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Navegando Pós-Graduação por Assunto "Abordagem (Auto)Biográfica"
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- ItemDesenvolvimento Profissional Docente: Formação e Inserção Profissional das Egressas do Curso de Letras Língua Espanhola – UNEB/Campus I(2016-06-03) Cruz, Núbia da SilvaA pesquisa objetiva investigar como oito egressas do curso de Letras Língua Espanhola – Uneb, Campus I, dão sentido à sua trajetória de formação e inserção profissional na Educação Básica. Busca-se, assim, apreender a implicação da articulação entre formação-profissão como significativa para a compreensão do desenvolvimento profissional docente, a partir da perspectiva da abordagem experiencial, ou seja, como processo que se dá ao longo da vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa narrativa, a qual se inscreve no movimento de investigação-formação, fundamentando-se em princípios teórico-metodológicos da abordagem (auto) biográfica, com ênfase nas narrativas docentes das professoras de espanhol, entendendo-as como atrizes e autoras do seu processo formativo. Como instrumento de recolha de dados foi utilizada a entrevista narrativa, com base nas sistematizações teórico-metodológicas de Bertaux (2010), Jovchelovitch e Bauer (2002), e Souza (2011). A análise adotou a perspectiva compreensiva-interpretativa, a partir das contribuições de Souza (2006 e 2014), Josso (2010), Bolívar (2012) e Ricoeur (1986), tendo em vista as aprendizagens construídas pelos sujeitos ao longo da vida, face aos significados impressos nas trajetórias pessoais e profissionais, no que se refere à identidade docente. A pesquisa revelou ser o seio familiar o espaço onde as professoras tiveram os primeiros contatos com a profissão, através da atuação da mãe, pai, irmão e irmã e tias como docentes, bem como os diferentes caminhos percorridos até tornarem-se professoras de espanhol. Além desses aspectos, as narrativas evidenciaram, ainda, as representações que as docentes têm a respeito da profissão como resultado das construções familiares e das relações com pessoas fora do entorno familiar, bem como a influência da família e de terceiros na escolha e aprendizado profissional. O estudo permitiu refletir acerca da necessidade de vinculação entre vida-formação e profissão em articulação com o desenvolvimento profissional do professor principiante que ingressa na profissão. Através das narrativas foi possível compreender o potencial formador da abordagem (auto)biográfica ao possibilitar às docentes apropriar-se de suas histórias de vida e ao mesmo tempo conscientizar-se das experiências formadoras que marcaram e deram sentido a sua existência.
- ItemMemórias de Idosas da EJA: Práticas de Letramento e (Re)Invenção de Identidades(2019-11-11) Mercês, Leidinalva Amorim Santana dasEsta tese apresenta as práticas de letramento de dez mulheres, com idades entre 61 e 80 anos, (ex-)estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de escolas públicas da cidade de Salvador, Bahia. O objetivo foi contribuir para que o ensino nas salas de aula da EJA promova práticas de letramento que auxiliem os(as) estudantes idosos(as) nos seus projetos de (re)invenção. Especificamente, intentou: traçar o perfil de identidade das mulheres; registrar os modos pelos quais essas senhoras experienciam a velhice; analisar as práticas de letramento presentes nas memórias. Em outras palavras, verificar os usos, significados e sentidos das práticas de letramento para as (ex-)estudantes idosas da EJA. Esta tese tomou como ponto de partida o pensamento freireano, associado ao sociointeracionismo bakhtiniano; mas também se apropriou de aspectos da História Cultural e, principalmente, da Teoria Social do Letramento. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com a metodologia de base etnográfica, pautada na Abordagem (Auto)Biográfica, que se caracterizou pela observação e pelo cruzamento das narrativas das histórias de vida, registradas a partir de ateliês biográficos. Esses dispositivos são capazes de desencadear narrativas orais e escritas, ao colocar as senhoras em situações favoráveis à evocação de suas memórias. Os resultados revelaram as diferentes práticas de letramento apropriadas por essas mulheres no cotidiano, em diferentes fases da vida, ao interagir com textos e com outros sujeitos. Em adição, descortinaram particularidades do processo histórico-social opressivo e as táticas utilizadas por essas senhoras para subverter as suas condições, associadas, sobretudo, ao uso da leitura e da escrita, aqui denominadas de práticas de letramento de (re)invenção.