual e colaborativa favorece o desenvolvimento de soluções tecnológicas adequadas a problemas reais. Como forma de embasamento teórico para os diálogos com princípios que norteiam esta dissertação, utilizamos como base para a Educação Popular as contribuições de BRANDÃO (1984), FREIRE (1987). Para o embasamento sobre o Socioconstrutivismo: VYGOTSKY (2021), DANIELS (2003) e MATTA (2012). Em relação ao Turismo de Base Comunitária utilizou-se das contribuições de: SILVA (2012), (2013), (2014) e (2020). Já na Comunicação Comunitária os estudos de PERUZZO (1998) e CAVALHEIRO (2018). Em relação as TDICs, MARTINS (2018) e MATTA (2014) foram de grande importância. Como forma de analisar se as modificações propostas foram efetivas, foi utilizado como parâmetro o número de acessos ao site por meio da área administrativa contida na própria página. Na versão atualizada do Portal, foi utilizada a ferramenta Google Analytics. Os resultados apresentados revelam que as soluções propostas e desenvolvidas aplicadas ao Portal TBC Cabula potencializaram a socialização de saberes e fazeres do Cabula, assim como uma maior aproximação com as comunidades ao agregar a esse ambiente virtual uma estrutura de interação e informação flexível, contextualizada e atenta às demandas da comunidade.