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- ItemUm "trem" chamado avaliação: analogia para discutir práticas avaliativas na perspectiva da inclusão(2016) Santos, Adevanucia NereA temática central desta pesquisa é a Avaliação. A estrutura do texto é montada a partir de uma analogia ao meio de transporte “trem”. A temática em estudo parte da demanda apresentada pelo contexto atual da educação brasileira, no que concerne a inclusão de alunos/as com necessidades educacionais especiais. A inclusão exige que as escolas repensem suas práticas e exercite novos olhares para a construção de sistemas educacionais inclusivos. A compreensão atual de que todos se beneficiam, quando as escolas promovem e impulsionam mudanças, face ao reconhecimento das diferenças individuais dos alunos/as, evidencia a necessidade de se (re) pensar a avaliação e as práticas avaliativas no município de Santa Luz (BA). Assim, apresenta-se como objetivo geral compreender as práticas avaliativas na perspectiva inclusiva, partindo do reconhecimento da diversidade, em especial dos alunos/as com necessidades educacionais especiais de modo a construir alternativas para orientar atividades avaliativas cuidadosas e inclusivistas na rede municipal de Santa Luz (BA). Especificamente, pretende-se discutir a avaliação da aprendizagem na educação inclusiva como garantia do direito de aprender; investigar a concepção de avaliação e o sentido dado às práticas avaliativas no município de Santa Luz (BA); e, propor a criação de um espaço permanente para estudo das práticas avaliativas, contribuindo para a construção das Diretrizes Municipais para Avaliação, atenta às demandas da Educação Inclusiva. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, pautada no paradigma interpretativo. A modalidade de pesquisa é a participante, pois parte do princípio do envolvimento com uma determinada realidade, para a construção de uma ação proveniente do envolvimento de diversos atores. A investigação contou com a utilização de questionários e entrevistas como instrumento de pesquisa, envolvendo a participação de diretores/as e coordenadores/as e professores/as das escolas pertencente a uma área randomizada para esta finalidade. Teoricamente, a referida pesquisa está embasada especialmente em Luckesi (2011); Beyer (2013); Hoffmann (2008; 2012); Sassaki (2010); Mantoan (2003; 2013); Carvalho (2014); Fernandes; Viana (2009; 2010), entre outros. A investigação revela desafios a serem assumidos frente à construção de um sistema inclusivo, partindo do modo de conceber, orientar, construir, aplicar, acompanhar e (re)avaliar as práticas avaliativas no município. Reforça a urgência de se construir uma cultura avaliativa condizente com a garantia do direito de aprender como condição para a inclusão de todos os alunos/as. Por se tratar de uma pesquisa de Mestrado Profissional, estimula a criação da proposta de intervenção centralizada na demanda que emerge do lócus da pesquisa.
- ItemSer professor na educação profissional e tecnologia: fazeres e saberes docentes do IF SERTÃO - PE(2016) Oliveira, Rosilene Souza deO presente Documento resultada pesquisa Ser professor na Educação Profissional e Tecnológica: fazeres e saberes docentes no IF SERTÃO-PE, a qual investigou o processo formativo e didático-pedagógico dos professores não licenciados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, tendo os Campi Petrolina e Petrolina Zona Rural como campo da pesquisa. Como resultado de um trabalho coletivo e colaborativo, junto aos sujeitos da pesquisa – servidores desses Campi -, foram sistematizadas proposições para elaboração das políticas institucionais de desenvolvimento profissional docente do mencionado Instituto. Espera-se, com isso, subsidiar o planejamento e a implantação de ações nos demais Campi, nas Pró-Reitorias e demais instâncias da Reitoria no que concerne à formação docente. Como mote para a pesquisa, partimos das seguintes questões: Quais os saberes necessários à prática pedagógica dos docentes na EPT? Que demandas formativas abarcam as especificidades do exercício da docência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica, numa perspectiva pedagógica contemporânea?O desenvolvimento da pesquisa deu-se numa abordagem metodológica qualitativa, inspirada na pesquisa-ação pautada no pensamento de Ghedin e Franco (2011), para quem é uma tipologia de pesquisa que exige ações contínuas denominadas de espirais cíclicas envolvendo o pesquisador e os partícipes. Então, enquanto caminho investigativo delineamos como dispositivos metodológicos quatro Ateliês de Pesquisa – espaços de formação-reflexão-investigação e construção do conhecimento -, alicerçados pela compreensão de uma tecelagem colaborativa, concebido pelo trabalho de um grupo de pessoas, tendo uma organicidade própria e objetivos definidos. Além destes, elegemos outras fontes de informações, como questionário on-line, entrevistas narrativas e análise documental. Tais dispositivos culminaram numa triangulação - combinação de variados métodos, fontes de informações e análise dos achados científicos num mesmo estudo, inspirada nas ideias de Azevedo (2013).O entrelaçamento teórico se deu pelas produções de Machado (2008, 2013) e Souza (2013), Moura (2008), Kuenzer (2008, 2013), Nóvoa (1999, 2000), Mizukami (2012), Pimenta (2005), Tardif (2002, 2013), Larrosa (2002), Macedo (2015), Pereira (2013), Gatti (2009, 2010), Nascimento Júnior (2015), Lawn (2001), Mello (2004), Vasconcellos (2014), dentre outros, os quais trouxeram ricas contribuições no âmbito da formação docente, Educação Profissional e Tecnológica, identidade docente, experiência além de outras questões tematizadas. Diante da pertinência da pesquisa, não somente para o IF SERTÃO-PE, mas também para a Rede de EPT, apresentamos esse Documento Referencial que segue com um conjunto de proposições emanadas a partir dos relatos docentes e um desenho de possibilidades formativas a serem assumidas institucionalmente pelo IF SERTÃO-PE.
