Licenciatura em Pedagogia - DCH3
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH3 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 73
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAtuação do pedagogo e o processo educomunicativo em espaço não formal: Reflexões sobre experiências desenvolvidas em Juazeiro - Bahia(2022-12-28) SILVA, Selmara Caroline Nunes Da; VIEIRA, Josenilton NunesA Educomunicação se apresenta como um estudo a partir da relação entre a Comunicação e a Educação, mediante a inserção de elementos comunicacionais no espaço de aprendizagem. A presente pesquisa, tem como objetivo investigar o papel do pedagogo no desenvolvimento de práticas pedagógicas educomunicativas em espaço não formal de educação com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Tendo como espaços de pesquisa, as experiências vividas em dois projetos desenvolvidos na casa de acolhimento Rosa Menina, relacionando os conhecimentos entre os projetos socias Casa Dom Jose Rodrigues e Projeto Social Lions Club desenvolvido pelo professor de música Wellington, todos configurados como espaços não formal, que exerce um trabalho pedagógico, com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O trabalho é composto por reflexões sobre essas quatro experiências pedagógicas citadas, ao longo do texto, foi possível responder ao problema central da pesquisa, evidenciando, qual é o papel do pedagogo no desenvolvimento de práticas pedagógicas educomunicativas, em espaço não formal de educação com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Tendo como base teórica alguns autores específicos da área, que conceituam espaços não formais, o que é educomunicação, infância e o papel do pedagogo sobre a educação. A metodologia utilizada no trabalho, seguiu o caminho de uma abordagem qualitativa e, se configura num estudo de campo. As técnicas e instrumentos de coleta de dados foram, a observação participante, diário de bordo, entrevistas, análise documental e anotações em geral. Através das experiências, foi possível constatar, a capacidade de ressignificar os valores e vidas nestes espaços, assim como também, perceber o poder da educomunicação para transformar o dia a dia dessas crianças e adolescentes. Ressaltou-se que a pedagogia e a educomunicação estão presentes em ambientes não formal de educação e exerce um papel transformativo, ajudando a constituir modos de ver, perceber, sentir, conhecer, reorientando práticas, e configurando padrões de sociabilidade.
- ItemAtuação do Professor frente ao aluno com transtorno do espectro autista (TEA): Uma revisão narrativa da literatura(2022-07-21) OLIVEIRA, William Da Cunha; PAIXÃO, Gilvânia Patrícia do NascimentoO presente trabalho de conclusão de curso de licenciatura em pedagogia tem como objetivo de analisar a pesquisa bibliográfica como metodologia, e relatar sobre o desempenho do professor frente ao aluno com transtorno do espectro autista, mostrando a importância do professor durante a realização das aulas para esses alunos e a intervenção de profissionais, para o desenvolvimento da criança, principalmente no âmbito educacional. O objetivo do trabalho é analisar a atuação do professor frente ao aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir de uma revisão narrativa da literatura. Para a realização deste estudo utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica buscando identificar os desafios e possibilidades de práticas pedagógicas de professor no processo de ensino-aprendizagem de estudantes autistas, mostrando resultados e apontando as dificuldades encontradas pelos professores que buscam alternativas para atender as características do ensino para alunos autistas, inseridos na escola pública. A partir dos resultados obtidos na revisão bibliográfica, observa-se que as escolas devem se adequar e buscar capacitação de seus profissionais para que esses alunos possam estar em um lugar que se adapte a ele para o seu próprio bem-estar, e que se sinta acolhido por todos sem se sentirem discriminados, e que aconteça a igualdade na escola e na sociedade, pois através do estudo, nota-se que o professor exerce um importante papel no desenvolvimento do aluno com transtorno do espectro autista.
