Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidades (MPED) - Jacobina
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 144
- ItemAbecedário pedagógico sob rasura: educação e(m) diversidade(UNEB, 2023) Silva , Ana Lúcia Gomes da; Salvadori , Juliana Cristina; Silva, Obdália Santana FerrazAs produções dos verbetes-conceitos, nesta coletânea, podem ser vistas como um exercício menor de práticas de liberdade em um agenciamento coletivo, numa composição híbrida e radicalmente intensa, pois os conceitos aqui rastreados e cartografados são desafios ao exercício do pensamento, como nos convidam Gilles Deleuze e Félix Guattari (2012), a "[...] fazer do pensamento e da arte verdadeiras máquinas de guerra", o que pode significar colocar em movimento práticas de resistência, intensificando-as, numa luta contra a fragmentação da realidade, que tem deixado de fora a continuação do mundo. Nesse sentido, os autores nos falam de um pensamento que subverte regras em favor da vida. Nesta obra reunimos uma diversidade de signos e significados, sob a forma de uma escrita que, a partir de uma aproximação discursiva com outros textos porque a escrita é, ao mesmo tempo, um ato de repetição e um ato criativo, original articula elementos dados, filiados a outras vozes, para tratar de temas educacionais na interface com a diversidade, com permanente abertura temática, numa luta incessante para (des)invisibilizar práticas, processos conceitos não compreendidos pela racionalidade técnica das monoculturas que ainda teimam em se fazer presente no cenário das políticas e práticas educacionais e da formação de professores.
- ItemSequências didáticas: caminhos para educação em sexualidade(2023) Santana, Clara Gomes deNa tentativa de romper com os desafios e dialogar sobre sexualidade com os (as) estudantes, fui incorporando nas minhas aulas novas metodologias e inserindo a educação em sexualidade nas minhas disciplinas. Valendo-se disso, elaborei este material didático parte do requisito para a obtenção do título de Mestre em Educação e Diversidade do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia (MPED/UNEB). Esta proposta é uma sugestão que pode servir de inspiração para outras formas de integrar a Educação em Sexualidade na escola. A partir dos exemplos de textos, filmes, e atividades apresentadas nessas sequências, há uma infinidade de textos e atividades que podem ser inseridas na temática da sexualidade. Contudo, o conhecimento a ser construído não se acaba com as sequências aqui propostas.
- ItemEntre booktubers e booktokers: a formação leitora no ambiente das redes sociais(UNEB, 2024-03-19) Santos, Ione Araújo dos; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Anecleto , Úrsula Cunha; Silva, Obdália Santana FerrazA presente investigação apresenta discussões acerca da formação leitora e das práticas de leitura que ocorrem nas comunidades dos booktubers e dos booktokers nas redes socias Youtube e Tiktok. Tendo em vista que o cenário mundial envolto pelas Tecnologias Digitais gerou implicações diretamente na maneira como os sujeitos escrevem, leem, falam e se comunicam, principalmente o público jovem e adolescente, esta pesquisa norteia-se com o objetivo geral de compreender como as práticas de leitura realizadas nas comunidades virtuais dos booktubers e booktokers podem contribuir para a formação de leitores/as literários/as. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, ancorada no método netnográfico, sendo o corpus três canais literários no Youtube e dois perfis no Tiktok, nos quais foram analisadas as práticas e atividades de leitura, bem como a interação e o envolvimento dos/as leitores/as com os perfis e os conteúdos produzidos. Assim, foram identificadas cinco práticas de compartilhamento de leitura mais comuns dentro da comunidade virtual como as videorresenhas, bookshelfs tours, listas de recomendação/leituras, receitas literárias e fofocas literárias, através dos canais e perfis de Tatiana Feltrin, Ler Antes de Morrer, Pam Gonçalves, Tiago Valente e Patzzic. A análise dos dados ocorreu por meio de passos analíticos da própria netnografia, que envolve codificação, anotações, abstração e comparação, verificação e refinamento, generalização e teorização. O lócus situou-se nas redes sociais da internet, o YouTube e o TikTok, tomando como colaboradores/as os/as leitores/as, interactantes delas. A pesquisa discutiu os eixos temáticos leitura literária e formação leitora, na perspectiva de Cândido (2011), Yunes (1995), Petit (2009), Santaella (2004), Chartier (1994,1998, 2002) e Cosson (2009), e cibercultura e ambiente digital, no viés de Castels (2003), Dizard (2000), Levy (1999), Moreli (2017) e Jenkins (2009). Percebeu-se que as práticas de leitura literária das comunidades inauguraram formas diferentes de tratar o texto literário no ambiente virtual, envolvendo os/as leitores nas experiências diversas de contato com o livro e o universo literário. Além disso, a interação dos/das interactantes via comentários, desafios e maratonas demostraram que a comunidade virtual proporciona um espaço para a troca de informações, fortalecimento dos gostos literários, diálogos sobre temas literários distintos, descoberta de gêneros e autores/as, que alimenta o entusiasmo pela leitura, cria conexões emocionais e relações íntimas, contribuindo para uma comunidade leitora participativa e conectada. Como produto educacional, foi criado um perfil na rede social TikTok, com o objetivo de fomentar e promover discussões sobre livros e literatura.
