Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Diversidades (MPED)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Diversidades (MPED) por Autor "Araújo, Nádia Barros"
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- ItemÉ do jeito da gente que eu vou contar! Narrativas orais interfaces nas práticas educativas escolares(2016) Araújo, Nádia BarrosEste trabalho resulta da pesquisa sobre as narrativas orais dos contadores de história de Tapiramutá/Bahia numa perspectiva socioeducativa. O tratamento dos dados e a escrita do texto se deram numa perspectiva fenomenológico-hermenêutica. Inicia-se por enfatizar as narrativas orais como produções culturais composta de elementos do imaginário que apontam para as representações sociais, ideológicas e identitárias dos sujeitos. Considera o potencial das narrativas orais como fonte de saberes e conhecimentos que se entrelaçam com a perspectiva multicultural/intercultural do currículo. Assim sendo, a pesquisa se desenvolveu em dois momentos: primeiro com a pesquisa de campo junto aos contadores de história da cidade de Tapiramutá, a fim delevantar as narrativas orais, os temas e representações que emergem delas. Para tanto, utilizamos a pesquisa exploratória, a entrevista narrativa e semi-estruturada. No segundo momento, o trabalho de pesquisa se desenvolveu através da pesquisa participante e de cunho qualitativa, junto a um grupo de professores da Educação Básica da cidade de Tapiramutá/Bahia, participantes do curso de formação sobre o uso pedagógico das narrativas orais. Desta vivência origina-se um conjunto de 17 (dezessete) proposições didáticas e uma lista de atividades, ambos elaborados pelos professores cursistas. Assim o córpus de analise deste trabalho se constitui de 89 narrativas orais dos contadores e deste conjunto de proposições didáticas e lista de atividades. Como arcabouço teórico nos orientamos por: Marilena Chauí e Chartier para apresentarmos as narrativas orais enquanto expressão cultural, com Bourdieu, Jovchelovith e Maffesoli para discutirmos sobre o imaginário e as representações sociais presentes nas narrativas orais, Tomaz Tadeu e Stuart Hall no que refere-se as questões identitárias, Canen, Macedo e Mclaren para tratarmos sobre o currículo numa perspectiva multicultural/intercultural.