- ItemAUTONOMIA DA CRIANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO AMBIENTE MONTESSORIANO E TRADICIONAL(2021-07-14) SILVA, Ilsa Santos Martins daO presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a importância do desenvolvimento da Educação Infantil, identificando como a criança desenvolve a autonomia na Escola Tradicional e na Escola Montessoriana, apresentando uma análise comparativa quanto a autonomia da criança no contexto escolar, numa ótica de Escola Tradicional e de Escola Montessoriana. Foi realizada uma pesquisa bibliográ fica, com buscas de literatura acerca do tema, discorrendo sobre a construção da infância, ser criança na Escola Tradicional e na Escola Montessoriana, contextualizando num processo histórico o surgimento, a legalização e a escolarização da infância, buscando ainda apresentar nova roupagem da Escola Tradicional no século XXI, com sucinto histórico sobre a educadora Maria Montessori e os fundamentos do Método Montessori para a construção da concepção da criança autônoma. Que as percepções e an álises feitas nesse trabalho, contribuam para os profissionais de educação infantil, permitindo lhes um novo olhar direcionado para o desenvolvimento da autonomia na criança, pois percebe se que a proposta da Escola tradicional aponta para uma maior passi vidade da criança na Escola Tradicional, enquanto que na Escola Montessoriana nota se uma maior possibilidade de desenvolvimento da autonomia desse sujeito, podendo então contribuir na formação da sua personalidade, onde as crianças cresçam, e possam se tornar adultos, autônomos e críticos, um possível caminho para a melhoria da nossa Educação.
- ItemA canção como elemento da aprendizagem em turmas de alfabetização(2021-12-16) VIEIRA, Sibeli Marinho Siqueira; VIEIRA, Josenilton Nunes; BARBOSA, Ingrid TorresA introdução da musicalidade no processo de ensino é objeto de estudo da pesquisa e busca compreender de que forma a música contribui como elemento da aprendizagem da criança que está em fase de alfabetização, sendo necessário analisar, a princípio, o conceito de canção e como a mesma influencia no processo de aprendizagem. Dessa maneira para entender como acontece a aprendizagem da criança realizou-se um estudo sobre as teorias da aprendizagem, na qual será abordado a teoria construtivista que entende a aprendizagem como processo onde a criança tem total autonomia na construção do seu conhecimento e o professor entra como mediador baseando-se em estudos elucidados por Piaget e Lev Vygotsky. Para compreender como acontece na prática a construção de conhecimento com o uso da canção, foi realizada uma entrevista através de um questionário online, pela plataforma Google Forms, com a participação de dez professores alfabetizadores que nos contaram sobre como usam a canção em suas aulas, qual método utilizaram, e como a música (canção) pode contribuir na aprendizagem das crianças na alfabetização. Essa pesquisa mostrou que a canção é um elemento muito eficaz, por ser uma herança cultural duradoura e lúdica, e por melhorar o desenvolvimento cognitivo, e estimular a memória, fazendo que a criança desenvolva hipóteses sobre a função das letras e dos sons de cada palavra, que para a alfabetização é fundamental.
- ItemCARTA PARA MINHA PROFESSORA(2021-07-13) CARVALHO, Aynezaine“Carta para minha professora” reúne um conjunto de escritas de bilhetes e cartas destinadas às professoras. O trabalho sublinha essas escritas enquanto lugar e situa a palavra como dispositivo fundamental nas relações pedagógicas. Por sua vez, esses escritos mostram também a importância do trabalho docente no meio social e na vida das crianças, aspectos estes revelados nos bilhetes e cartas. A carta possui uma forma peculiar de escrita e, dependendo da mensagem que o escritor deseja passar para os leitores, pode emocionar, tocar profundamente e mobilizar sentimentos vividos no passado, além de atuar no presente. Sendo assim, a carta se mostrou um importante instrumento para viabilização desta pesquisa. Através dos bilhetes e das cartas escritas desvelou-se como as relações de afeto entre crianças e professores podem ajudar no processo de ensino-aprendizagem. Do mesmo modo, as palavras nelas reveladas podem ser incentivos no âmbito da prática pedagógica, tanto para as crianças como para o docente, uma profissão entendida neste trabalho também como uma vocação. Como metodologia principal, recolhemos cartas e bilhetes escritos pelas crianças às suas professoras, além de outras escritas por estudantes de pedagogia às suas professoras mais marcantes. Concluímos que, por meio da leitura das cartas e bilhetes, as relações de afeto podem auxiliar no processo de aprendizagem, assim como deixar marcas nas crianças e nas professoras, revelando processos de comunicação que geram imensas possibilidades de diálogo.
