Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidade (MPED)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidade (MPED) por Assunto "Ciclo de Políticas."
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- Item“EMBAIXO DO PÉ DO LOUCO” POLÍTICAS CURRICULARES E A PRODUÇÃO DE MATERIAL DE APOIO PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR QULOMBOLA EM SÃO FRANCISDO DO CONDE/BA(2021-10-30) Gelard, Fabiana PedreiraO Estado da Bahia é hoje o segundo maior estado em número de comunidades quilombolas certificadas, são cerca de 811 segundo dados da Fundação Palmares. A Educação Escolar Quilombola enquanto modalidade da educação teve suas diretrizes instituídas em 2002. Desde então, as pesquisas sobre educação escolar quilombola no Estado da Bahia apontam que as Diretrizes Curriculares Quilombolas não são implementadas pelas escolas situadas em quilombos. Utilizando como referencial analítico os estudos de Stephen Ball, Mag Maguire e Annette Braun (2016), em que se compreende que as políticas não são simplesmente atuadas pelas escolas, mas são por elas também produzidas, essa pesquisa tem como objetivo: compreender os processos de interpretação e tradução das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola feitos pela Escola José de Aração. Além disso, por se tratar de um mestrado profissional em educação, a pesquisa tem como produto educacional a criação de um material de apoio pedagógico com as histórias, os causos e a cultura da Comunidade Quilombola do Monte Recôncavo. A pesquisa tem como fundamento epistemológico os estudos decoloniais (QUIJANO, 2009; MIGNOLO, 2003; WALSH, 2009; 2014) e utiliza a Escrevivência (EVARISTO, 2020) como metodologia de pesquisa, uma vez que a mesma possibilita borrar os lugares entre pesquisadores(as) e pesquisados(as), em uma tentativa de fuga de simplificações que colocariam pesquisadores(as) como escribas das escrevivências quilombolas montenses. O processo de busca envolve encharcar-se com as vivências quilombolas monteses e também produzir narrativas sobre os afetos e trocas produzidas neste encontro. A conversa foi assumida como dispositivo de pesquisa e, através dela, houve uma tentativa abrir-se para o outro, com afeto, atenção e cuidado, que constitui esse movimento de troca, em que não há um ser que pergunta a espera de respostas muitas vezes esperadas e pré-concebidas (SAMPAIO; RIBEIRO; SOUZA, 2018). Na análise das informações foi (re)construído o caminho das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola até sua chegada na escola, nesse caminho novas atuações e sentidos vão sendo dados, o que demonstra que, atualmente, falar que a escola não implementa as Diretrizes pode não ser o meio mais eficaz de pensar sobre o trato das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na escola. A Escola José de Aragão Bulcão vem realizando ao longo de todo esse tempo de instituição das Diretrizes uma série de atividades tendo a Comunidade Quilombola do Monte Recôncavo-BA com protagonista das ações. Em um contexto político educacional em que ainda há algumas incompreensões acerca da Educação Escolar Quilombola, ter uma escola que se preocupa em transformar em atividades as vivências da comunidade é um passo muito grande para o fazer político da Educação Escolar Quilombola.