Campus I - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Salvador
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Navegando Campus I - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Salvador por Assunto "Afirmação identitária"
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- ItemCom que cor se pinta o negro nas histórias em quadrinhos?(2014) Santos, Valdecir de LimaO presente trabalho de investigação – intitulado Com que cor se pinta o negro nas Histórias em Quadrinhos – tem como objeto de estudo a representação social do negro nas Histórias em Quadrinhos e como objetivo explorar conteúdos relacionados às lutas políticas e sociais do povo negro, buscando contribuir para que ideologias arraigadas no seio da sociedade sejam repensadas e (des)construídas a partir de novos olhares. Para tanto, procurou-se analisar os conteúdos de sete narrativas quadrinizadas, tendo como referencial teórico-metodológico, para melhor compreensão do objeto aqui esposado, os estudos propostos por Cirne (1982), Chinen (2013), Gonçalo Junior (2004), Hall (2011), Moscovici (1978, 2012), Munanga (1988), Oliveira (2006), Silva (2004, 2001, 2011) e Souza (2005). Incide na hipótese de que as Histórias em Quadrinhos com heróis e heroínas negras podem constituir-se em elemento político-pedagógico de resistência e de libertação e que tais narrativas, ao proporem um discurso estético-ideológico pautado na história e cultura, influenciam na construção de uma identidade positiva do povo negro, elevando sua autoafirmação identitária. Foram trazidos para o cerne da reflexão os quadrinhos como elemento histórico, político e cultural, cuja rede de produção e divulgação contribui para a aquisição de novos e complexos conhecimentos, os quais permitem apreender o real e intervir diretamente sobre ele. Por meio da pesquisa, foi possível detectar que o espaço quadrinizado ainda é um território demarcado ideologicamente para o imaginário branco e suas representações sociais. E, embora essa realidade venha sofrendo profundas modificações – em decorrência das frentes de lutas implementadas pelos Movimentos Sociais Negros –, em termos quantitativos ela ainda é muito baixa. O estudo pretendeu revelar também, por meio da análise dos dados, que essas narrativas, por incorporarem nas suas páginas elementos da história e da cultura do negro brasileiro, cuja matriz é de origem africana, são eficazes no combate à discriminação, ao preconceito e à prática do racismo, sendo igualmente significantes para a construção da identidade étnico-racial da comunidade negra, no que diz respeito à sua autoaceitação e à elevação da sua autoestima