Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Assunto "Ação Sociopolítica"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Pedagogia dos Multiletramentos Por Uma Práxis Pedagógica na Formação de Professores(2021-09-30) Brotas, Josiane ArgoloEste estudo tem por objetivo compreender como os multiletramentos, ampliados pelas tecnologias digitais, poderão, a partir da formação docente, potencializar a ação sociopolítica dos professores, visando a uma práxis pedagógica. Compreendendo a importância da discussão sobre as potencialidades dos diversos letramentos ligados a contextos socioculturais específicos, esta pesquisa propõe a seguinte questão: como os multiletramentos, ampliados pelas tecnologias digitais, podem potencializar a práxis pedagógica dos professores e das professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Normal de Camaçari? Trata-se de uma discussão e reflexão sobre a formação de professores no âmbito da cultura digital, buscando ampliar o debate sobre demandas do ensino e aprendizagem relevantes na sociedade atual. A base teórica deste estudo é constituída pela discussão das seguintes temáticas: multiletramentos; tecnologias digitais; a práxis pedagógica, ação sociopolítica e a formação de professor. A abordagem metodológica é norteada pelos pressupostos da pesquisa colaborativa, uma das vertentes da pesquisa qualitativa. Os resultados desta pesquisa demonstram que o trabalho pedagógico orientado pelos multiletramentos, ampliados pelas tecnologias digitais, ainda é um desafio na formação de professores. A construção de propostas didático-pedagógicas, sustentadas nos pilares da pedagogia dos multiletramentos contribui para que professoras colaboradoras reflitam sobre a importância de se debater em sala de aula questões sociais e sobre a emergências de novos aprendizados e a ressignificação das práticas de ensino. Portanto, concluímos que uma educação que atenda às novas demandas da sociedade é construída com uma formação docente voltada para práxis pedagógica como ação sociopolítica de transformação. Portanto, urge a criação de espaços formativos que potencializem a ação sociopolítica do professor e propiciem a sua atuação como agente de letramento e intelectual transformador.