Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC8
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC8 por Assunto "Educação"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFungos liquenizados do muro de pedras do aeroporto de Paulo Afonso - Bahia(2022-07-28) Sá, Sinara Maria da SilvaO reino Fungi é constituído por um grupo de organismos muito diverso, possuindo características distintivas, apresentando diferentes formas e cores. Os fungos podem ser liquenizados, vivendo em simbiose com um organismo fotossintético ou não liquenizados, sem nenhum tipo de associação. Os liquens são seres vivos formados pela associação entre um micobionte e um fotobionte, com diferentes formas morfológicas e crescimento em diversos substratos como córtex das árvores (corticícolas), sobre folhas (foliícolas), solo (terrícolas), junto com musgos (muscícolas) e sobre rochas (saxícolas). No bioma Caatinga, que é exclusivamente brasileiro, apresentando um clima semiárido com vegetação adaptada para os períodos de seca, pesquisas de cunho taxonômico e ecológico sobre liquens vêm sendo intensificadas nos últimos anos, mas ainda são limitadas. Visando minimizar essa lacuna, o presente trabalho teve por objetivo conhecer e identificar a comunidade liquênica presente no muro de pedras do Aeroporto de Paulo Afonso, sertão da Bahia, elaborando um Caderno Didático Ilustrado de liquens saxícolas afim de popularizar o conhecimento sobre os fungos. Para isso, foram realizadas expedições à campo no período de setembro, outubro/2021 e março, maio/2022 na área externa do muro do Aeroporto, totalizando 190 metros do muro. O material foi encaminhado para o Laboratório de Micologia da Universidade do Estado da Bahia: Coleção Didática, Herbário de Fungos e Coleção de Cultura de Fungos (MICOLAB - UNEB VIII) para caracterização morfológica e identificação dos táxons. Nesta pesquisa foram identificados sete táxons de liquens saxícolas distribuídos em cinco famílias, quatro ordens e cinco gêneros: Buellia De Not. (Caliciaceae, Caliciales), Caloplaca Th. Fr. (Teloschistaceae, Teloschistales), Peltula Nil. (Peltulaceae, Lichinales), Physcia (Schreb.) Michx. (Physciaceae, Caliciales), e Xanthoparmelia (Vain.) Hale. (Parmeliaceae, Lecanorales). Caloplaca é o gênero de liquens saxícolas mais abundante, Buellia e Physcia são frequentes, enquanto Peltula é pouco frequente. Pesquisas com liquens saxícolas são pouco realizadas e a diversidade pouco discutida, demonstrando a necessidade e a importância de estudos na região.
- ItemFungos queratinofílicos em areia do Parque Belvedere, Balneário Prainha e Prainha do Centenário (Rio São Francisco) no Município de Paulo Afonso, Bahia(2022-12-26) Silva, Tâmiris Brito Matos daOs fungos queratinofílicos possuem um papel relevante no ecossistema, realizando a degradação da queratina. Em seres humanos, a colonização desses fungos tem se tornado cada vez mais frequente, levando a dermatofitoses. No sertão baiano, são escassas as pesquisas com dermatófitos queratinofílicos. Com intuito de minimizar essa lacuna, a presente pesquisa foi realizada na cidade de Paulo Afonso, região norte da Bahia onde foram coletadas amostras de areia de três localidades: I) Parque Belvedere; II) Balneário Prainha e III) Prainha do Centenário em dois pontos estratégicos onde havia maior fluxo de circulação de pessoas, animais e resíduos sólidos, perfazendo um total de três pontos por coleta. Foi realizada a técnica utilizando iscas de queratina, cabelo e unha humanos para isolamento dos fungos. Em todo o material examinado, obtido das três localidades, foi possível isolar fungos nos fios de cabelo e fragmentos de unha. O cabelo é comumente utilizado em pesquisas para isolar fungos dermatófitos e queratinofílicos. Dentre as amostras positivas, analisadas e repicadas foram encontrados os seguintes fungos anamórficos (fase assexual): Penicillium sp., Rhizopus sp., Mucor sp., Fusarium sp., Aureobasidium sp., Curvularia sp. e esporos clamidosporos. Os gêneros Rhizopus, Mucor e Aureobasidium foram encontrados nas três localidades. O gênero Fusarium foi registrado em todas as amostras de cabelo (Balneário Prainha, Prainha do Centenário e Belvedere) e unha (Prainha do Centenário). Com os resultados obtidos foi elaborada uma cartilha educativa com o propósito de propagar o conhecimento acerca dos fungos queratinofílicos, utilizando uma linguagem simples para produzir compreensão aos alunos e professores da educação básica. A qualidade ambiental das prainhas e parques em uma cidade turística é de suma importância para a saúde pública, pois quando o solo está contaminado pode conter agentes etiológicos causadores de doenças.