- ItemPresenças em transformação: a potência formativa da educomunicação popular e mestiça(2016) Araújo, Henrique Oliveira deO presente trabalho parte do seguinte questionamento: poderia a comunicação popular, exercida como expressão cidadã se transmutar numa prática educomunicativa transformadora? Procuramos as respostas para essa questão não somente com uma revisão teórica, mas sim com a estruturação de uma possibilidade prática de uma educomunicação que se faça popular, colaborativa e mestiça. Dividido em cinco partes, essa dissertação, apresentado como conclusão do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, propõe, a partir de uma metodologia qualitativa (mesmo que lidando com quantidades) e fenomenológica, a construção de uma práxis estruturada. Nesse sentido, buscamos consolidar um caminho colaborativo (DESGANGNÈ, 2007) no sentido de uma prática educomunicativa que se concretize como possibilidade de aceitação da conjugação conflituosa do Eu (compreendido como ego) com o Tu (compreendido como alteridade). Com o estímulo da eclosão de EMIREC´s (KAPLUN, 1998) mestiços, percebemos a não possibilidade de um ciclo colaborativo controlável, mas sim vimos nascer uma educomunicação de modelos decompostos – estruturada como mosaico. É desse movimento que nasce o compromisso desse estudo com a promoção do acesso e participação educomunicativas. Para tanto, durante cinco meses, trabalhamos junto a um grupo colaborativo de comunicadores populares, estudantes e professores do Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê – (CETEP). E, com eles, num exercício hermenêutico denso, como outro aporte metodológico, nos propusemos a defender a ideia de que, através da colaboração, se pode estruturar um ecossistema educomunicacional problematizador da realidade antropossocial. Chegamos assim ao confronto com essa espécie de mitologia fluida que é a educomunicação mestiça, concretizada enquanto compromisso político com o fazer comunicativo e educacional.
- ItemÉ do jeito da gente que eu vou contar! Narrativas orais interfaces nas práticas educativas escolares(2016) Araújo, Nádia BarrosEste trabalho resulta da pesquisa sobre as narrativas orais dos contadores de história de Tapiramutá/Bahia numa perspectiva socioeducativa. O tratamento dos dados e a escrita do texto se deram numa perspectiva fenomenológico-hermenêutica. Inicia-se por enfatizar as narrativas orais como produções culturais composta de elementos do imaginário que apontam para as representações sociais, ideológicas e identitárias dos sujeitos. Considera o potencial das narrativas orais como fonte de saberes e conhecimentos que se entrelaçam com a perspectiva multicultural/intercultural do currículo. Assim sendo, a pesquisa se desenvolveu em dois momentos: primeiro com a pesquisa de campo junto aos contadores de história da cidade de Tapiramutá, a fim delevantar as narrativas orais, os temas e representações que emergem delas. Para tanto, utilizamos a pesquisa exploratória, a entrevista narrativa e semi-estruturada. No segundo momento, o trabalho de pesquisa se desenvolveu através da pesquisa participante e de cunho qualitativa, junto a um grupo de professores da Educação Básica da cidade de Tapiramutá/Bahia, participantes do curso de formação sobre o uso pedagógico das narrativas orais. Desta vivência origina-se um conjunto de 17 (dezessete) proposições didáticas e uma lista de atividades, ambos elaborados pelos professores cursistas. Assim o córpus de analise deste trabalho se constitui de 89 narrativas orais dos contadores e deste conjunto de proposições didáticas e lista de atividades. Como arcabouço teórico nos orientamos por: Marilena Chauí e Chartier para apresentarmos as narrativas orais enquanto expressão cultural, com Bourdieu, Jovchelovith e Maffesoli para discutirmos sobre o imaginário e as representações sociais presentes nas narrativas orais, Tomaz Tadeu e Stuart Hall no que refere-se as questões identitárias, Canen, Macedo e Mclaren para tratarmos sobre o currículo numa perspectiva multicultural/intercultural.
- ItemDocência na EJA: perspectivas da formação inicial de pedagogos do Campus XV da Uneb, no desenvolvimento do estágio supervisionado, nas séries iniciais do Ensino Fundamental(2016) Carvalho, Camila Costa deNeste texto buscamos apresentar algumas reflexões referentes às perspectivas das discentes do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus XV – Valença/Ba sobre as contribuições do Componente Curricular Educação de Jovens e Adultos para o desenvolvimento do Estágio Supervisionado III, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental em turmas de EJA. Em torno das possibilidades que envolvem a formação inicial de professor para o trabalho com a Educação de Jovens e Adultos, com vistas aos desafios e perspectivas que lhes foram apresentados à prática docente pelas especificidades do campo de atuação. Na modalidade de EJA, os educandos dispõem de um repertório de saberes bastante diverso e necessidades educativas também distintas, dada a natureza de suas trajetórias de vida e trabalho e faixa etária. Pensar a EJA na educação formal é oportunizar aos sujeitos da aprendizagem, a (re)tomada de muitos direitos negligenciados devido à ausência ou baixa escolaridade, do próprio direito à educação em tempo apropriado de ensino, seja por motivos de acesso ou de permanência na escola. Todavia, a formação inicial necessita fazer uso do tempo/espaço formativo para propiciar aos futuros professores a aquisição da profissionalidade docente. A base metodológica da pesquisa está pautada na abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso que vislumbrou para condições da formação no curso de Pedagogia, do Departamento de Educação Campus XV, da Universidade do Estado da Bahia, em Valença para atuação dos discentes no Estágio Supervionado em turma de EJA. Analisamos os desafios e perspectivas encontrados durante a prática docente, no estágio supervionado, apontando um plano de ação que percebesse, as interfaces entre os conhecimentos científicos e os saberes construídos nas práticas educativas com a EJA, respeitando as diversidades existentes. O referencial teórico e metodológico enriquecido por pesquisadores e teóricos que dialogam com a Formação de Inicial de Professores e especificamente da EJA, com vistas qualificação da Educação Básica. A análise das informações apresenta contribuições apreciáveis sobre as possibilidades de atuação qualitativa dos discentes no estágio supervisionado e da necessidade de vislumbrar a EJA como espaço de atuação imprescindível para o desenvolvimento da profissionalidade do futuro professor. Concluímos este trabalho com a percepção do Estágio Supervisionado em EJA como um espaço propício à construção da profissionalidade docente, no entanto, a sua oferta durante o processo formativo insipiente para a construção de saberes pedagógicos necessários à qualidade educativa da modalidade. Como proposta de ação apresentamos um plano de construção de fórum acadêmico de discussões, visando contribuir para o amadurecimento, no lócus de pesquisa, sobre os conhecimentos científicos adquiridos e os saberes construídos nas práticas educativas com a EJA.
