Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Diversidades (MPED)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Diversidades (MPED) por Autor "Castro, Alberthyvania Brasileiro de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação docente na EAD: experiências dos egressos de licenciatura em computação(2020) Castro, Alberthyvania Brasileiro deEste estudo apresenta uma análise sobre a construção da formação docente no curso de Licenciatura em Computação na modalidade EaD, oferecido pela Uneb por meio da UAB, no Polo presencial de Senhor do Bonfim-Ba. Para tanto, apresentamos as características metodológicas que embasaram a organização curricular do curso, bem como as experiências dos egressos na condição de sujeitos do processo de formação e as implicações relacionadas à inserção profissional na área da educação, sobretudo na Educação Básica. Nosso objetivo geral consistiu em compreender a construção da formação docente no curso de Licenciatura em Computação, na modalidade EaD. Os objetivos específicos foram: historicizar a trajetória da EaD no contexto da formação docente; identificar as características da formação docente recebida pelos egressos de Licenciatura em Computação; avaliar as implicações de estudar Licenciatura em Computação na modalidade EaD para a vida profissional dos egressos. O referencial teórico está embasado nos conceitos de Educação a Distância e Formação Docente a partir de Belloni (2002), Formiga (2011), Castilho (2011), Mill (2010), Valente (2011), Castells (2007). De abordagem qualitativa e fundamentada metodologicamente no paradigma Fenomenológico, a pesquisa utilizou o Estudo de Caso como método. O dispositivo que ancora a análise de dados é a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Para construção dos dados utilizamos: levantamento bibliográfico, questionário online, grupo focal online e entrevista não estruturada. Os colaboradores da pesquisa, num total de 15, foram os egressos de duas turmas de LC que concluíram o curso no período de 2014 a 2018. Os resultados apontam que a formação docente do curso de Licenciatura em Computação na modalidade EaD se deu a partir de embasamentos teóricos, planejamentos, participação, enfrentamento e resistência, já que as escolas ainda não se adaptaram para receber esse profissional. É perceptível, quando da análise dos dados construídos nos questionários, grupo focal e entrevistas a validade e relevância da formação de Licenciatura em Computação para a capacitação profissional dos egressos. Foi possível observar a necessidade de potencializar a estruturação metodológica do curso para propiciar uma melhor desenvoltura e participação de seu público, bem como uma preparação externa das escolas e demais espaços de ensino-aprendizagem que necessitam desses profissionais para, dentre outros objetivos, contribuir com o uso das tecnologias na Educação Básica.