- ItemA Classe Multisseriada na Ótica dos Docentes da Escola Municipal Manoel Cândido Pereira da Silva(2021-07-06) PAIVA, DANIELLE MENDONÇA PAIVAO presente trabalho apresenta uma discussão sobre a educação multisseriada, em particular na ótica de professores, que atuam nesse modelo de ensino, buscando compreender o que pensam a esse respeito; como se dá a organização pedagógica das escolas que adotam a multisseriação e como se dá o aprendizado por parte dos alunos, dentre outras questões. O foco do trabalho é a Escola Municipal Manoel Cândido da Silva, situada do município de Curaçá – Bahia e teve como objetivo geral: investigar as concepções de professores que concebem o trabalho pedagógico na turma de classes multisseriada na citada escola. E como objetivos específicos: compreender a presença histórica das classes multisseriadas na Educação Brasileira; identificar as classes multisseriadas existentes no município de Curaçá – BA; analisar as concepções docentes acerca das turmas multisseriadas, que atuam na questão; e descrever as práticas desenvolvidas por professores da Escola Multisseriada. O trabalho segue uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório e quanto ao método trata-se de um estudo de caso visto que possibilita a vivência de uma realidade e a apreciação de um determinado fenômeno. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário composto de dez questões abertas, enviado via whatsapp, para quatro sujeitos, a saber: uma professora, o gestor das escolas do campo, o Secretário de Educação de Curaçá-BA. A pesquisa bibliográfica mostrou aspectos como a história das classes multisseriadas e seus avanços na educação. De posse dos dados, foram analisadas as falas dos sujeitos, chegando-se à conclusão de que a escola no campo, principalmente a escola com classes multisseriadas, necessita de um currículo voltado para os valores próprios para o público envolvido e suas condições de cultura e local, assim como, seus professores necessitam de formações continuadas, que discutam o ensino multisseriado e os auxiliem dando subsídios para eles.
- ItemA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA MUSICALIZADA POR MEIO DO INSTAGRAM NA PRIMEIRA INFÂNCIA(2021-07-29) MORAIS, Aloana RamosAs histórias musicalizadas nos envolvem e nos tocam, trazendo com elas novas descobertas e mexendo com as nossas emoções. Dessa forma, o presente trabalho objetivou refletir sobre como a contação de história pode contribuir com as expressões e manifestações de sentimentos na primeira infância, numa abordagem de pesquisa qualitativa, descritiva. Todo o percurso construído foi organizado numa página de Instagram com o intuito de compartilhar experiência com outros profissionais da educação. Foram utilizadas as vozes teóricas dos autores como Abramovich (2006), Bettelheim (2002), Maturana e Zoller (2004), Bondía (2002), entre outros. A análise dos dados deixou perceptível que as histórias musicalizadas contribuiram para expressão dos sentimentos infantis, por proporcionarem um diálogo direto com o imaginário da criança e seus sentimentos.
- ItemA contribuição do pensamento de Carolina De Jesus para uma Educação decolonial(2022-12-28) SANTOS, Endi Francine Carvalho Matias Dos; LIMA, Aurilene RodriguesO presente trabalho consiste em uma revisão bibliográfica, utilizando o método qualitativo, através de uma releitura da obra de Carolina Maria de Jesus. O trabalho está dividido em introdução, quatro capítulos, considerações finais e por fim, as referências utilizadas. O texto apresentado trata-se de uma leitura da obra “Quarto de Despejo”. O objetivo do trabalho foi evidenciar o pensamento de Carolina Maria de Jesus para uma educação decolonial. Já os objetivos específicos do trabalho foram: contribuir para o educador enxergar no aluno de EJA, um ser crítico, social e político; repensar a educação do aluno de EJA, considerando a importância das suas vivências para o seu processo intelectual e associar o reflexo de sua obra na contribuição da formação do pedagogo. Repensando e dialogando com os textos de Carolina, a partir de uma reflexão sobre os mesmos ficou evidente o quanto a autora através da sua escrita, denunciou o dia a dia de desigualdade social, miséria e violência impostas aos favelados que viviam à margem do rio Tietê, no Canindé, maior favela de São Paulo. Carolina Maria de Jesus desnudou nas turvas linhas da sua grafia o que há de mais cruel e indigente em um país: A fome! Pretende-se com este trabalho ajudar na formação emancipadora dos professores na educação de jovens e adultos, para que os educadores em suas salas de aula, contribuam para que os seus alunos se tornem sujeitos críticos e conscientes do seu próprio contexto social.
