Campus II - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Alagoinhas
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus II - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Alagoinhas por Assunto "BNCC"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA educação ambiental na base nacional comum curricular: desafios para a formação de uma sociedade participativa(2022-12-23) Paz, Ualan Cerqueira daA Educação Ambiental representa um grupo de conhecimentos, fruto de discussões construídas ao longo de décadas, e sua obrigatoriedade no ensino é pautada em leis que visam mudanças comportamentais como resposta significativa. O objetivo da presente pesquisa é analisar as perspectivas para a abordagem da educação ambiental no ensino básico, considerando a recente implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, buscando discutir sobre a formação de uma sociedade participativa em temas socioambientais. Para tanto, foram utilizadas obras de vários estudiosos no tema, com destaque para: Marcos Reigota (2017); Branco et al. (2018); Menezes et al. (2017); Andrade e Piccinini (2017); Oliveira e Neiman (2020). A BNCC ao reduzir os conteúdos de Educação ambiental, além de transmitir uma visão ultrapassada dos conteúdos relacionados a temáticas, compromete a formação de uma sociedade participativa e emancipada.
- ItemEstatística no ensino médio: abordagem da estatística no livro didático de matemática(2022-09-01) Dias, Jesiane CerqueiraNa busca de compreender como ficou a abordagem da estatística no livro didático do Ensino Médio após a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), este estudo objetivou analisar a abordagem, e possíveis mudanças, na abordagem da Estatística nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio atualmente com a implementação da BNCC. Assim, essa pesquisa busca responder o seguinte questionamento: Quais mudanças ocorreram no livro didático acerca da abordagem da estatística no Ensino Médio após a BNCC? Utilizou-se a metodologia do estudo documental qualitativo. A amostra foi intencional composta por duas coleções do ensino médio recomendados pelo PNLD 2018 – 2020 e duas coleções com as recomendações da BNCC. Ao término da análise, constatou-se que houve significativas mudanças no livro didático do ensino em sua abordagem da Estatística no Ensino Médio mediante as diretrizes da BNCC. A Base trouxe para o currículo do Ensino Médio competências necessárias para desenvolver no aluno a capacidade de coletar, analisar, mensurar e avaliar os dados de forma crítica, possibilitando discernimento com questões socioeconômicas do seu cotidiano.