Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 20
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCrônicas de Estudantes: Relato de atividade(2012) Batista, Adriana Santos; Mesquita, Helem Cristina BonfleurRelato de atividade desenvolvida em 2011, em uma escola da prefeitura do município de São Paulo, cujo objetivo foi o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita por meio da elaboração de um livro de crônicas.
- ItemA abordagem das avaliações externas em textos jornalísticos(2012-08) Batista, Adriana SantosNeste artigo apresentam-se algumas considerações sobre a forma como se abordam, em textos jornalísticos, as avaliações educacionais externas. O principal objetivo é analisar quais são as vozes autorizadas pela mídia a discutirem aspectos educacionais; para tanto, foram selecionados dois textos publicados por um jornal e uma revista em 2011. Como aparato teórico, mobilizaram-se as considerações de Authier-Revuz sobre heterogeneidade discursiva (1990) e conceitos da Análise do Discurso, predominantemente a noção de formação imaginária, de Pêcheux (1993).
- ItemCaderno de resumos do I Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (I SeLELP)(2013-09-04) Batista, Adriana Santos; Pereira, Aline Maria dos Santos; Kallarrari, CelsoCaderno de resumos do I Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (I SeLELP), ocorrido no Departamento de Educacao do Campus X - Teixeira de Freitas, da Universidade do Estado da Bahia, de 4 a 6 de setembro de 2013.
- ItemLinguística e Ensino de Língua Portuguesa(2013-09-04) Batista, Adriana Santos; Pereira, Aline Maria dos Santos; Kallarrar, Celso Kallarrarste livro é composto por trabalhos apresentados no I Seminá rio de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa (I SeLELP), reali zado de 04 a 06 de setembro de 2013, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação do Campus X, em Teixeira de Freitas. O Seminário teve como objetivos socializar as investigações e projetos realizados pelos docentes e discentes do Campus X da UNEB, na área de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa; fortale cer as referidas áreas visando implementar um curso de pós-graduação lato sensu; propiciar uma relação entre teoria e prática, através da parti cipação de professores da Educação Básica, com o intuito de mensurar o impacto e as possíveis aplicações das pesquisas apresentadas nas es colas do município de Teixeira de Freitas; possibilitar o encontro entre docentes e discentes do Campus X com professores de outras institui ções reconhecidas (Universidade do Porto, USP, UERJ, UESC, IFBA), a fim de que juntos debatessem as investigações e projetos, tendo em vista o aprimoramento, a troca de experiências e futuras pesquisas conjuntas; e, por fim, fomentar intercâmbio científico e tecnológico entre o Camp
- ItemLinguística e Ensino de Língua Portuguesa(2014) Batista, Adriana Santos; Kallarrari, Celso; Pereira, Aline Maria dos Santos
- ItemDiscurso relatado em textos jornalísticos sobre avaliações externas(2014-01) Batista, Adriana Santos
- ItemCaderno de resumos do II Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (II SeLELP)(2015-10-26) Batista, Adriana Santos; Pereira, Aline Maria dos Santos; Kallarrari, Celso; Bessa, DécioCaderno de resumos do II Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (II SeLELP), ocorrido no Departamento de Educacao do Campus X - Teixeira de Freitas, da Universidade do Estado da Bahia, de 26 a 28 de outubro de 2015.
- ItemAnálise do ensino de Língua Portuguesa a partir dos gêneros textuais no livro didático do 8º ano(2015-12-15) Penitente Andrade, NataliaA pesquisa tem como objetivo geral analisar se o livro didático do 8° ano, utilizado na rede municipal de Teixeira de Freitas, contempla um trabalho articulado no ensino de Língua Portuguesa, envolvendo a leitura, interpretação, produção de texto e análise linguística, a partir dos gêneros textuais e, como objetivos específicos, analisar a abordagem dada aos gêneros textuais no livro didático relacionada ao desenvolvimento da leitura, interpretação, produção textual e análise linguística; evidenciar a importância do desenvolvimento de um trabalho articulado no ensino de Língua Portuguesa; ressaltar a relevância do trabalho com a diversidade de gêneros textuais e propiciar discussões e reflexões sobre a importância da escolha do livro. Os teóricos que embasaram nossa pesquisa foram: Parâmetros Curriculares Nacionais (1996), Marcuschi (2010), Geraldi (2011), Antunes (2003), Bazerman (2011), dentre outros. A metodologia é qualitativa e quantitativa, compreendendo leitura, discussão de referencial teórico e análise do livro. Constatou-se que o livro analisado apresenta de forma articulada o ensino de Língua Portuguesa envolvendo a leitura, interpretação, produção de texto e análise linguística e que se faz presente a diversidade de gêneros textuais.
