Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Assunto "Aprendizagem significativa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMatemática, EJA, Ensino: DA Ciência à sala de aula(2022-06-10) Moreira, Bruno Alexon SantosMuitos são os desafios no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Sendo assim, torna-se necessária a busca por estratégias de ensino que possam garantir a aprendizagem dos estudantes. Entre essas estratégias, podemos destacar as metodologias utilizadas pelos professores em sala de aula. Nesse sentido, foi realizada esta pesquisa intitulada “Matemática, EJA, ensino: da ciência à sala de aula” que visa responder a seguinte questão norteadora: de que maneira o ensino da Matemática de forma contextualizada e interdisciplinar pode ajudar na aprendizagem dos alunos da EJA? E teve-se como objetivo geral analisar a importância da prática pedagógica contextualizada e interdisciplinar no ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica pautada numa abordagem qualitativa, em que foi feita a análise de três dissertações publicadas em diferentes Universidade e regiões do Brasil, além disso, foi feita uma análise com base em trabalhos científicos publicados, na observação e na experiência do autor sobre os desafios e possibilidade de ensinar a Matemática para alunos da EJA no município de Ibiassucê-Ba. Foi utilizado como referência para a escrita da fundamentação teórica vários autores, tais como: Moacir Gadotti (2008), Edgar Morin (2002), Hilton Japiassu (1978), Ivani Fazenda (1998), Paulo Freire (2006). Sendo feito um diálogo entre as pesquisas analisadas e os escritos dos teóricos que tratam do assunto. Os resultados desta pesquisa mostram que, ao valorizar os saberes que os alunos possuem para o aprofundamento e/ou construção de novos conceitos Matemáticos, eles se sentem estimulados a estudar e a participar ativamente das aulas, o que reflete positivamente nos resultados da aprendizagem. Quanto aos materiais didáticos, concluiu-se que a abordagem da Matemática através de situações do cotidiano dos alunos é essencial no processo de ensino aprendizagem.