Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Palavras-chave "Educação inclusiva"
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- ItemContação de histórias no atendimento educacional especializado: seguindo a estrada dos tijolos amarelos(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-03) Pita, Jaqueline Sousa Santos; Oliveira, Rosemary Lapa de; Santos, Jaciete Barbosa dos; Goulart, Ilsa do CarmoEsta pesquisa teve como objetivo compreender os sentidos que os sujeitos conferem à Contação de Histórias no Atendimento Educacional Especializado – AEE, nos anos finais do Ensino Fundamental, por meio de um olhar investigativo sobre os discursos e cenário deste estudo. A pesquisa se ampara nas contribuições de autores que trazem reflexões sobre educação inclusiva e contação de histórias, dentre os quais destacamos: Mantoan (2015), Sisto (2012), Diniz (2007, 2016), Mazzota (2011), Busatto (2020), Crochik (2011), Matos (2014). A investigação teve como proposta uma pesquisa de campo com inspiração etnográfica. As informações produzidas foram analisadas tendo como base a análise de discurso, a partir de Foucault (2005) e Orlandi (2006, 2020), voltado para a formação discursiva. Foi realizada em duas turmas de AEE que atendem alunos dos anos finais do ensino fundamental que fazem parte de uma Escola da Rede Municipal de Salvador, situada em um bairro periférico da cidade. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras do AEE– sendo que uma das professoras é também a pesquisadora. Contamos também com seis estudantes com idades entre 11 e 15 anos, com relatório médico e/ou diagnóstico de Deficiência Intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista que frequentam a SRM e aulas regulares do ensino básico. A pesquisa evidenciou que contar histórias no AEE propicia um momento da rotina que, com objetivos e significados amplia a oportunidade dos sujeitos desenvolverem habilidades importantes em seu processo de constituição de indivíduo social, através de sua potência lúdica, e abrange inúmeros aspectos que potencializam o desenvolvimento dessas habilidades.
- ItemVida, doença e escolarização dos invisíveis no atendimento pedagógico domiciliar na Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-11) Romeiro, Amanda da Silva; Souza, Elizeu Clementino de; Alves, Camila Aloisio; Magris , Patricia Nicolau; Santos , Jaciete Barbosa dosA pesquisa objetiva compreender como os(as) estudantes lidam com Doenças Raras (DR) e Doenças Crônicas (DCs) em seu cotidiano e possibilidades do Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD) como dispositivo de aprendizagem e integrador da cidadania. A pergunta norteadora deste trabalho é: “de que modo os estudantes lidam com DR e DCs em seu cotidiano, a partir das possibilidades do trabalho do APD como dispositivo de aprendizagem e inclusão socioeducacional?”. O presente estudo ampara-se em princípios do método hermenêutico (RICOEUR, 1991) e qualitativo (STRAUSS; CORBIN, 2008), caracterizando-se como uma pesquisa (auto)biográfica por meio de um compromisso com a história e o processo de relembrar e revisitar a vida (SOUZA, 2007) e tambem nos pressupostos de autores dos quais se destacam Freire (2015; 2020), Ceccim (1997), Mantoan (1997; 2015), Fonseca (2008) e Diniz (2007). Participaram da pesquisa duas estudantes que estão em tratamento de suas DR e DCs e realizam seu processo de escolarização através do APD. A pesquisa adota como dispositivos metodológicos a entrevista narrativa com as estudantes participantes da pesquisa, a observação in locus e o registro no diário de campo. Para análise do corpus da pesquisa, foram utilizados os fundamentos descritos por Souza (2014), as categorias emergiram das narrativas produzidas em campo. Espera-se que o estudo contribua para uma maior visibilidade do APD a fim de que os estudantes com DR e suas famílias percebam o APD como uma ferramenta que contribua para o direito à educação e, consequentemente, para um processo de inclusão social.