- ItemA educação de jovens e adultos na Escola Municipal Professor Roberto Santos no município de Jussara-Bahia: o subir a ladeira(2016) Oliveira, Cristiane Kuhn deEsta pesquisa intitulada A Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Professor Roberto Santos no município de Jussara-Bahia: o subir a ladeira é fruto de reflexões da pesquisadora enquanto professora e coordenadora pedagógica na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA, as quais fomentaram a questão problema: “Como tem sido oferecida a modalidade EJA na Escola Municipal Professor Roberto Santos – EMPRS no município de Jussara-Bahia tendo em vista a permanência dos alunos?” Dessa forma, tem-se como objetivo principal desta pesquisa analisar como tem sido ofertada a modalidade EJA na EMPRS, quanto à permanência dos alunos com base na cultura da escola; desdobrando-se em objetivos específicos que ajudaram a compreendê-lo, a saber: conhecer as especificidades e necessidades da EJA da EMPRS a partir dos seus referenciais legais e teóricos; caracterizar as especificidades presentes na EJA da EMPRS a partir dos elementos da cultura da escola com ênfase na permanência dos estudantes; analisar a cultura da escola da EMPRS na perspectiva da permanência, ou não, dos estudantes; fomentar a criação de uma cultura da escola que valorize as especificidades da EJA, a partir da organização de um núcleo para a escola. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativa na qual se utilizaram traços da pesquisa etnográfica e da pesquisa-ação, sendo utilizados como instrumentos para a pesquisa: a observação participante e as entrevistas semiestruturadas, que foram realizadas com a equipe gestora, os professores e os alunos da modalidade e, a análise documental – Dados do Censo Escolar, Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, Diário de Classe e Atas Finais, empreendendo-se a análise de conteúdo, a fim de analisar as informações. O estudo permitiu afirmar que a EJA é tratada como um apêndice de escolarização, pois mesmo com as muitas mudanças na concepção, no planejamento e na organização da educação para jovens e adultos nos últimos anos, a realidade ainda é bastante precária e o tratamento dado continua subestimando a modalidade comparada ao ensino regular. A escola permanece reproduzindo a estrutura de homogeneidade e diferenciação no tratamento aos alunos da EJA, apontando para a divisão entre ensino regular e a educação de jovens e adultos. Como proposta colaborativa é apresentada a criação do Núcleo de Estudos e Planejamento em Educação de Jovens e Adultos – NEPEJA para a escola, numa proposta de análise, estudo e intervenção da prática educacional.
- ItemA cultura escolar para a produção de saberes complexos com o semiárido brasileiro: a experiência do Colégio Wilson Lins(2016) Oliveira, Marcelo dos Santos deNesta pesquisa, partimos do pressuposto de que há uma transição do paradigma clássico (SANTOS, 1991) para o paradigma complexo (MORIN, 2014). A partir dessa premissa, o Colégio Estadual Wilson Lins, situado na cidade de Valente-BA, observado in loco, é exemplo deste movimento. Para fazer perceber essa transição, será considerada relevante para análise dessa conjuntura a cultura escolar no referido colégio. Assim, buscar elementos da cultura da escola que permita caracterizar a transição paradigmática, bem como encontrar as pistas e indícios que realizem a tessitura entre a cultura escolar para a produção de saberes complexos com o semiárido brasileiro. Para seu êxito, algumas questões orientadoras foram levadas em conta, Como a cultura escolar se desenvolve por meio dos projetos e práticas, abrindo rupturas com o pensamento moderno e construindo outro novo pensamento? Quais os mecanismos que favorecem a construção de um paradigma emergente? Como a Educação Contextualizada pode promover o diálogo com a natureza e com os saberes típicos da ciência complexa para favorecer a atribuição de sentido pelos sujeitos? A referida escola ganhou destaque nas feiras de ciências locais, estaduais e nacionais, muitos projetos apresentados referenciados na interdisciplinaridade, na Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido Brasileiro (SAB), outros tantos que revelam a trajetória da escola em ruptura com o paradigma clássico. Outro aspecto importante é o fato de o colégio estar situado na região do sisal. Nele, o município de Valente destaca-se como a capital do sisal, pelo fato de sediar uma grande cooperativa de beneficiamento deste produto. Essa perspectiva conduz à (re)significação do Projeto Político Pedagógico a partir desse olhar contextualizado e complexo. O SAB foi percebido em suas relações com os sujeitos a partir de Carvalho (2012) e a cultura escolar e a partir de Forquini (1993). A abordagem segue o método complexo e busca urdir os instrumentos de pesquisa com os princípios morinianos (sistêmico ou organizacional, hologrâmico, circuito retroativo, circuito recursivo, autonomia/dependência, dialógico, reintrodução do conhecimento em todo conhecimento). Este percurso metodológico foi construído com a pesquisa qualitativa, a fim de analisar como a cultura escolar tem produzido saberes científicos a partir da complexidade, dimensionando uma nova concepção de semiárido e conclui que, o colégio está caminhando em trajetória de construção de um paradigma emergente.
