Campus XIII - Departamento de Educação (DEDC) - Itaberaba
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Navegando Campus XIII - Departamento de Educação (DEDC) - Itaberaba por Assunto "Afetividade"
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- ItemA adoção por casais homoafetivos frente a omissão do Poder Legislativo Federal Brasileiro.(2022-07-15) Soares, Enerivalda OliveiraAs uniões homoafetivas por muito tempo ficaram excluídas da proteção jurídica, somente em 2011, foi que o Supremo Tribunal Federal através do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 4277 e da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 132 reconheceu essas uniões como entidade familiar, no entanto, na atualidade ainda encontram dificuldades, especificamente no que concerne a adoção de crianças e adolescentes. A presente monografia visa a análise dos entraves da adoção por casais homoafetivos frente a omissão do Poder Legislativo Federal. Nesse contexto, para responder o objetivo da pesquisa tratou-se sobre o conceito e evolução de família, bem como seus avanços legislativos e doutrinários até a contemporaneidade. Foi abordado também a história da adoção de forma sucinta e as suas alterações legislativas no decorrer do tempo até o momento atual. Além disso, contextualizou a adoção por casais do mesmo sexo, seus avanços devido a decisão do STF e também entraves por não ter uma lei expressa que regulamente, por fim, foram analisados projetos de lei e decisões sobre a temática. Para isso, foram utilizados procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, valendo-se do método dedutivo para responder a problemática. A pesquisa concluiu que apesar dos avanços alcançados, na adoção conjunta homafetiva, ainda há divergências nas decisões por parte dos profissionais do direito, que, muitas vezes, utilizam como justificativas a falta de uma lei expressa.
- ItemOlhar pedagógico da roda de conversa na educação infantil: vivências, práticas e ludicidade.(2022-12-14) Santos, Adriana Costa dosÉ na “rodinha de aprendizagem” que a nossa aula começa. Por meio desta que o conhecimento “gira” entre os pequenos e perpassa pelo educador, dando sentido a aprendizagem individual e coletiva da turma. A roda de conversa é um momento ímpar e de muita valia para as crianças pequenas no início do seu processo de escolarização, pois os propícia uma melhor forma de ver e sentir os colegas da turma. O formato de círculo não em vão. Este modelo possui o propósito de promover o “olho no olho” que resulta no estreitamento de laços o qual propõe um sentimento de afetividade entre os sujeitos. A partir disso, esse trabalho acadêmico tem por objetivo viabilizar uma prática importante dentro da educação infantil: as rodas de conversas, rodas de rotinas e rodas de conhecimentos. São muitos os nomes que pode se dar para essas práticas de ensino-aprendizagem e que não está apenas dentro da educação infantil, mas em todo o processo de aprendizado da criança nos anos iniciais. Utilizando da revisão bibliográfica com autores Jacinto Sarmento e Madalena Freire analisando seus trabalhos sobre a importância da rodinha na construção do diálogo e afetividade juntamente com relato de vivência com imagens que ilustra essa prática.