- ItemAs contribuições da canção no processo de alfabetização na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental(2022-07-21) Dias, Daniele de JesusEste trabalho traz como tema a canção/música no processo do desenvolvimento infantil em séries iniciais, que inicia na Educação Infantil e perpassa ao Ensino Fundamental nas turmas de alfabetização. O Trabalho de Conclusão de Curso será apresentado na modalidade de Monografia, obtido por meio de pesquisa bibliográfica para elaboração do referencial associada à minha experiência docente há dois anos em turmas de alfabetização e a aplicação de um questionário com professoras alfabetizadoras que ministram aulas para as turmas de 1° ou 2º ano do ensino fundamental, no Município de Juazeiro-Bahia. Este estudo é uma pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter exploratório e descritivo, onde o problema da pesquisa é, de que modo a canção é utilizada em sala de aula no processo de alfabetização de crianças? Refletindo sobre as contribuições para o desenvolvimento integral da criança. O objetivo do estudo é validar a importância e evidenciar as contribuições da canção/música no desenvolvimento integral da criança, especialmente em fase de alfabetização. O estudo resulta, que a canção é utilizada como ferramenta metodológica que contribui no desenvolvimento integral da criança, capaz de potencializar a alfabetização no que se refere à aprendizagem da linguagem oral e escrita, além disso, evidenciou também, o uso das canções como alternativas lúdicas e recreativas auxiliando no dia a dia da prática docente em sala de aula, tanto nas turmas de educação infantil como nos anos iniciais do ciclo de alfabetização.
- ItemA Criança diante do adulto na trajetória do seu desenvolvimento: Qual o lugar do protagonismo Infantil?(2022-12-20) ARAUJO, Lhaise Danielly Souza; SILVA, Francineide SantanaO estudo sobre o tema, A criança diante do adulto na trajetória do seu desenvolvimento: qual o lugar do protagonismo infantil? Configura-se em uma oportunidade de discussões e reflexões a partir do pensamento, vivências de uma experiência própria, sobre os processos de desenvolvimento da criança diante do adulto. Nesse sentido, buscou-se entender quais as interferência produzidas pelos adultos que podem ser benéficas ou não às crianças? Como, quando e de que forma os adultos influenciam na construção de uma infância autônoma? Nessa construção de infância, o adulto deixa a criança ser protagonista ou a coloca no anonimato, tal qual, acontecia na idade media? Além disso, o adultocentrismo se faz presente na contemporaneidade ou não. Não se trata de uma dicotomia entre o adulto no lugar de sujeito prejudicial e a criança como sujeito sendo prejudicada, mas, o quanto essa relação pode trazer consequências. Foi sobre essas reflexões que essa pesquisa se desenvolveu e traz como objetivo geral, discutir a importância do protagonismo no desenvolvimento da criança. Em decorrência desse objetivo, foi pensado como objetivos específicos: Refletir o comportamento infantil enquanto protagonismo e expressão social diante de limites impostos; analisar diante das obras lidas, frustrações observadas no cotidiano das crianças diante do cenário da escola e da família; Perceber através das leituras no cotidiano da criança de que forma ela cria e recria os seus sentimentos no percurso da sua aprendizagem. Para tanto, metodologicamente adotaram-se procedimentos de uma pesquisa qualitativa, com abordagem na pesquisa Bibliográfica, onde se buscou autores, educadores, historiadores e psicólogos que trazem contribuições a essa pesquisa no que diz respeito às considerações e importâncias do período de infância. Como resultado desta pesquisa, destacamos a importância do protagonismo da criança frente a novos olhares sobre a infância a partir de Ariés (1975)Roncin (1990) Vayer (1990) Viana (2014)Rolkouski, (2014), Karoliny e Santos(2016), entre outros,que expõem pensamentos que trazem riqueza ao argumento quando se trata de vivenciarmos os pontos reflexivos que eles defendem em suas obras. Concluímos esse estudo enfatizando a importância e a necessidade de compreender o mundo da criança em sua infância e que a sociedade assuma em sua totalidade o compromisso de tratar de politicas que reconheça o papel da criança com sujeito protagonista do seu saber, bem como que este estudo tenha um alcance com diversos tipos de publico, principalmente pessoas que lidam com crianças no dia a dia, sejam eles pertencentes à família biológica ou adquirida por consideração e a partir disso, possam refletir no comportamento atual, trazendo à memória as lembranças que serviu de influencia e o quanto validou a voz de uma criança. É necessário que se compreenda que criança, por menor que seja em estatura, ela é ser humano e um sujeito que está se construindo. Por isso, merece cuidados e respeito as suas fases.