- ItemPráticas discursivas docentes sobre as performances de gênero no contexto escolar(UNEB, 2019-07-30) Oliveira, Allisson Esdras Fernandes de; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Salvadori, Juliana Cristina; Fagundes, Tereza Cristina Pereira CarvalhoA pesquisa intitulada: “Práticas discursivas docentes sobre as performances de gênero no contexto escolar” toma como objeto de estudo as Práticas Discursivas de professores e professoras sobre as performances de gênero no contexto escolar. Busca compreender como as implicações socioculturais contribuem para o processo de constituição das performances de gênero. Para tanto, o embasamento teórico advém, principalmente, de uma perspectiva pós-estruturalista, no que se refere aos estudos de gênero em Butler (2010). O objetivo central da pesquisa é analisar como as práticas discursivas dos professores difundem e ou silenciam as performances de gênero no contexto da sala de aula. Optou-se como método a etnografia crítica por este possuir aderência com a proposta investigativa da pesquisa e ser um método fundado no campo da educação. Como lócus da pesquisa apresentamos uma escola pública de ensino Médio, do município de Xique-Xique, no estado da Bahia. Como dispositivos de pesquisa para a construção de dados, foram utilizadas entrevistas abertas, observações participantes com o uso do diário de bordo de modo a apresentar no decorrer das análises, maiores detalhes referentes às práticas discursivas dos professores participantes da pesquisa, num total de 10 docentes, sendo 3 homens e 7 mulheres. Como principais resultados da pesquisa, inferiu-se que a escola de modo geral, como instituição social, ainda reproduz certos discursos considerados arraigados em relação às questões referentes ao gênero e uma distante abordagem do tema durante as aulas. O estudo apontou ainda que segundo o coletivo docente, o Ateliê de Pesquisa contribuiu para a reflexãoação- reflexão das práticas pedagógicas, ao debaterem coletivamente sobre suas próprias narrativas advindas da entrevista , o que possibilitou novas estratégias acerca do trabalho com as performances de gênero no contexto escolar, considerando que as práticas discursivas dos professores e das professoras não dão ainda visibilidade as performances de gênero no contexto escolar, ao não abordarem de maneira frequente e participativa o levantamento de questões sobre o tema. A pesquisa marca ainda processos de transição de rupturas presentes nos discursos dos docentes no que se refere a normatividade de gênero. Outro dado apresentado é que se observou nas aulas e nos Atividades Complementares (AC) que ainda existem discursos preconceituosos no interior da escola, como também silenciamentos na abordagem das temáticas sobre gênero. Visualizou-se também um movimento que propõe mudanças no currículo escolar e a necessidade de formação em exercício, com os professores sobre o tema, tomando a escola como lócus da formação, bem como a importância de projetos didático-pedagógicos que envolvam a comunidade escolar como um todo, para realização de ações de combate ao preconceito e discriminação de gênero.
- ItemO fotográfico e a professoralidade: uma cartografia de aproximações e distanciamentos(UNEB, 2023-03-17) Lima, André Luiz de Araújo; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Gomes, Antenor Rita; Salvadori, Juliana Cristina; Silva, Sérgio Luiz Pereira da; Pereira , Marcos VillelaEsta pesquisa-experimento apresenta um processo de escrita cartográfica sobre a professoralidade, fissurada pelos modos operativos da fotografia, para traçar caminhos e movimentos de subjetivação em torno da formação do professor de arte. Como objetivo central, propõe-se interrogar como o fotográfico desenha/marca a professoralidade nas artes, tomando-o como paradigma de uma pedagogia do experimento. Adota o método cartográfico, privilegiando a imersão na experiência do pesquisador, forjando a pesquisa a partir de si, propondo uma investigação da docência em artes a partir da escrita de si, utilizando materiais autobiográficos, memórias e vivências em torno do fotográfico como fundamento para problematizar a professoralidade. Como dispositivos de construção dos dados, contou-se com o diário de bordo online, tensionado e vivenciado por uma pedagogia do experimento. Como dispositivo de análise é empregado o próprio método cartográfico na interface com as estratégias da esquizoanálise. Os achados centrais deste estudo apontam que o movimento da escrita cartográfica subverte a professoralidade pelas marcas do fotográfico, disparando problematizações sobre os processos de subjetivação do professor de arte. No contexto de dissenso e indisciplinaridade produzidos pelos experimentos desta pesquisa, observa-se à docência tomada como processo de experimentação desviante e multifocal, provocando cisões e eclosões de outras professoralidades, rachando identidades na direção de territórios nômades, reconectando o desejo a devires minoritários na invenção de si como obra de arte. Os experimentos produzidos por esta cartografia ainda apontam potencialidades de produção de estratégias e metodologias que servirão de base para a concepção da intervenção de campo como futuro desdobramento deste estudo.