- ItemAprendizagem colaborativa em rede: metamorfoses contemporâneas na formação docente(2016) Nunes, Rodrigo dos ReisEste Relatório Final de Pesquisa busca apresentar os itinerários da intervenção e pesquisa sobre a influência que a aprendizagem colaborativa em rede pode proporcionar para a formação docente dos professores de língua inglesa do município de Serrolândia/BA. Essa perspectiva parte da problemática de que as concepções de aprendizagem e da relação do ser humano com as tecnologias digitais de informação e comunicação recebem um novo aporte, pois uma gama maior de mecanismos que envolvem a comunicação e a informação transcende conceitos estanques e padronizados de como concebemos o conhecimento. O professor de língua inglesa se vê em um espaço desafiador em sua sala de aula e na escola, uma vez que é incitado a refletir sobre sua prática e sobre sua formação. Como pesquisa participante e de cunho qualitativa, utilizamos instrumentos para o levantamento de dados como as entrevistas narrativas e o diário de bordo digital, além da ficha de avaliação de oficina temática. Buscamos em todo o processo de investigação, como também de intervenção, refletir acerca da formação docente do professor de língua inglesa, para que seja possível compreender melhor sobre situações desafiadoras dos processos que envolvem a aprendizagem na contemporaneidade. Para tanto, utilizamos de arcabouço teórico como Dillenbourg (1995, 1999, 2002) que conceitua os princípios da aprendizagem colaborativa; Hall (2005), trazendo elementos referentes à identidade, Lèvy (1999), definindo o ciberespaço, Santaella (2007), atentando para as múltiplas identidades, Castells (1999, 2000), que descreve o conceito de rede e sua descentralidade; Papert (1994), abordando os aspectos do construcionismo, no que se refere à relação entre homem e máquina e sua representatividade para aprendizagem; Crystal (2003), apresentando o status da língua inglesa como língua global; Macedo (2012), discutindo sobre processos formativos e identitários; Kenski (2013), relatando sobre a formação docente em tempos digitais; Nóvoa (1995), atentando para a necessidade de se refazer identidades frente às mudanças da contemporaneidade. Os resultados obtidos se constituíram por meio das produções didático-pedagógicas concretizadas a partir dos trabalhos desenvolvidos com os atores da pesquisa, baseadas nos princípios da Aprendizagem Colaborativa em Rede, contribuindo significativamente para novos olhares acerca da inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação nos espaços de aprendizagem de língua inglesa. Desse modo, foi construído um e-book, em que contém os registros das produções, as itinerâncias colaborativas e os processos reflexivos advindos das experiências vividas durante a pesquisa.
- ItemCorporeidade e currículo da educação infantil: um estudo numa escola do campo(2016) Silva, Carliane de OliveiraCompreender como a corporeidade das crianças, produzida\significada pela cultura escolar, é tratada no currículo da Escola Municipal de Educação Infantil Bom Jesus dos Navegantes, localizada no Distrito Rural de Itamotinga, Município de Juazeiro (BA), campo empírico da pesquisa foi o que nos propomos. No referencial teórico aprofundamos conceitos fundamentais como criança cidadã, corporeidade, Educação Infantil do Campo, currículo contextualizado, currículo indexado e “currículo em movimento”, elaboração conceitual em construção, aqui entendido como um currículo contextualizado com a vida cultural, natural e sócio-ambiental das crianças que vivem no campo. O enfoque metodológico foi fenomenológico e optamos pela pesquisa participante de cunho qualitativo. Teve como dispositivos de pesquisa análise documental, entrevistas semiestruturadas e observações participantes. Além de outros dispositivos ancorados na Sociologia da Infância como rodas de conversas, desenhos livres e orientados e realização de brincadeiras para a interlocução com as crianças sujeitos diretos da pesquisa. Tivemos outros sujeitos que colaboraram no desvelamento do fenômeno: Os professores, gestores pedagógicos da unidade escolar e técnicas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação. Neste estudo, partimos do pressuposto que a criança é cidadã e exerce essa cidadania se comunicando pelo corpo, pois está no mundo em movimento e expressão. Portanto, a corporeidade é nossa presença no mundo, nosso modo de ser-sendo através da maneira como estabelecemos com os outros e com os objetos que nos rodeiam nossa presença de corpo -vivido como disse Merleau Ponty (2014). Desse modo, consideramos que na Educação Infantil, a corporeidade é um elemento presente no processo de ensino e aprendizagem, pois contribui na fluidez das evoluções de caráter social, cognitivo, motor, afetivo e cultural e, isso ocorre mediado pelo currículo. Os resultados evidenciam uma desvalorização da corporeidade bem como, um distanciamento da realidade social, natural e cultural das crianças. As práticas acabam reproduzindo um currículo tradicional, linear e descontextualizado com o Campo. Todavia, constatamos que as experiências comunicadas pela corporeidade das crianças contribuem com a fluidez do “Currículo em movimento”, que foi revelado com as crianças numa inter- relação entre os conhecimentos universais e os conhecimentos locais.
- ItemUso do celular na escola: suas representações e conexões com o ensino e com a aprendizagem(2016) Ribeiro, Josiane da Cruz LimaO presente relatório final de pesquisa explicita os movimentos e experimentos da intervenção que teve como temática o uso do celular por docentes e discentes no Colégio Estadual João Queiroz – Tapiramutá/Ba. Como ideia primeira, objetivamos analisar de que forma o uso do celular na escola ressignifica as identidades dos docentes e discentes e implica inovações no ensino e na aprendizagem. Partimos da problemática que gira em torno da proibição do uso da tecnologia móvel, em especial os celulares/smartphones neste espaço escolar e vemos relevância em abordar o uso do celular enquanto tecnologia móvel, pois o mesmo tem sido um item necessário à sociedade do consumo, que reflete a identidade dos seus usuários e adentra as salas de aulas apensos aos corpos dos discentes. Os docentes veem-se despreparados para lidar com essas demandas que emergem da era digital, necessitando refletir e agir na/sobre sua prática para atender aos anseios dos nativos digitais e da contemporaneidade. Como aporte teórico, dialogamos com Lemos, Lévy, Santaella, Castells, para tratar da emergência da tecnologia móvel nos diferentes espaços, com Bauman, Hall, Haraway, para tratar de identidade móvel e ciborgue e Palfrey e Gasser, Veen e Vrakking, Masseto, Saccol e Barbosa, para tratarmos de nativos digitais, da escola na era digital, mediação pedagógica, e aprendizagem móvel e ubíqua, Kensky e Imbernón para refletirmos sobre temporalidades docentes e formação permanente, entre outros autores. Empreendemos uma pesquisa qualitativa e adotamos com método predominante pesquisa-ação, para tanto utilizamos questionários para uma caracterização primeira dos usos que os docentes e discentes faziam do celular no espaço escolar, realizamos grupo focal e observação participante. A partir dos achados obtidos por meio dos questionários, observamos que o celular possui diversas representações e usos entre docentes e discentes que ora convergem, ora divergem ou ainda se sobrepõem. Assim, consideramos as especificidades do contexto escolar e elaboramos conjuntamente com os colaboradores da pesquisa um plano de intervenção que contemplou atividades como: assembleia de classe, tertúlia pedagógica dialógica, fóruns de discussão no Facebook e oficinas formativas. Os resultados obtidos com a experiência, que teve como base uma relação dialógica, reflexiva e participativa possibilitou aos docentes a reflexão e ação sobre/na sua prática pedagógica, a (re)construção de conhecimentos e habilidades e o reconhecimento do celular como ferramenta de ensino e aprendizagem que culminaram na elaboração do Guia de Boas Práticas Uso do Celular na Escola.