- ItemMemórias SBPC Educação 2016: Formação de professores, sustentabilidade e tecnologias para integração social(2016) Reis, Minervina Joseli Espindola; Kallarrari, Celso; Ferreira, Jussara LobeuEsta Revista Memórias SBPC Educação 2016 tem como principal objetivo divulgar e preservar a memória institucional, por acreditarmos que a história desta instituição pública (UNEB) é uma construção cotidiana, marcada por pessoas, ações e eventos que demonstram suas relações com o contexto em que está inserida e o que se pretende enquanto Universidade.
- ItemGramática e Ensino: Uma perspectiva de interação(2017-08-15) Penitente Andrade, NatáliaA pesquisa tem como objetivo geral analisar se a gramática normativa é desenvolvida no livro didático do 9º ano da Coleção Teláris, em uso no município de Teixeira de Freitas-BA, de forma integrada com a leitura, interpretação, produção textual e análise linguística, a partir dos gêneros textuais. Como objetivos específicos, busca verificar se há uma diversidade de gêneros textuais orais e escritos no livro didático bem como se as atividades contemplam situações formais e informais de uso. Além disso, tem como proposta propiciar discussões e reflexões sobre a importância da escolha do manual didático. Para tanto, utilizase como referencial teórico Marcuschi e Cavalcante (2005), Marcuschi (2010), os PCNs (1998), Antunes (2003), Possenti (1998), Lopes-Rossi (2002), Bezerra (2005), dentre outros. A partir de uma pesquisa qualitativa, constata-se que os aspectos gramaticais são contextualizados, colaborando com a reflexão crítica do aluno, bem como partem de um gênero textual para as definições. Dessa forma, conclui-se que as atividades envolvendo a gramática, frequentemente, perpassam a leitura, a interpretação, a produção textual e a análise linguística, propiciando uma aprendizagem significativa para o aluno. Também é possível afirma que o livro didático contempla uma diversidade de gêneros textuais e orais e apresenta a distinção das situações formais e informais da língua.
- ItemO espaço da literatura infantil no 3º ano do ensino fundamental da escola municipal Armando Xavier de Oliveira, em Jacobina(2019-07) Rego, Regiane Silva; Souza, Josilene MaianeEste Trabalho de Conclusão de Curso analisa o lugar da literatura infantil no 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira, em Jacobina – Bahia, com base na mediação da leitura literária. Para tanto, traçaram-se os seguintes objetivos: avaliar se nas aulas de leitura literária há um trabalho direcionado para a compreensão e interpretação de textos, com base na literariedade do texto infantil (aspectos lúdicos e estéticos), analisando um texto infantil trabalhado pela professora do 3º ano, a fim de identificar os aspectos lúdicos e estéticos. O desenvolvimento do tema apoiou-se nos estudos de Cademartori (2006), Martins (2012), Yunes (2002) e Zilberman e Lajolo (1982). Entre os diversos resultados, destacamos: a) a metodologia trabalhada na escola oscila entre o pontual e o casual; b) os recursos utilizados pela professora atendem ao seu propósito de mediação de leitura literária, pois são trabalhados aspectos literários e pedagógicos, com base no livro infantil impresso; c) a mediação desenvolvida pela docente permite um contato com a leitura literária, mesmo com a presença do aspecto educativo; d) toda atividade de leitura realizada abrange espaços para a compreensão e a interpretação do texto lido e) a professora poderia explorar mais os aspectos sensoriais e emocionais do texto, a partir da contação de histórias, com ênfase na literariedade do texto
- ItemImpactos dos Agrotóxicos nas Agrovilas de Glória, Bahia(2021-02-12) Silva, Larissa Regina Farias daA agricultura é uma das atividades mais antigas desenvolvidas pelo homem e a modernização ocorreu para a introdução de máquinas e produtos químicos no campo. O uso de agrotóxicos tem se tornado cada vez mais presente nos produtos agrícolas e tem colocado o Brasil como recordista no consumo e aplicação dessas substâncias. A partir dessa questão, surgem possíveis questionamentos sobre os efeitos do uso de agrotóxicos na saúde humana e no meio ambiente, bem como a destinação final das embalagens. O objetivo deste estudo foi discutir brevemente a história da agricultura, fatores ecológicos relevantes, uso de agrotóxicos no setor alimentício e seus potenciais efeitos na saúde humana e no meio ambiente. O estudo ainda analisa o uso e o descarte de embalagens de agrotóxicos por produtores rurais do município de Glória, na Bahia. As áreas rurais avaliadas apresentam expressiva variedade de uso de agrotóxicos nas lavouras, onde três delas compartilham o uso dos mesmos agrotóxicos. Além disso, os agricultores ainda tinham a prática de queimar, abandonar ou cortar as embalagens após o uso das substâncias. A partir deste estudo, foi possível verificar os riscos ocasionados pelo uso de agrotóxicos, principalmente na saúde humana, e evidenciar a possibilidade de contaminação humana e ambiental em decorrência do descarte inadequado das embalagens.
