Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Prisional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Prisional por Assunto "Processo Ensino Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemContribuição do processo ensino aprendizagem para a ressocialização do indivíduo preso(2007-05-15) Ferreira, Avani Mendes; Brito, Maria José Teixeira deO processo ensino aprendizagem enquanto objeto deste estudo, está relacionado diretamente com a instituição “prisão”, estabelecendo-se por conseqüência um link com a Criminologia e com Direito Penal, ambos de forte tendência positivista preocupando-se muito mais em “.....vigiar o comportamento cotidiano das pessoas, sua identidade, atividade, gestos, aparentemente sem importância ...”, (FOUCAULT, 1999). Com o pensamento da Teoria da Reação Social e da Pedagogia da Presença tentar-se-á neutralizar as idéias cartesianas da educação no sistema prisional, buscando-se para tanto amparo na biologia, na sociologia, na ética e na filosofia, para defender a idéia de que o processo de aprendizado no cárcere deve ser conduzido a partir da visão do individuo privado de liberdade nas suas relações consigo mesmo e com o universo. Este trabalho sugere como idéia inicial contribuir para o debate a respeito do perfil do processo ensino aprendizagem embutido nos projetos pedagógicos em execução no sistema prisional da Bahia, com o entendimento de ter este processo deve voltar se para as características do aluno aquém é dirigido, bem como para a realidade dos operadores do sistema (educadores, outros agentes públicos e sociedade). Pretende ainda perceber até que ponto a condução deste processo tem colhido o resultado esperado a médio e longo prazo, pela mudança de forma positiva nas atitudes do preso aluno, pela contribuição dada pela forma de ensinar para o alcance da tão almejada ressocialização e, pelo quanto de novas idéias vem sendo incorporado no âmbito pedagógico aos projetos, no período analisado.