- ItemAs Crianças e as Histórias(2022-12-26) SANTOS, Emanuella Maranatha Félix Dos; MARTINS, ILara Malena Dos Santos Amy; OLIVEIRA, Naiane Da Silva; LINS, Claudia Maisa AntunesO notório memorial apresenta todo o percurso anterior que nos levou a decisão de construção do ebook, “As crianças e as histórias”, como um produto pedagógico, para avaliação de conclusão de curso em licenciatura em Pedagogia. A pesquisa foi estimulada desde atividades e experiências vividas no Projeto de Extensão Brinquedoteca Universitária Manoel de Barros e nos componentes curriculares, Estágio Curricular Supervisionado III e IV, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus III. Trazendo o objetivo geral da pesquisa: “Reconhecer a Contação de histórias como um fator fundamental para a formação de crianças leitoras na Educação Infantil”, e como objetivos específicos: “Refletir sobre a Contação de histórias e a Literatura Infantil como experiência pedagógica; Relatar as experiências do projeto Livros Andarilhos, analisando o movimento das crianças como doadoras e o envolvimento das mesmas com as histórias contadas; Identificar a contribuição da Literatura Infantil para a formação leitora dessas crianças, na faixa etária de 5 a 13 anos; Realizar projeto de contação de histórias pelas crianças - Janelinhas; Elaborar um ebook como produto pedagógico. As experiências vivadas no Projeto Livros Andarilhos e nos Estágios III e IV possibilitaram enxergar todo o envolvimento das crianças com os livros e com as histórias contadas e o quanto esse envolvimento vem das crianças relacionarem as histórias ouvidas com suas próprias realidades. O que culminou a elaboração do ebook, através de oficinas literárias, com livros do acervo da Brinquedoteca Universitária Manoel de Barros, trazendo as falas e os desenhos das crianças sobre as histórias contadas, da realização do Projeto Janelinhas, um projeto também da Brinquedoteca. O ebook reúne a ideia do quanto esse contato da criança com a Literatura e a Contação de História permite a criança expandir sua imaginação e ao mesmo tempo se reconhecer nas histórias contadas, trazendo a realidade dessas histórias para sua própria realidade. Ouvir as crianças falarem sobre as histórias e conseguirem fazer relações com suas experiências vividas coloca a Literatura como uma forma de se encontrar e se reconhecer no mundo.
- ItemDa Educação Rural/Educação do campo à Educação contextualizada – a trajetória de evolução conceitual nos cursos de Pedagogia do departamento de Ciências Humanas, Campus III, Juazeiro-BA(2022-12-28) QUIRINO, Taylane Ferreira; REIS, Edmerson Dos SantosO estudo tem como tema “O Percurso evolutivo da Educação Contextualizada no curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, campus III (DCH III), em Juazeiro – BA, dessa forma, o objetivo geral é compreender este processo de evolução conceitual, como ele aconteceu, quais influências ele sofreu para chegar até os dias atuais, sempre se atentando e realizando os objetivos específicos de identificar as etapas da trajetória, analisar como as etapas aconteceram em relação aos documentos curriculares, identificar as influências gerais e específicas que contribuíram nesse percurso evolutivo e documentar toda a trajetória para servir de aporte para pesquisas futuras. Os Conceitos chave são a Pedagogia, Currículo, Educação Rural, Educação do Campo, Educação Contextualizada e Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido. Já na metodologia, o método utilizado na pesquisa foi o Materialismo Dialético, com abordagem qualitativa, contendo estudo descritivo, pesquisa documental, revisão de literatura e pesquisa de campo. No que se refere aos instrumentos para obtenção dos dados foram utilizados a entrevista semiestruturada, levantamento de dados e análise de documentos. Os resultados obtidos pela pesquisa se mostram promissores quando conseguem traçar toda a trajetória, observando os marcos temporais que aconteceram no percurso e as suas influências que reverberam no currículo do curso de pedagogia fazendo com que o DCH III seja um lugar de formação de pedagogos com o pensamento crítico, politizado e contextualizado acerca dos movimentos que ocorrem na nossa sociedade, dando força para que haja uma mudança transformadora na educação.