- ItemGestão de resídus sólidos: análise de hábitos e concepção dos discentes de ciências biológicas da UNEB Campus VIII(2022-07-12) Santos, Leonardo Souza LimaUm grande problema que atinge o planeta é o acumulo desenfreado e a má gestão dos resíduos sólidos produzidos pela sociedade atual. Avaliar como as pessoas percebem essa questão é muito importante pois ajuda a diagnosticar o nível de conscientização da população e possibilita a realização de ações de modo a fortalecer a educação ambiental entre as pessoas. Diante disso, esse estudo teve como objetivo realizar uma análise sobre os hábitos e concepção de discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia, Campus VIII acerca da gestão e o descarte de resíduos sólidos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem descritiva de caráter qualitativo e quantitativo, realizada com discentes do 3° ao 9° períodos, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia, DEDC VIII em Paulo Afonso, nos meses de agosto a setembro/2021. A coleta de dados foi executada através de um questionário semiestruturado e anônimo, autorizado pelos participantes através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os resultados revelaram que os discentes, participantes da pesquisa, cursaram a educação básica, em sua maioria, em escolas da rede pública de ensino, e nesse período, a maioria, informou não ter participado de projetos relacionados com o tema. Verificou-se que os participantes possuem uma percepção muito superficial sobre lixo, com confusões conceituais acerca do tema e pouco conhecimento sobre a política nacional de resíduos sólidos. Além disso, a maioria desconhece a destinação final do lixo na cidade que reside. No entanto, os participantes da pesquisa, por meio do questionário, demonstraram ter uma base de conhecimento satisfatória. Noventa e seis (96%) sabem separar correntemente os resíduos para reciclagem, 88% sabem a destinação final mais adequada dos resíduos sólidos e a maioria tem noção da importância de abordar essa temática com as crianças. Mesmo a Universidade e os docentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas disponibilizando bolsas e projetos de pesquisa e extensão, observou-se que 56% dos entrevistados, não participaram nem como bolsistas, nem como voluntários de trabalhos voltados para a temática Gestão de Resíduos Sólidos. Há necessidade de maior conscientização para um melhor desenvolvimento teórico e prático em relação a gestão dos resíduos sólidos na rede de educação básica e no ensino superior.
- ItemLaboratório de zoologia: Um espaço didático da UNEB Campus VIII- Paulo Afonso- BA.(2022-07-14) Barros, Laís Emília TorresO laboratório didático é um espaço que contribui para a aprendizagem prática, no qual o uso de modelos didáticos ou observação de exemplares de animais conservados em laboratório, é uma alternativa para a aproximação com a realidade aprendida na teoria. O presente trabalho buscou caracterizar e analisar a finalidade e utilização do Laboratório de Zoologia da Universidade do Estado da Bahia- Campus VIII e seus visitantes, situado no Município de Paulo Afonso- BA, a fim de demonstrar a importância do seu uso como espaço didático e como recurso de aprendizagem aos visitantes. Nesta pesquisa, é discutida as contribuições na aprendizagem fora do contexto escolar que o laboratório traz para os visitantes, que são estudantes e funcionários de diversas instituições públicas e particulares da cidade de Paulo Afonso e povoados vizinhos, a fim de compreender o papel da educação e a proposta de estudos neste ambiente. Trata-se de uma pesquisa documental, tendo por amostra o livro de frequência de assinaturas de visitantes ao laboratório de zoologia entre os anos de 2015 a 2019, informando a instituição do visitante e fotografias das coleções do espaço didático. Os resultados apontam que a maior abrangência de visitas é vinda de escolas públicas de Paulo Afonso-BA, de Ensino Fundamental, médio e técnico, onde possivelmente há poucos recursos didáticos para realização de atividades práticas de aprendizagem nas escolas. Deste modo, o laboratório cumpre um papel relevante no ensino de ciências no município de Paulo Afonso – BA.