- ItemRelações étnico-raciais no contexto das práticas pedagógicas do Colégio Municipal Antônio Marculino Vieira em Aguada Nova, Lapão (BA)(2016-07-20) Pires, Tânia CavalcanteA pesquisa intitulada: “Relações Étnico-Raciais no Contexto das Práticas Pedagógicas do Colégio Municipal Antônio Marculino Vieira em Aguada Nova, Lapão (BA)”, resultou da minha interação nas práticas pedagógicas no Ensino Fundamental II, como professora e coordenadora pedagógica dessa instituição, lócus da pesquisa. Como questão problema, temos sido provocadas a pensar como a educação das relações étnico-raciais expressas a partir da promulgação das Leis n.º 10.639/03 e n.º 11.645/08, tem se efetivado nas práticas pedagógicas do Colégio Municipal Antônio Marculino Vieira. Assim, temos como objetivo geral investigar as práticas pedagógicas, analisando-as sob a perspectiva étnico-racial, considerando a predominância da cultura quilombola entre os discentes. Especificamente, pretendemos identificar a relação de pertencimento étnico-cultural dos(as) alunos(as) enquanto quilombolas e a influência na aprendizagem; por conseguinte, investigar o predomínio da cultura existente nas comunidades quilombolas em relação às práticas pedagógicas desenvolvidas na unidade escolar. A metodologia configura-se numa pesquisa do tipo etnográfica, com abordagem de análise compreensiva e interpretativa, a partir da utilização dos seguintes dispositivos de pesquisa: observação participante, questionário, entrevista semiestruturada e grupos dialogais. Para a fundamentação teórica, utilizamos as contribuições de pesquisadores, a exemplo de Gomes (2008), Hall (2005), Munanga (1996, 2012), Santos (2006), Silva (2005), por considerá-los indispensáveis para as discussões na temática pesquisada, além de documentos legais como, por exemplo, a Lei 11.645/08. O Colégio Municipal Antônio Marculino Vieira atende um público composto por: adolescentes, jovens, adultos e idosos, moradores de comunidades quilombolas que se encontram em processo de escolarização e aprendizagem da educação formal, com contexto socioeconômico agrário e cultura de matriz africana. Esta pesquisa apresenta, enquanto proposta de intervenção, a implantação de um Grupo de Estudos e Trabalhos em Educação e Relações Étnico-Raciais – MAAFRO, que visa a formação continuada docente, objetivando fomentar a promoção de práticas pedagógicas que valorizem a educação com respeito à diversidade cultural.
- ItemEducação em saúde na comunidade quilombola de Tijuaçu, Senhor do Bonfim - BA(2016-07-21) Almeida, Eliana do Sacramento deEsta dissertação discorre sobre a comunidade quilombola de Tijuaçu, grupo étnico de maior representatividade da região de Senhor do Bonfim-Bahia, em virtude da sua dimensão territorial e do seu contingente populacional; compreendida como um projeto político e coletivo de liberdade, onde permanece uma sociedade relativamente autônoma e com marcante presença das tradições africanas. A pesquisa apresentou como objetivo realizar um estudo investigativo sobre as práticas preventivas e curativas em saúde na comunidade de Tijuaçu, a fim de promover ações interdisciplinares, a partir das demandas da comunidade. Tratou-se de uma pesquisa-ação, de caráter exploratório, inspirada na abordagem fenomenológica Husserliana e contou com a participação de integrantes da comunidade, lideranças políticas e religiosas, professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I da Escola Municipal Antônio José de Souza e profissionais de saúde da Estratégia de Saúde da Família da localidade. Como instrumentos para construção dos dados foram utilizados questionário estruturado, entrevista semi-estruturada e grupo focal com intervenção na comunidade através do desenvolvimento de oficinas formativas para aprofundar as discussões. Para o tratamento dos dados quantitativos, foram utilizados os programas estatísticos Epi-Info 7 e BioEstat 5.3, além de planilhas e gráficos do Microsoft Excel; para os dados qualitativos, utilizou-se a análise textual e o software Tagul para confecção das nuvens de palavras. Realizou-se análise de conteúdo, segundo Bardin, através da triangulação de dados com discussões argumentadas à luz dos conhecimentos produzidos sobre identidade cultural, saúde da população negra e educação popular em saúde. Os resultados dos dados socioepidemiológicos apontaram para uma coerência entre a visão dos líderes e dos integrantes da comunidade em relação aos determinantes de vida e as condições de vulnerabilidades persistentes na comunidade, contudo demonstram divergência quanto às práticas preventivas e curativas de saúde envolvendo a utilização de ervas medicinais, rezas e benzeções. O conteúdo das oficinas foi analisado a partir de três categorias: cultura e tradição quilombola, saúde da população negra e de Tijuaçu, e educação popular em saúde como estratégia para melhoria das condições de vida. Foram constatados os seguintes aspectos: a comunidade quilombola de Tijuaçu vive, em sua maioria, em condições de vulnerabilidades persistentes e é privada de condições básicas de vida, a exemplo de moradias adequadas e saneamento e esgotamento sanitário; apresenta padrões alimentares inadequados; há ameaça de perda da identidade cultural; os integrantes da comunidade apresentam não somente, dificuldades de acesso aos serviços de saúde, mas integralidade da assistência comprometida por precariedade e/ou inexistência de serviços estruturados para referência; e a escola enfrenta dificuldades para atender aos discentes da comunidade em suas especificidades sociais e étnico-raciais. Acredita-se ser necessário intensificar ações de conscientização acercada cultura afro-brasileira e das práticas de medicina tradicionais, bem como na capacidade transformadora da educação em saúde para promover melhorias nas condições de vida e saúde da população de Tijuaçu. Deste modo, propomos, como desdobramentos da pesquisa, o monitoramento e apoio na execução e avaliação dos planos de intenções desenvolvidos nas oficinas formativas a serem implementados pelos professores e profissionais de saúde em parceria com a comunidade.