- ItemDesenvolvimento cognitivo de um Aluno autista no processo de aprendizagem da leitura: Estudo de caso(2022-12-20) SILVA, Bruno Pereira Da; SOUSA, Clara Maria Miranda DeO Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido amplamente discutido sobre as formas de diagnóstico e características que apontam para como a pessoa com autismo pode desenvolver. O autismo é uma condição que afeta algumas camadas do cérebro como cerebelo e a amígdala e compromete funções como raciocínio, atenção, planejamento, importantes para o desenvolvimento, o que condiciona efeitos duradouros durante o amadurecimento da região cognitiva no ambiente escolar e social. Desta forma, objetivou-se analisar o desenvolvimento de habilidades cognitivas no processo de aquisição da leitura de um aluno autista do ensino fundamental no contexto escolar. Este estudo se constitui de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A realização deste trabalho foi feito através de levantamento bibliográfico e estudo de campo para coleta de dados. Tendo como participantes: a mãe, a professora, a psicopedagoga e o atendente terapêutico. Como instrumentos de coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada com cinco perguntas e relatórios semestral escrito pelo próprio pesquisador, sendo o atendente terapêutico, sobre o desenvolvimento do aluno com autismo. Sendo assim, esse trabalho analisou o processo de desenvolvimento cogntivo do aluno com TEA dentro da escola, mudanças de hábitos, rotina, novos comportamentos em situação de sala de aula e a leitura. Ao final deste trabalho esperou-se que o material de pesquisa ajude os profissionais da área em questão, pais e afins, a identificarem maneiras adequadas, a partir do relato de experiência, de como realizar um trabalho eficaz para o desenvolvimento cognitivo da leitura de crianças autista no ambiente escolar.
- ItemA educação do campo e o transporte escolar: uma trajetória de experiências(2021-07-12) Silva, Ana Raphaela Ramos da; Custódio, Patrícia da SilvaA presente pesquisa propõe refletir sobre os desafios e as experiências dos educandos do campo nas comunidades de Laginha e Lajes – Distrito de Carnaíba do Sertão, no município de Juazeiro/BA, que por falta de escolas nos seus lugares, precisam utilizar de transportes escolares sem qualidade e com itinerários ruins, enfrentando uma série de desafios que vai de encontro à lei que assegura de que todo aluno tem o direito à Educação com uma escola próximo a sua residência. Além disso, retrata sobre o fechamento de escolas do campo pelo processo de nucleação, baixo investimento político educacional, analfabetismo, direitos forjados, êxodo rural. Para tanto, fundamenta-se na fenomenologia, de abordagem teórico-metodológica qualitativa. Para a pesquisa de campo, como instrumentos de levantamento de informações, foram utilizadas narrativas próprias, observações de cenários, registros em diário de campo, entrevistas com professoras(es), discentes e egressas(os) e a mãe de estudantes. A sustentação teórica, no que se refere a educação do campo e o transporte escolar, fundamentou-se principalmente nas reflexões e estudos de CALDART (2009), REIS (2011), Os resultados foram realizados por meio de um documentário, que deu continuidade discussões, por meio de um espaço democrático de múltiplas narrativas, que além de abordarem suas dificuldades, demonstram a criatividade, a realidade e o carinho de sua terra.
- ItemA educação mediada pela cultura hip-hop e o saber da experiência de rappers do vale do São Francisco(2021-12-20) BRITO, Yêgo Ravel Ribeiro de Araújo; LIMA, Aurilene RodriguesEste memorial apresenta o percurso de uma pesquisa que resultou no produto midiático em formato podcast “Rap em curso”. A pesquisa buscou discutir e refletir sobre aspectos históricos e atuais do rap e perceber seus sentidos educativos através do olhar (voz) de rappers do Vale do São Francisco. Para isso usou-se da abordagem metodológica qualitativa e pesquisa participante, dialogando com as contribuições teóricas sobre educação de Carlos Rodrigues Brandão (1981), o conceito de mediação de Jesus Martín- Barbero (1997), e o conceito de saber da experiência de Larrosa Bondía (2002). Ao explorar a discussão acerca do rap foi possível perceber a reafirmação dessa música/cultura como instrumento de luta política e como um lugar onde se pode existir e falar, e que, sendo arte e local de liberdade, não se pode enquadrar os/as artistas e consumidores em qualquer forma de fazer ou apreciar.