- ItemEncontros com a literatura no ensino, na extensão e na pesquisa: rememorando o caminhar pelas trilhas formativas da graduação(2021-08) Silva, Daiane AlvesEste trabalho de conclusão de curso, no gênero memorial multipaper, retoma experiências do percurso na graduação no curso de Letras – Língua Inglesa e Literaturas, do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus XXIII – Seabra, entre os anos de 2016 e 2021. Através deste, relata-se as atividades e produções sobre literatura de escritoras de língua inglesa, a fim de refletir como essas ações construíram o processo de formação da autora como leitora, pesquisadora e professora. Para isso, esse trabalho se divide em cinco capítulos: 1. Introdução: rememorar, no qual resgata-se memórias de períodos anteriores ao ingresso na universidade que influenciaram a aproximação com a literatura, até chegar à graduação; 2. A visualização de novos horizontes: conhecendo escritoras e a escrita de mulheres negras, registra-se a experiência em um projeto de extensão voltado ao estudo, tradução e circulação de textos de escritoras negras; 3. Visitando o “mundo Jane Austen”: desafios fascínio e estudo no caminho da literatura, discorre sobre as atividades e produções realizadas a partir da leitura de textos de Jane Austen; 4. Iniciação Científica: trabalho em equipe e formação, reflete e descreve as ações durante participação no projeto de iniciação científica, coordenado pela professora Dra. Juliana Cristina Salvadori; e por fim, 5. Considerações finais. Ao retomar essas experiências, destaca-se a importância dessas na formação da autora, salientando a contribuição da trajetória vivida no curso não só em termos acadêmicos, mas também no aspecto pessoal. Para fundamentação teórica, em relação à pesquisa de cunho autobiográfica e ao memorial, toma-se Bragança (2011) e Brasileiro (2021); sobre reescrita e tradução: Lefevere (1998) e Venuti (2019); Even-Zohar (1990), que discute a teoria de polissistemas; Bonnici (1998), sobre literatura pós-colonial; Tom Moylan (2005), Sargent (2005) e Margaret Atwood (2005), sobre utopia e distopia; Genette (2009) sobre paratexto e paratradução; entre outros. A escrita desse memorial constituiu-se um processo de resgate, significação e validação de práticas e processos vivenciados. Por meio desse percurso, foi possível experienciar trilhas formativas do ensino, da pesquisa e da extensão, que guiaram a crescer, despertando interesses e desejos de planejar práticas com esse propósito, e, assim, reconhecer o potencial transformador da educação.
