Navegando por Autor "Viana, Magna Melo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPedagogias das Crianças e Adolescentes(2022-06-06) Viana, Magna MeloA narrava “A cor de Coraline" inicia com uma pergunta de Pedrinho: "Caroline, me empresta o lápis cor de pele?" Caroline ficou pensava e logo começa a imaginar as diversas possibilidades de pos de peles que poderiam ser representadas com os lápis coloridos de sua caixa. Na verdade, o lápis que Pedrinho queria era o lápis rosa, que usava para pintar a sua pele e os personagens que desenhava. A menina sabia que não exisa apenas um po de cor de pele, logo não podia ser representada por apenas uma cor. Assim, para mostrar que as pessoas são diferentes, que as peles são diferentes e que o mundo é colorido, entrega a Pedrinho o lápis marrom que é a cor da sua pele.
- Item“Tudo na vida tem um motivo de leitura e escrita”: o olhar de crianças e adolescentes sobre a construção da leitura e escrita na alfabetização(2022-06-06) Viana, Magna MeloEste estudo objetiva analisar os relatos de crianças e adolescentes já alfabetizadas em distorção idade-ano com históricas dificuldades, por meio de investigação sobre os processos que construíram sua alfabetização, de modo a conhecer suas facilidades, dificuldades, estratégias usadas para ler e escrever, mobilizações e sentidos atribuídos à leitura, à escrita e à escola. No percurso da pesquisa, foi necessária a discussão de documentos normativos e políticas educacionais que produziram currículos: no contexto da alfabetização dos estudantes investigados neste estudo, sendo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e o Plano Nacional de Educação (PNE); e adentrou as discussões para as políticas atuais vigentes, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e análise da atual Política Nacional de Alfabetização (PNA). Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se metodologia de abordagem qualitativa, adotando-se como dispositivo de produção de dados o desenho infantil conjugado à oralidade, grupo focal virtual, realizado pela Plataforma Google Meet e análise de documentos das políticas curriculares. Os protagonistas da pesquisa foram dados aos 11 alunos do 4º e 5º dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do Município de Guanambi. Os dizeres dos protagonistas da pesquisa revelaram como aprenderam, por meio das atividades metalinguísticas reflexivas e sistemáticas, jogos de linguagem e por práticas de letramento. Revelou que para apropriar-se da leitura e da escrita é uma atividade complexa, permeada de facilidades, e também dificuldades relacionadas à leitura, escrita, caligrafia, dificuldades fonêmicas, ortografia, produção de frases, textos e interpretação de textos. Os relatos mostraram que o desejo de aprender dos alunos que protagonizaram o estudo partiu de si, e também das mobilizações vinculadas ao incentivo das famílias e da professora. Os significados atribuídos à leitura, à escrita e à escola estavam voltados para aprendizagens escolares, para a vida em sociedade, a conquista de profissão e emprego, longevidade escolar, mobilidade social e desejo de alcançar uma dada condição pessoal. E, com base nesses dizeres, construímos o livro pedagógico “Pedagogia das crianças” para apoio, suporte teórico- metodológico destinado a professores e coordenadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de modo a permitir que as crianças e adolescentes sejam protagonistas de suas aprendizagens.