Navegando por Autor "Luz, Danila Vasconcelos Oliveira da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAutonomia Discente para a Construção do Conhecimento: O Uso das Tecnologias Digitais em Rede no Contexto da Modalidade a Distância em Cursos Presenciais(2018-03-05) Luz, Danila Vasconcelos Oliveira daA presente pesquisa objetiva investigar como os estudantes dos cursos de graduação presenciais estão utilizando as tecnologias digitais em rede, de forma autônoma, em seu processo de construção do conhecimento. O uso das tecnologias digitais em rede (TDR) nos processos de ensino e aprendizagem não está mais restrito à sala de aula ou às propostas didático-pedagógicas do professor. A ampliação da conectividade à rede mundial de computadores e um maior acesso às tecnologias advindas do surgimento da Internet evidenciam significativo potencial para uma autonomia discente, que possa torná-lo sujeito ativo do seu próprio processo de construção do conhecimento. Neste sentido, esta investigação tem como participantes os estudantes que cursaram componentes curriculares vinculados ao projeto da oferta a distância em cursos de graduação presenciais da Universidade do Estado da Bahia, no período de 2013.1 a 2016.1. Trata-se de um estudo de caso, de natureza aplicada, com abordagem descritiva, sendo realizada discussão teórica sobre tecnologia digital em rede (LÉVY, LIMA JR., SANTAELLA) e autonomia discente (FREIRE, MOORE, PRETI), além de pesquisa de campo utilizando os instrumentos de análise documental, questionário e entrevista. Como produto da pesquisa, apresenta-se um portfólio digital que descreve as formas de uso autônomas das TDR, apresentando duas opções de busca, seja pela tecnologia (interfaces do AVA e tecnologias digitais em rede fora do AVA) ou pela finalidade de uso (pesquisa, interação e comunicação, armazenamento, produção e compartilhamento, socialização e divulgação e escrita colaborativa), considerando as análises e interpretações dos relatos de experiências dos estudantes e da frequência de uso apontada na pesquisa. Como contribuição, esta pesquisa identifica ações que caracterizam a autonomia discente em relação às TDR e suas finalidades e reconhece nos relatos dos estudantes o potencial do digital em rede em seu processo de formação independente da modalidade no ensino superior. Contudo, aponta para a necessidade de reflexão sobre o uso das interfaces disponíveis no AVA, que foi considerado um espaço de pouca autonomia pelos estudantes em relação a outras TDR fora dele; e para um perfil de estudante mais consumidor do que produtor de conteúdo digital em rede. Estas considerações podem vir a desencadear adequações do uso das TDR e suas finalidades aos processos formais de educação superior, entendendo que este estudo deve continuar sendo objeto de constantes pesquisas e reflexões para a consolidação desta prática nos espaços acadêmicos. Palavras-chave: tecnologias digitais em rede, autonomia discente, ensino superior.