- ItemEducação Sexual: Estudo das percepções e práticas desenvolvidas por uma instituição de apoio Infanto-Juvenil(2022-12-21) ALVES, Hyandra Goreth Rodrigues; SOUSA, Clara Maria Miranda DeA presente pesquisa tem como finalidade retratar as perspectivas e as práticas desenvolvidas na instituição de apoio infanto-juvenil local de estudo dessa pesquisa, com a intenção de conhecer o espaço e corpo pedagógico, como compreender as concepções e as práticas acerca da Educação Sexual. Bem como as divergências acerca das leis e parâmetros educacionais com essas práticas desenvolvidas pelos educadores e a instituição. Foram convidadas para participar do estudo 4 professoras do Ensino fundamental, três especificamente do 3.º e 4.º anos do ensino fundamental. Uma percorre em todas as turmas do Ensino fundamental e a coordenadora do Ensino fundamental da Instituição. A investigação foi feita a partir de estudos textuais e entrevistas semiestruturadas, usando o método de Bardin na análise de conteúdo, compreendendo as considerações dos educadores a respeito de uma formação carente no que se refere a Educação Sexual no ensino do professor. É possível perceber que as percepções dos educadores estão voltadas ao corpo educado, restringindo a ES as questões biológicas e físicas do corpo, e as suas práticas são desenvolvidas em sala apenas quando o aluno resolve questionar sobre ou na disciplina de ciência quando surge o assunto de cuidado com o corpo, higiene ou as partes íntimas do corpo e o professor aborda a temática muitas vezes com receio.
- ItemA EDUCOMUNICAÇÃO NO CAMPO: O coletivo carrapicho Virtual e os desdobramentos na vida dos Jovens do Salitre(2022-12-27) JESUS, Noésio Santos De; TELES, Edilane CarvalhoO presente trabalho tem a função de falar sobre a educomunicação que é desenvolvida com um pequeno grupo de jovens educomunicadores da região do Salitre, o Coletivo Carrapicho Virtual que surgiu no ano de 2015, com o objetivo de potencializar o protagonismo dos jovens do campo, dando voz e vez ativa, que hoje se fazem presentes no grupo e coletivo. Partindo da minha própria experiência com o coletivo, o qual vem contribuindo no meu processo de desenvolvimento cidadão perante a sociedade, opto por apresentar em formato de um produto midiático com as vozes dos colaboradores- protagonistas e membros. Diante disso, o presente relatório sobre o minidocumentário apresenta as impressões dos jovens educomunicadores, como parte do registro e uma das formas de aprendizagem, a qual busco afirmar como um “novo‟ modo de promover a formação, de jovens\adolescentes da região do Vale do Salitre. Objetivo é reunir os integrantes do Coletivo, em busca de relatos pessoais, identificando as contribuições que a educomunicação teve/tem na vida desses sujeitos.
- ItemEfeitos do projeto "enturmação" na Educação de Jovens e adultos da Escola Municipal Argemiro José da Cruz(2022-12-28) ARAUJO, Sidinei Honorato Santos De; OLIVEIRA, Wesley Jamay Matias De; LIMA, Aurilene Rodrigues; AMORIM, Eliã Simeia dos SantosO presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo verificar quais os efeitos do projeto "Enturmação" na Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Argemiro José da Cruz, localizada na Cidade de Juazeiro– BA. Sendo este um Projeto com intuito de sanar o déficit de aprendizagem onde a Escola teve que aprovar automaticamente seus alunos, nos anos de 2020 e 2021, correspondentes ao período da Pandemia da Covid-19. Seguindo a orientação do Ministério da Educação (MEC) que aprovasse os alunos independentemente do seu desenvolvimento, sua aprendizagem e contexto. A pesquisa tem a abordagem qualitativa exploratória, por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, assim como a construção de um podcast como produto midiático, realizado com as alunas da Escola Mul. Argemiro José da Cruz, com a professora alfabetizadora e a Coordenadora pedagógica, produto esse que surge com o intuito de evidenciar os impactos e desafios que foram identificados pela escola e soluções para as problemáticas encontradas. Com a elaboração do posdcast teve-se a oportunidade de poder ver e sentir de perto, do quanto foi satisfatório o projeto ENTURMAÇÃO, tendo em vista que, trouxe a oportunidade de os alunos poderem expressar os problemas, desafios e angustias em relação a suas dificuldades que enfrentaram durante o percurso da aprendizagem, dando voz e ouvidos a eles que se sentiam excluídos. Dessa forma podemos avaliar que o projeto ENTURMAÇÃO obteve êxito, pois, no início do ano de 2022 os alunos, que foram diagnosticados com desníveis de aprendizagem e classificados conforme suas similaridades, tiveram uma melhora significativa, já no segundo semestre letivo, principalmente os que eram pré-silábicos e silábicos com valor, terminando o semestre já lendo e escrevendo.