- ItemSertão, Imagem e Movimento: Um estudo de práticas escolares inspiradas em cinebiografias sertanejas(2016-07-25) Rios, Edilene Alcântara RibeiroEste estudo parte da compreensão de que na contemporaneidade as visualidades exercem fortes influências sobre as formas como sujeitos se veem e são vistos, uma vez que elas estão por toda parte, constituindo-se como produções socioculturais, carregadas de intencionalidades discursivas e ideológicas. Desse modo, objetivou-se compreender como práticas escolares que promovam reflexões críticas e analíticas em torno de representações contidas em cinebiografias de personalidades sertanejas podem contribuir para a compreensão das sertanidades em suas complexidades e suas transformações. Assim, tomamos estudos de Gomes (2012), Hernández (2000, 2007, 2009 e 2010), Martins (2008 e 2011), Martins e Tourinho (2011 e 2013) e Sardelich (2006), para defender a proposta de que visualidades precisam ser analisadas a partir da perspectiva cultural que as marca e da multirreferencialidade que as constitui. Dialogamos com os conceitos de identidade enquanto construção social movente, performática e inconclusa, apresentados por Bauman (2005) e Hall (2000 e 2014), para sustentar nossa discussão acerca das sertanidades, às quais concebemos como múltiplas. Ainda, defendemos que o sertão caracteriza-se como um lugar multifacetado e em movimento, conforme estudos de Albuquerque Jr. (2001), Santos (2005), Vasconcelos (2007) e Veiga (2002). O trabalho de pesquisa em campo se desenvolveu numa perspectiva colaborativa, contando com momentos (auto) formativos nos quais foram realizadas oficinas com um grupo de alunos e, posteriormente com os docentes do Colégio Estadual do Icó – Morro do Chapéu-Ba. Também, contou-se com relatos de sertanejos e sertanejas moradores de três cidades baianas: Miguel Calmon, Morro do Chapéu e Várzea Nova, os quais contribuíram, de forma incisiva, para as conclusões formuladas e resultaram, também, na produção audiovisual: Sertão em Movimento. A análise toma as atividades desenvolvidas nos processos de escuta de todos os sujeitos participantes da pesquisa, contando com questionários e entrevistas (semiabertas e narrativas), contando com a Análise do Discurso como base interpretativa. Desse estudo depreendemos que: os artefatos visuais em análise (cinebiografias), ainda, são marcados por olhares superficiais e reducionistas no que tange às identidades sertanejas; o sertão é um lugar dinâmico e multifacetado, como bem ressaltam os sujeitos desta pesquisa, ao longo da mesma; A formação para o trabalho pedagógico com imagens, na perspectiva da cultura visual, potencializa práticas docentes contextualizadas, contribuindo, significativamente, para a formação de sujeitos críticos.
- ItemIdentidades e cultura afro-brasileira na docência da roça: documento de referência para educação básica(2016-07-25) Souza, Antonio José deO presente Documento de Referência é resultado de um estudo acerca das questões étnico-raciais na Educação Básica, cujo objetivo foi identificar como a identidade e a cultura afro-brasileira emergiam nas histórias de vida e formação-profissão de docentes de classes multisseriadas na roça. Buscou-se compreender, ainda, os sentidos construídos pelos/as docentes, a partir da relação entre educação e questões étnico-raciais, tendo em vista produzir este documento de referência para as práticas pedagógicas desenvolvidas em escolas rurais. Trata-se de um produto decorrente de uma pesquisa-formação atravessada pelos princípios da fenomenologia e da hermenêutica, e que, através da metodologia (auto)biográfica e do uso das histórias de vida e formação, revelou a relutância, a hesitação e o despreparo dos/as docentes da roça em cumprir a Lei Federal nº 10.639/2003, que determina a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira. As condições apresentadas pelos/as docentes conduziram à reprodução negativa da identidade e da cultura negra, impactando, de maneira determinante, as práticas pedagógicas. Para o desenvolvimento deste documento, realizamos o Ateliê (auto)biográfico no município de Itiúba, interior da Bahia, com docentes de classes multisseriadas, no intuito de oportunizar a produção de experiências de formação, a partir da relação entre educação e questões étnico-raciais. A pesquisa-formação revelou o quão distantes estão os/as docentes de classes multisseriadas da roça dos estudos, leituras e materiais pedagógicos que os auxiliem na prática educativa, no tocante às identidades e à cultura afro-brasileira. No entanto, percebeu-se que antes mesmo de se recorrer às informações contidas em compêndios, livros e pesquisas acerca das questões já mencionadas, foi preciso refletir sobre o lugar do negro nas histórias de vida desses professores/as, para que, dessa maneira, fosse possível pensar em uma proposta construída com eles/elas, a partir de suas próprias trajetórias de vida/formação/negação. As falas dos/as professores/as desvelaram o que se tornou escondido e marginalizado nas relações familiares, na iniciação escolar e em todo o percurso da educação básica, culminando nos espaços formativos intrínsecos à profissão docente, no que respeita ao estudo da identidade e da cultura afro-brasileira. Portanto, este documento pretende ser um aporte para estudos e formação acerca das questões étnico-raciais e, consequentemente, aproximar o disposto na Lei nº 10.639/2003 da prática pedagógica dos/as docentes de classes multisseriadas.
