Licenciatura em Pedagogia - DCH3
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH3 por Autor "BEZERRA, Diana de Jesus"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemINDEFINIÇÃO DO CONCEITO DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: REPERCUSSÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA(2021-07-09) BEZERRA, Diana de JesusO termo dificuldade de aprendizagem ainda se encontra indefinido, sendo identificada na literatura, uma divergência conceitual. Durante as observações nos estágios curriculares no espaço escolar, percebeu-se que esse termo está constantemente sendo utilizado dentro do âmbito escolar, principalmente entre os professores no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo investigar de que modo a indefinição do conceito de dificuldade de aprendizagem repercute no contexto das escolas. Para isso foi feita uma análise exploratória em pesquisas empíricas que tratavam sobre o tema, elegeu-se os estudos de Rodrigues (2009); Carvalho (2007) e Osti (2004) que trazem a visão dos professores sobre as dificuldades de aprendizagem. Através dessa análise, identificamos que os professores não compreendem de fato o conceito de dificuldade de aprendizagem, por causa disso, eles fazem uma confusão conceitual entre esse termo e a dificuldade escolar, entendo ambas como sinônimos. Como consequência, as dificuldades das crianças são compreendidas como transtornos de aprendizagem, incidindo na patologização da aprendizagem, nos diagnósticos infundados e na rotulação dos alunos.