- ItemDa terra das primaveras ao país do carnaval: episódios de racismos narrados por Edson Gomes nas letras de “Meus Direitos” e “Zumbi Dos Palmares”(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-19) Rocha, José Eduardo Januário Pereira; Santos, Vadir Nunes dos; Figuerêdo, Arolda Maria da Silva; Carvalho, Cecília Maria MourãoEste trabalho é o resultado da análise de duas letras de músicas de Edson Gomes buscando evidenciar como o negro é retratado e posto na sociedade, partindo da compreensão de que Edson Gomes, homem negro, viveu e vive as limitações que o racismo impõe aos negros no Brasil e como sua cidadania foi e continua a ser mutilada. O reggae enquanto gênero musical que canaliza em sua gênese um ativismo étnico-racial, voltando sua musicalidade para denunciar os preconceitos contra o negro. Tivemos como referencial teorico autores – Albuquerque (1997), Almeida (2021), Brandão (1985), Nascimento (2016), Santos (1997; 2000), Fanon (2021) e muitos outros. Ainda, elaboramos questões e objetivos na construção deste trabalho: Em que medida, o negro retratado nas letras de Edson Gomes dialoga com questões em pautas na atualidade? Como as peças artísticas de Edson Gomes são meios de denúncia, crítica e combate ao racismo, o preconceito e a discriminação, presentes na estrutura da sociedade? Tendo como objetivo geral: compreender a presença de comportamentos dos negros - desejos, sentimentos, interesses, lutas e conquistas - nas letras de músicas de Edson Gomes. Escolhemos a Pesquisa Social na abordagem qualitativa como sendo a mais adequada para este tipo de trabalho acadêmico/científico, tendo os estudos de Cecília Minayo como base de sustentação metodológica. A pesquisa bibliográfica possibilitou-nos fazer com o rigor que a natureza deste trabalho exige, descrever, analisar e relatar sobre os dados levantados acerca da obra artística de Edson Gomes, assim como de sua trajetória como artista negro que dedica a sua arte em prol de situações enfrentadas pelos negros no seu país. Esperamos que ao longo deste trabalho possamos compreender como o negro retratado por Edson Gomes, na década 1990, está nos dias atuais, bem como sua presença na sociedade. Verificamos que mesmo “livres” os negros vivem as limitações de um cativeiro simbólico e que a partir de suas músicas, Edson Gomes denuncia as muitas formas de preconceitos que prejudicam o negro neste país e a compreensão de uma sociedade racista e desigual. Os resultados alcançados apontam que, mesmo compostas na década de 1990, as músicas analisadas são importantes para compreender que a sociedade não permitiu ao negro ser cidadão e mutila sua cidadania diariamente.
- ItemPercepção ambiental de estudantes concluintes do ensino médio em Teixeira de Freitas-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Santos, Lais Oliveira dos; Sena, Ana Odália Vieira; Santos, Joana Farias dos; Almeida, Yolanda Aparecida de CastroO reconhecimento da Educação Ambiental (EA) foi potencializado no século XX, especialmente após a Conferência de Estocolmo em 1972. No Brasil, a Constituição de 1988 e a Política Nacional de Educação Ambiental de 1999 destacam a EA como essencial em todos os níveis de ensino, visando desenvolver valores, conhecimentos e atitudes voltadas à conservação ambiental. Este estudo investiga as percepções ambientais de alunos do terceiro ano do ensino médio no Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa, em Teixeira de Freitas-BA, com abordagem quali-quantitativa. Foram aplicados questionários a 39 alunos para identificar suas concepções de meio ambiente, revelando predominância da concepção abrangente (51%) e reducionista (46%), com respostas objetivas e discursivas para análise. A maioria dos alunos (90%) se considera parte do meio ambiente e reconhece a importância da EA, embora apenas 28% relatem discussões frequentes sobre o tema nas aulas. Disciplinas como Biologia, Sociologia e Geografia são as que mais abordam questões ambientais. Os resultados mostram que, apesar do interesse dos alunos por questões ambientais, ainda há desafios para integrar efetivamente a EA de forma interdisciplinar e frequente no currículo escolar. A maioria dos alunos atribui à sociedade (87%) a responsabilidade pela conservação ambiental, com baixa expectativa em relação às ações governamentais. As conclusões indicam que a EA tem promovido uma percepção ambiental mais inclusiva e holística entre os alunos, mas é necessário um ensino mais integrado e frequente. A transição de concepções reducionistas para abrangentes sugere um impacto positivo da EA, promovendo uma visão mais completa e interconectada do meio ambiente pelos alunos. PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental; Concepções de Meio Ambiente; Sustentabilidade; Conservação Ambiental.
