Navegando por Autor "Mercês, Leidinalva Amorim Santana das"
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- ItemHistórias Cruzadas: Leituras de Mulheres Negras da EJA(2008) Mercês, Leidinalva Amorim Santana dasA pesquisa focaliza um estudo sobre as práticas culturais de leitura de um grupo intergeracional de mulheres negras da Educação de Jovens e Adultos – EJA, de escolas públicas na cidade de Salvador, levando em conta as condições socioeconômicas precárias em que essas mulheres têm estado inseridas. Buscando compreender os percursos de leitura no contexto contemporâneo, este trabalho foi fundamentado a partir do pensamento de Freire (1986, 1989), dos pressupostos da abordagem (auto) biográfica (DOMINICÉ, 1988; JOSSO, 1988, 2004; PINEAU, 1980, 1999) e da História Cultural (ABREU, 1999, 2001, 2002, 2006; CHARTIER, 1990, 2001, 2003; DE CERTEAU, 1994). A metodologia foi centrada em uma análise qualitativa. Trata-se de uma pesquisa exploratória e, para a coleta de dados, foram realizados encontros de leituras de textos literários, com a intenção de evocar lembranças de vários períodos da vida de diferentes gerações de mulheres, com idades entre vinte e sessenta anos. Os resultados deste estudo evidenciam que, embora essas mulheres tenham participado de diversos processos de exclusão, elas articularam táticas, de acordo com os princípios de leitura de De Certeau (1994) e de Chartier (2003a), que as constituíram leitoras da palavramundo, conforme a pedagogia de Freire (1986). Essas táticas foram identificadas e analisadas em diferentes trajetórias, que possibilitaram a verificação de práticas culturais de leitura, bem como a compreensão das condições de vida em que estão inseridas as mulheres negras da EJA.
- ItemMemórias de Idosas da EJA: Práticas de Letramento e (Re)Invenção de Identidades(2019-11-11) Mercês, Leidinalva Amorim Santana dasEsta tese apresenta as práticas de letramento de dez mulheres, com idades entre 61 e 80 anos, (ex-)estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de escolas públicas da cidade de Salvador, Bahia. O objetivo foi contribuir para que o ensino nas salas de aula da EJA promova práticas de letramento que auxiliem os(as) estudantes idosos(as) nos seus projetos de (re)invenção. Especificamente, intentou: traçar o perfil de identidade das mulheres; registrar os modos pelos quais essas senhoras experienciam a velhice; analisar as práticas de letramento presentes nas memórias. Em outras palavras, verificar os usos, significados e sentidos das práticas de letramento para as (ex-)estudantes idosas da EJA. Esta tese tomou como ponto de partida o pensamento freireano, associado ao sociointeracionismo bakhtiniano; mas também se apropriou de aspectos da História Cultural e, principalmente, da Teoria Social do Letramento. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com a metodologia de base etnográfica, pautada na Abordagem (Auto)Biográfica, que se caracterizou pela observação e pelo cruzamento das narrativas das histórias de vida, registradas a partir de ateliês biográficos. Esses dispositivos são capazes de desencadear narrativas orais e escritas, ao colocar as senhoras em situações favoráveis à evocação de suas memórias. Os resultados revelaram as diferentes práticas de letramento apropriadas por essas mulheres no cotidiano, em diferentes fases da vida, ao interagir com textos e com outros sujeitos. Em adição, descortinaram particularidades do processo histórico-social opressivo e as táticas utilizadas por essas senhoras para subverter as suas condições, associadas, sobretudo, ao uso da leitura e da escrita, aqui denominadas de práticas de letramento de (re)invenção.