- ItemGestar II: proposta de formação continuada e suas contribuições para a prática pedagógica do professor de matemática(2016-07-25) Santana, Cecília Cabral Mascarenhas deA presente pesquisa elegeu como objeto de estudo a docência e sua relação com a formação continuada de professores no âmbito do Programa GESTAR, considerando a problemática enfrentada no ensino da Matemática no espaço público escolar. Este trabalho volta-se para a formação continuada dirigida a professores de Matemática dos anos Finais do Ensino Fundamental, identificando as contribuições e limites evidenciados no processo de ensino da Matemática escolar. Esta investigação se ancorou nas contribuições de Garcia (1998), Fiorentini (2000), Nóvoa (2002), Perrenoud (2002), Tardif (2007), Gatti (2009), D‟Ambrósio (2010), Ramalho (2014) e Veiga (2012), como autores que subsidiaram a investigação. A pesquisa teve como objetivo central analisar a proposta de formação continuada ofertada pelo Programa GESTAR, na perspectiva de suas contribuições para a prática pedagógica do professor no processo de ensino da Matemática escolar. Trata-se de uma pesquisa alicerçada na perspectiva qualitativa, inspirada no paradigma epistemológico da hermenêutica. Como aporte na delimitação da metodologia, utilizamos como autores Ludke e André (1986), Bardin (1997), Ghedin e Franco (2008), Gil (2010) e Minayo (2011). A pesquisa realizou-se tendo como referências a entrevista semiestruturada e observações participantes das aulas de Matemática em duas escolas estaduais da cidade de Senhor do Bonfim/BA. Utilizamos ainda como dispositivo da pesquisa o Caso de Ensino aplicado junto à equipe gestora, coordenação e professores de Matemática em encontros de Atividade Complementar. Investigamos as necessidades e as dificuldades enfrentadas pelos docentes na viabilização de suas práticas pedagógicas na escola. Os resultados revelaram que todos os professores participantes da pesquisa consideraram importante o processo formativo do Programa GESTAR, bem como todo o suporte, acompanhamento/intervenção viabilizados pelos formadores em suas ações formativas. Entretanto, apontam a ausência de novos materiais (suportes pedagógicos), de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento de ações planejadas na escola e de apoio da gestão para o desenvolvimento das atividades no contexto escolar. Outro achado da pesquisa, apresentado nos momentos de observação participante diz respeito à existência de contextos que estabelecem relações entre teoria e prática, uma vez que os docentes reconhecem a importância de se trabalhar a partir de situações-problema no ensino da Matemática, mesmo evidenciando que essa prática tem ocorrido ainda de forma tímida em alguns contextos de ensino. Situações contextualizadas com outras disciplinas, utilização de outros materiais didáticos, que não somente o livro didático, elaboração de sequências didáticas em consonância com contextos atuais e significativos à vida do estudante, criados pelos próprios docentes, foram apontados como pontos positivos nos processos de ensino. Nesse sentido, apresentamos as informações emergentes do campo, sistematizadas em uma Cartografia das Práticas Pedagógicas.
- ItemCoordenação pedagógica e os anos finais do Ensino Fundamental: contribuições e desafios para a formação continuada de professores na rede municipal de Bonito/BA(2016-07-25) Rodrigues, Adenir CarvalhoO trabalho busca analisar como a coordenação pedagógica por meio da formação continuada dos professores das séries finais pode contribuir para melhoria das práticas pedagógicas dos docentes de Português e Matemática. O caminho metodológico da investigação traz o tipo de estudo qualitativo, como método de abordagem o fenomenológico, tipo de pesquisa, o Estudo de Caso. Para a coleta de informações, usamos as técnicas da observação indireta com uso da pesquisa bibliográfica e documental, a observação direta intensiva, com o uso da observação e da entrevista, e a observação direta extensiva, com o uso do questionário. A análise e interpretação das informações baseando-se na Análise de Conteúdo de Bardin e Franco. Para as reflexões acerca da formação continuada e da coordenação pedagógica, nos referenciamos em autores como: Altet, Canário, Cavaco, Charlier, Esteve, Franco, Libâneo, Nóvoa, Orsolon, Perrenoud, Placco, Sacristán etc. Entendemos que o município avançou muito, mas precisa continuar avançando em outras frentes. Apesar de termos um processo articulado de formação continuada em termos de estrutura e organização da equipe técnica, dos Planos de Formações e suas concepções, acreditamos que o município precisa instituir de forma dialogada com a participação de todos os professores e professoras de todos os níveis, com a equipe técnica pedagógica, com o Conselho Municipal de Educação e com o Sindicato da categoria, uma política de formação continuada em forma de documento que traga em suas concepções os desejos e anseios de todos os envolvidos.
- ItemFormação docente no IFbaiano Itapetinga: demandas coletivas, permanência e êxito estudantil(2016-07-26) Souza, Izanete MarquesA pesquisa Formação docente no IF Baiano Itapetinga: demandas coletivas, permanência e êxito estudantil objetivou identificar as demandas de formação dos docentes do IF Baiano – Campus Itapetinga para a institucionalização do trabalho com diversidades socioeducativas e culturais dos estudantes das turmas do Curso Técnico em Informática subsequente ao Ensino Médio, com o fito de promover a institucionalização do trabalho com as temáticas da diversidade, considerando as demandas de formação apresentadas pelos seus docentes ao longo da pesquisa. A metodologia utilizada foi inspirada na abordagem epistemológica hermenêutica, ancorada na abordagem qualitativa, tendo como metodologia a etnografia para a construção do processo de conhecimento na pesquisa em educação o que resultou em um registro sistemático das informações e ações do IF Baiano – Campus Itapetinga. A análise temática do conteúdo foi adotada como procedimento de pesquisa analítico das informações contidas nas entrevistas narrativas. Para tal a autora central foi Laurence Bardin (2009). Essas análises foram ratificadas com as informações contidas nos demais instrumentos de pesquisa: questionário socioeconômico dos discentes, Projeto Pedagógico do Curso. Os principais resultados apontam a identificação das demandas formativas do coletivo (corpo docente e técnico administrativo em educação). Para o atendimento das demandas resultantes da pesquisa foi proposto ao Campus Itapetinga, lócus da pesquisa, uma Política de Formação com princípios formativos para as necessidades institucionais dentro da perspectiva de que a permanência e o êxito estudantil é um compromisso da coletividade, considerando neste bojo tanto os achados da pesquisa quanto as diversidades socioeducativas e culturais dos estudantes, as demandas de formação continuada apontadas, as condições estruturais do curso e as reflexões advindas da pesquisa da prática.