- ItemA escolarização de pessoas cegas no contexto das políticas educacionais brasileiras: Da segregação à luta pela inclusão(2021-12-16) LEAL, Emanoel Moreira; BENEVIDES, Silvia Lúcia LopesInclusão tem sido a palavra de ordem quando se trata da educação de pessoas com deficiência, contraditoriamente, práticas excludentes e capacitistas, resultantes do preconceito e do desconhecimento ainda se fazem presentes no âmbito dos espaços escolares. Diante de tal constatação, este estudo objetiva realizar um levantamento histórico das políticas públicas educacionais voltadas para as pessoas cegas, investigando se os percursos produzidos por essas têm promovido a construção de sistemas escolares inclusivos superando o modelo segregador. Lança mão da pesquisa qualitativa, envolvendo revisão bibliográfica e análise documental, tendo como fontes de pesquisa leis e decretos voltados para a educação dessas pessoas. Para codificação e análise dos dados foram definidos três grandes eixos: segregação – integração – inclusão e como subeixos as temáticas: modalidade escolar adotada (escola/classe comum, escola/classe especial); público-alvo definido, nomenclatura utilizada para referir-se às pessoas com deficiência/cegas e direitos educacionais garantidos. Os resultados apontam que embora avanços significativos tenham sido conquistados, no que se refere aos direcionamentos legais para uma educação inclusiva para as pessoas cegas, ainda existem fissuras nas Políticas Educacionais que favorecem a produção de práticas segregadoras.
- ItemExperiência no estágio supervisionado frente à pandemia da COVID-19(2022-12-28) CRUZ, Mariane Oliveira Dos Santos; RIOS, Rita CristinaEste estudo apresenta a experiência de Estágio Supervisionado no Núcleo da Educação Infantil em contexto de pandemia no Departamento de Ciências Humanas Campus III, trazendo reflexões sobre a experiência realizada nesse período, assim como a formação do pedagogo. Quando emerge a pandemia da Covid-19 em 2020 é determinada a suspensão das atividades acadêmica como forma de prevenção do vírus da COVID-19, seguindo as orientações do Decreto Estadual na resolução nº 19549/2020. Com o retorno gradativo das atividades prosseguindo de acordo com as orientações do Conselho Universitários (CONSU) na resolução n°1430/2020. Obrigatoriamente teve mudanças no formato de ensino da graduação de pedagogia na Universidade do Estado da Bahia/UNEB-DCH III, modalidade presencial, sendo redirecionadas para se adequar ao novo formato, mediado pela tecnologia. Considerando a importância do Estágio Supervisionado para a formação docente, esta monografia tem por objetivo discutir os desafios da formação docente a partir da experiência do estágio supervisionado na Educação Infantil por ensino remoto, através de registros experienciado neste período. A metodologia da pesquisa buscou analisar materiais que estruturam e operacionalizam o estágio no departamento como também apresenta narrativas da experiência sobre estágio II e III. O estudo documental se constituiu a partir da análise do projeto de estágio do curso de Pedagogia/ Núcleo de Educação Infantil; plano de curso docente; etnografia do estágio curricular II e o caderno de atividades do estágio III, como abordagem da pesquisa, na intenção compreender os processos formativos do pedagogo frente à pandemia da covid-19 nessa experiência. Os resultados da pesquisa trouxeram à tona aspectos que estavam ocultos neste contexto, como a dinâmica para a operacionalização do estágio, institucionalização da prática, a construção dialógica e interativa, novos recursos metodológicos e outros.