Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Palavras-chave "Ensino de história"
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- ItemMaria “Filipa” presente!: análise de construção de memórias e participação de Maria Filipa nos livros didáticos de história do ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2022-11-23) Vieira, Lucineide Santos; Vieira Filho, Raphael Rodrigues; Moura, Milton Araujo; Fernandes, Mille Caroline Rodrigues; Cardoso, Cláudia PonsO presente trabalho objetiva analisar a maneira como os livros didáticos de História do Ensino Médio, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2018), retratam a memória de Maria Felipa de Oliveira (?-1873), mulher de origem pobre, negra, pescadora, marisqueira, capoeirista que participou de modo aguerrido, no período do processo de Independência do Brasil, na chamada Guerra da Independência (1822-1824). Para tanto, foram analisados os capítulos de livros didáticos que versam sobre o processo da Independência das obras que compõem as coleções de maior predileção dos professores, distribuídas pela PNLD/2018. Na primeira parte dessa pesquisa, refletimos sobre a função do livro didático e, em especial, daqueles voltados ao ensino de História, como instrumento de poder, sua relação com o currículo e a legislação, voltados para o combate ao racismo e à promoção da educação étnico-racial. Em seguida, por meio de um breve percurso histórico, abordamos a criação do PNLD, bem como analisamos os documentos reguladores que norteiam a escolha dos livros didáticos aprovados e distribuídos pelo PNLD/2018: o edital e os guias voltados para o ensino de História. Na segunda parte, tendo como aporte teórico os estudos de especialistas, refletimos sobre o papel da teorização feminista e das lutas das mulheres negras. Logo apresentamos um diálogo com os teóricos em memória, identidade e representação, analisamos os fatores que geraram o silenciamento/esquecimento dos feitos de Maria Felipa de Oliveira nas lutas contra o colonialismo lusitano. Em seguida, baseando-nos na metodologia da Nova História, apresentamos os resultados da minuciosa pesquisa documental, realizada em repositórios digitais e outros acervos, apresentamos os feitos de Maria Felipa, prestando-lhe o devido reconhecimento, revelando-a para além do imaginário popular regional. E, na última parte, retratamos a análise da busca pela representação de nossa personagem e suas façanhas nos conteúdos da História da Independência do Brasil nos três livros didáticos selecionados. A metodologia utilizada foi baseada na identificação e análise de imagens e textos que apresentassem alguma abordagem sobre a temática recortada na presente pesquisa. A partir do que foi analisado, identificamos que nos conteúdos dos capítulos dos referidos livros didáticos a representação da memória de Maria Felipa de Oliveira e sua participação nas lutas pela Independência, ainda que guardada e recontada aos longos dos anos pela memória dos itaparicanos, continua, infelizmente, em grande parte, silenciada e esquecida, ou seja a mulher negra, como sujeito ativo na constituição da historiografia de nosso país, ainda continua negligenciada nos livros didáticos analisados e, ainda, arriscamos dizer que em outros tantos volumes de semelhante abordagem.