Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidade (MPED)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidade (MPED) por Assunto "Cartografias propositivas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemResponsabilidades institucionais para a formação de professores no semiárido baiano e o papel da universidade: uma cartografia possível(2019-06-19) Santos, Ivete Teixeira dosEste texto reflete um esforço de pesquisa no qual intenciono compreender o papel da Universidade e as suas responsabilidades institucionais para a Formação de Professores, no município de Euclides da Cunha/BA. Em seu percurso, busquei cartografar o que passa, o que acontece, e como os sujeitos envolvidos na pesquisa vivenciam este movimento, identificando cursos de formação de professores oferecidos pela UNEB, através do Campus XXII - Euclides da Cunha; bem como suas ressonâncias na formação docente no Território de Identidade Semiárido Nordeste II. Metodologicamente, o texto foi produzido segundo os pressupostos da investigação Narrativa e da Cartografia, com aporte teórico principal dos filósofos Deleuse e Guattari (2011), Passos e Kastrup e (2009), Clandinin e Connelly (2015). A cartografia foi desenvolvida a partir do entrecruzamento dos depoimentos e relatos de vinte e sete sujeitos, e por diferentes caminhos provocados por encontros com autores que discutem formação docente; questões relacionadas à Universidade e políticas públicas educacionais voltadas à formação docente, dos quais destaco: Boaventura (2009), Fialho (2005), Veiga (2008), Gatti, Barreto e André (2011), Pimenta (2009), André (2016), Nóvoa (2011), Saviani (2009), Santos (2004), Zabalza (2007), Ball e Mainardes (2011) e Mainardes (2006). Para a produção de informações qualificadas fiz levantamento documental, a partir do Projeto de Desenvolvimento Institucional da UNEB; de Leis e Documentos Oficiais que regulamentam a formação docente no Brasil, que regulamentam as Políticas Públicas voltadas à formação docente no Brasil; e do Projeto de Implantação e Reconhecimento dos Cursos de formação de professores. Valorizando a narrativa como dispositivo de pesquisa, acionei Grupos de Discussão (Dialogais) para o diálogo com gestores do Campus XXII, representantes da Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo Territorial de Educação – NTE. Além disso, recebi Cartas Narrativas, escritas por estudantes egressos dos cursos ofertados pelo Campus XXII/Euclides da Cunha, mobilizando relatos destes partícipes da pesquisa. Os resultados apontam que a Universidade, embora possua grandes potencialidades no requisito formação inicial de professores, ainda necessita de ajustes no currículo, e apresenta total fragilidade nos requisito formação continuada e aproximação com escola e comunidade. Assim, esse estudo, pode favorecer o desenvolvimento de possíveis reorientações de ações desenvolvidas pela nossa Universidade, com o intuito de contribuir para as discussões sobre formação de professores da Educação Básica no interior dela.