- ItemConhecimento de si, práticas pedagógicas e diferenças na docência rural(2016-07-26) Mota, Charles Maycon de AlmeidaEste trabalho apresenta um plano para a formação docente, oriundo de uma pesquisaformação realizada junto aos professores que atuam em classes multiseriadas em territórios rurais. Objetiva compreender como os docentes das escolas rurais do município de Várzea do Poço lidam com as diferenças, em sala de aula, visando a construção de um plano de formação continuada voltado para as diferenças presentes no meio rural. Para discutir os pressupostos teóricos que fundamentam esta produção, tomamos como base os estudos de Josso, Silva, Bauman, Moreira e Rios; os pressupostos metodológicos apoiam-se nas obras de Delory-Momberger, Pineau, Dominicé e Souza. Colaboraram nesta pesquisa sete professores que atuam na docência, em escolas rurais municipais de Várzea do Poço, interior da Bahia. Como caminhos metodológicos para o desenvolvimento da investigação que fundamenta este documento, temos a pesquisa-formação, a partir do método (auto)biográfico, organizada em duas etapas: Pesquisa Exploratória (1), para o levantamento inicial de informações sobre os espaços, os sujeitos da pesquisa e a seleção final dos colaboradores; e as Oficinas Formativas (2), que possibilitaram a elaboração do Plano de Formação Continuada para os docentes das escolas rurais – produzido e aplicado no decorrer do desenvolvimento da pesquisa-formação – e a produção do memorial de formação, como resultante do processo formativo vivido pelos professores. O presente trabalho evidencia alguns resultados que compreendem a diferença, a partir de variados sentidos, sendo demarcada pelas narrativas dos professores da roça e pelo fator social de seus alunos, bem como pelas dificuldades de aprendizagem que alguns apresentam, suscitando o entendimento de que a diferença ainda se encontra atrelada aos elementos que normalizam e normatizam os sujeitos na escola.
- ItemA Educação Sexual nos livros didáticos de Biologia: uma abordagem no campo do currículo.(2016-07-26) Teixeira Filho, Roberto SantosEste Trabalho Final de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional, volta-se para a Educação Sexual dirigida à adolescentes, buscando problematizar processos de produção das diferenças sexuais e de gênero. Esta investigação sustentou-se nos campos dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, articulados com a perspectiva pós-estruturalista de análise. Realizamos pesquisa exploratória com a aplicação de questionário à estudantes do ensino médio, intervenção pedagógica através de Ateliê de Pesquisa Formativo e analisamos livros didáticos de biologia endereçados ao ensino médio. A pesquisa exploratória realizou-se a partir da análise de questionários respondidos por estudantes. Investigamos as necessidades e as dificuldades das/os estudantes em relação à Educação Sexual na escola. Os resultados indicaram que todas/os as/os entrevistadas/os consideraram importante a implantação da Educação Sexual na escola, entretanto, apontaram ausência de trabalho pedagógico em Educação Sexual em sua escola. Outro achado da pesquisa, evidenciado nos encontros do Ateliê de Pesquisa Formativo diz respeito à existência da dicotomia entre teoria e prática, uma vez que as/os docentes reconhecem a importância de se trabalhar a Educação Sexual na escola, mas, no entanto, não incluem em suas práticas a discussão desse tema. Ficou evidente ainda, a necessidade de investimento em ações pedagógicas que promovam efetivamente a Educação Sexual na escola. O processo analítico dos livros didáticos de biologia baseou-se nos achados da pesquisa exploratória, nas discussões sobre os temas relacionados à Educação Sexual ocorridas no Ateliê de Pesquisa Formativo, nos estudos das “representações” sexuais e de gênero marcardas nos livros didáticos e na tentativa de explicitar um modo de problematizar tais representações a partir de um processo de “desconstrução”. O modo como o gênero e a sexualidade estão representados produz significados que marcam e constituem não apenas o sujeito e as práticas normais, como também os sujeitos e as práticas “desviantes”, “não autorizadas”, “anormais”. Os resultados obtidos com a experiência, sustentada por uma metodologia de trabalho aberta, dialógica e participativa, possibilitaram as/aos docentes participantes da pesquisa um espaço de reflexão e de elaboração de vivências e experiências, o que propiciou uma reconstrução/ressignificação em relação às questões que envolvem a Educação Sexual. Assim, o estudo investigativo realizado possibilitou a construção de conhecimentos e de habilidades na área, instrumentalizando os sujeitos da Educação Básica para o enfrentamento das dificuldades e da complexidade das temáticas da Educação Sexual e para intervenções transformadoras, seja no âmbito pessoal, profissional ou escolar. Assim, considerando as informações obtidas será elaborado Documento Referencial em Educaçã Sexual.
- ItemFormação em exercício e desenvolvimento das práticas pedagógicas docentes: um estudo de caso no âmbito do Programa de Formação de Professores - PARFOR em Várzea do Poço-BA(2016-07-26) Sousa, Nilcelio Sacramento deEssa pesquisa está inserida no ambiente dos estudos acerca da formação de professores em exercício, mais especificamente nomeando como objeto de estudo a análise das contribuições do Programa de Formação de Professores da Educação Básica para o desenvolvimento das práticas docentes dos egressos do curso de Pedagogia. Buscou-se identificar as contribuições do Programa PARFOR/UNEB para a (re)construção das práticas docentes dos seus egressos; discutir a importância das práticas docentes desenvolvidas pelo PARFOR diante da ruralidade contemporânea e suas implicações no processo de aprendizagem. A pesquisa se desenvolveu, tendo como método o estudo de caso, através de uma abordagem de cunho fenomenológica. Utilizamos como dispositivos de pesquisa o questionário e a entrevista narrativa. Para a análise, interpretação dos dados, elegemos a método/técnica da Tematização, tendo como suporte teórico-metodológico Fontoura. Tivemos como colaboradores desse estudo três professores da Escola Municipal Laurentino Barreto Santos, situada no município de Várzea do Poço/BA. Os pressupostos teóricos que deram sustentação a este estudo foram tecidos através de várias vozes, dentre as quais destacamos: Pimenta, Freire, Nóvoa, Rios, Fontoura. Constatou-se, a partir do estudo, que a formação possibilitou o desenvolvimento das práticas pedagógicas docentes dos professores egressos, através do exercício reflexivo sobre a prática, ou seja, a formação ofereceu caminhos de certa forma para a tríade ação-reflexão-ação, possibilitando a (re)construção dos saberes-fazeres docentes. Os colaboradores da pesquisa narram ainda que a formação deixou um pouco a desejar no que diz respeito à contextualização com a realidade local e no tocante às temáticas relacionadas aos contextos de diversidade. Tal constatação demonstra a importância da construção de uma proposta formativa que reflita as práticas pedagógicas docentes de forma contextualizada e os contextos de diversidade.