Produção Técnica/Científica/Cultural (UNEB)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Produção Técnica/Científica/Cultural (UNEB) por Palavras-chave "Educação"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnais [da] XXV Jornada de Iniciação Científica da UNEB: educação e ciência pela vida.(2021-11) PIMENTEL, Gabriela Sousa RegoA Jornada de Iniciação Científica da UNEB é um evento anual, com participação de mais de 1.000 pesquisadores e tem como objetivo apresentar à comunidade discente e docente, convidados e demais participantes, as ações de pesquisa científica desenvolvidas pelos bolsistas e voluntários de Iniciação Científica. Os Anais da Jornada de Iniciação Científica da UNEB são organizados levando em consideração as grandes áreas do conhecimento.
- ItemAnais [da] XII Jornada de Iniciação Científica da UNEB(2008-10) Universidade do Estado da Bahia-UNEBA Universidade do Estado da Bahia – UNEB está realizando a XII Jornada de Iniciação Científica. Neste ano, quando a Universidade completa 25 anos de existência, o tema escolhido para a jornada foi Transdiciplinaridade, Indissociabilidade e Inovação organizacional. O evento acontecerá conjuntamente com a I Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão – SIEPEX, que dará oportunidade à troca de experiência e difusão de conhecimento entre pesquisadores, novos pesquisadores, coordenadores de grupos e núcleo de pesquisa, ensino e extensão da UNEB, bem como professores, estudantes, comunidade universitária e a sociedade baiana de um modo geral.
- ItemAnais [da] XIV Jornada de Iniciação Científica da UNEB(2010-09) SOUZA, Marluce Oliveira da GuardaA sociedade contemporânea exige que as universidades tenham um desempenho político e acadêmico consistente focado na produção e disseminação do conhecimento para promover o desenvolvimento social sustentável e reduzir desigualdades. O Programa de Iniciação Científica, essencial na universidade, envolve os estudantes na pesquisa, auxiliando na formação de novos pesquisadores e fortalecendo redes de pesquisa. A 14ª Jornada de Iniciação Científica é um evento que reúne orientadores, bolsistas e outros membros da comunidade para apresentar resultados de projetos e explorar novas áreas de pesquisa.
- ItemAnais [da] XVIII Jornada de Iniciação Científica 18 Anos de IC na UNEB: um olhar para o futuro(2014-10) SANTOS, Walter Nei Lopes dosA Jornada de Iniciação Científica da Universidade busca o intercâmbio das atividades de pesquisa desenvolvidas na modalidade de iniciação científica nas diversas áreas de conhecimento. O evento é aberto a toda a comunidade científica e tem foco específico para estudantes de graduação (bolsistas e voluntários) e seus orientadores, oportunizando discutir temas relevantes para a construção sistemática do conhecimento. Este evento configura-se como lócus de comunicação científica e difusão do conhecimento, que busca a consolidação das atividades de pesquisa, no âmbito da Universidade, visando a manutenção e o aprimoramento do nível de produção científica Institucional
- ItemAnais [da] XXIII Jornada de Iniciação Científica da UNEB: universidade pública e gratuita: resistência, produção científica e transformação social.(2019-10) PIMENTEL, Gabriela Sousa RegoA Jornada de Iniciação Científica da UNEB é um evento anual, com participação de mais de 1.000 pesquisadores e tem como objetivo apresentar à comunidade discente e docente, convidados e demais participantes, as ações de pesquisa científica desenvolvidas pelos bolsistas e voluntários de Iniciação Científica. Os Anais da Jornada de Iniciação Científica da UNEB são organizados levando em consideração as grandes áreas do conhecimento.
- ItemPanorama da evasão nos cursos de graduação do DCH - Campus IX, período 2012 a 2016.(2017-09-23) Anjos, Ana Paula Souza doO presente artigo é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido no DCH-Campus IX da UNEB, na cidade de Barreiras-Ba, sobre o Panorama da evasão nos cursos de graduação do DCH - Campus IX, período 2012 a 2016, que teve por objetivos: comparar o quantitativo de concluintes evadidos nos cursos de graduação do Campus IX no período de 2012 a 2016; identificar em que período do curso ocorre maior evasão dos discentes; mapear o perfil dos discentes evadidos de acordo o tipo de ingresso - vestibular ou SISU. Para isso, utilizou-se de uma abordagem quantitativa na análise dos registros acadêmicos cadastrados no sistema SAGRES do DCH – Campus IX. Como resultado foi verificado que os índices de evasão são maiores nos cursos de licenciaturas, com discentes provenientes do SISU e ocorre mais nos primeiros semestres. O quantitativo de estudantes que concluem o curso no tempo mínimo previsto também é muito pequeno, o que gera mais custos para a Universidade. Nesse sentido conclui-se pela necessidade de conhecer as causas da evasão e as consequências para a vida pessoal, social e profissional dos evadidos, assim como, a adoção de ações acadêmicas, de gestão universitária e de políticas públicas para assegurar a continuidade dos graduandos nos cursos ofertados e a formação qualitativa dos mesmos.