- ItemO letramento matemático como processo de aprendizagem no desenvolvimento do educando(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2024-12-13) Souza, Manuela Barbosa; Sousa, Micaelle Brandão; Anízio, Vinicius dos Santos; Reis, Minervina Joseli Espíndola; Moreira, Francis Miller Barbosa; Reis, Jessyluce Cardoso CanárioO presente trabalho tem como objetivo geral analisar como o letramento matemático é compreendido e aplicado nas práticas pedagógicas, a fim de verificar a sua contribuição para o desenvolvimento crítico dos educandos. A concepção de pesquisa utilizada é a qualitativa e descritiva, e a metodologia para coleta de dados incluiu entrevistas semiestruturadas realizadas. Os participantes são sete professores graduados em Matemática, identificados como P1 a P7, que atuam no ensino fundamental (anos finais), no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A entrevista realizada foi pensada a fim de compreender as definições, percepções e práticas relacionadas ao letramento matemático, bem como os desafios enfrentados e as estratégias de ensino utilizadas pelos docentes. A análise dos dados evidencia que os participantes consideram que o letramento matemático vai além da realização de cálculos ou resolução de problemas escolares e que ele proporciona aos alunos a habilidade de interpretar e agir sobre diferentes contextos sociais. Observou-se que os professores utilizam práticas pedagógicas inovadoras, como o uso de jogos e ambientes colaborativos, que são estratégias importantes para motivar os alunos e torná-los participantes ativos do processo de aprendizagem. No entanto, os professores destacaram desafios significativos, como a escassez de materiais apropriados e o suporte limitado em algumas instituições. Para construção da pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico sobre o tema. Com base nas análises dos dados e nos fundamentos teóricos de autores como Soares (2000), Freire (2013 e 1997) e Barbosa (2013), podemos afirmar que o letramento matemático é uma prática indispensável na formação integral dos alunos. Diante do estudo realizado, conclui-se, portanto que, o letramento impacta diretamente na formação de sujeitos reflexivos, autônomos e críticos, preparados para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.
- ItemO estudo de conceitos geométricos na terceira idade: relação entre o jogo adugo, memória e raciocínio lógico(Universidade do Estado da Bahia , 2024-12-17) Figueiredo, Ciro Teixeira; Santos Júnior, Clovis Lisboa dos; Gomes, Ariosvaldo Alves; Pereira, Carlos LuísA pesquisa explora a interação entre matemática, cultura e envelhecimento, destacando a Etnomatemática como abordagem inclusiva que valoriza saberes culturais diversos. Utilizando o jogo indígena Adugo, tradicional entre a etnia Bororo, investiga-se seu impacto na memória e no raciocínio lógico da pessoa idosa. Este trabalho ressalta a importância de práticas não hegemônicas no ensino, promovendo respeito às tradições dos povos originários e fortalecendo a inclusão social, enquanto contribui para o envelhecimento ativo e a valorização das memórias culturais e cognitivas das participantes. A pesquisa de caráter qualitativa, exploratória e interpretativa, utilizou a oficina de matemática no programa UATI-CEVITI como cenário de investigação, propondo uma experiência de aprendizado lúdica e colaborativa, integrando conceitos matemáticos e aspectos culturais indígenas. Observou-se que o jogo Adugo demonstrou potencial pedagógico ao estimular habilidades cognitivas e promover o resgate de memórias afetivas, valorizando a cultura brasileira e fortalecendo vínculos sociais entre os participantes. Conceitos geométricos básicos foram trabalhados para facilitar a compreensão de um grupo heterogêneo, incluindo participantes não alfabetizadas. Reconhecendo saberes acumulados, a pesquisa ressalta a importância da tradição oral e dos conhecimentos indígenas como patrimônio cultural, além de estimular o aprendizado lúdico e significativo. O estudo destaca a necessidade de mais pesquisas sobre a integração da cultura indígena na educação inclusiva, especialmente para pessoas idosas.
- ItemEvasão dos alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia- UNEB- campus X durante a pandemia de covid-19.(Universidade do Estado da Bahia Campus X, 2024-12-19) Bonatto, Lorrane Stephani Sena; Muniz, Danielle de Jesus; Coswosk, Édila Dalmaso; Martins, Liziane; Gomes, Ivo FernandesO presente estudo tem como objetivo geral investigar os motivos que levaram os Universitários a se evadir do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia - UNEB campus X no período de Covid 19. Para atingir o objetivo geral, os seguintes objetivos específicos foram definidos: verificar quais impactos que a pandemia trouxe na vida acadêmica desses estudantes; analisar o público alvo através do levantamento de dados sociais e econômicos; compreender os suportes que a universidade poderia ter utilizado para a permanência dos mesmos. Como metodologia para este trabalho utilizou-se o desenvolvimento de uma pesquisa de caráter interpretativa conforme seus objetivos. Utilizando-se da abordagem qualitativa, o estudo investigou os motivos da evasão de estudantes do curso de Ciências Biológicas durante a pandemia, incluindo uma análise dos impactos da pandemia na vida acadêmica desses alunos, a identificação do perfil dos estudantes e a avaliação dos suportes que a universidade poderia ter oferecido para enfrentar a situação. Tendo em vista os aspectos apresentados, conclui-se que o delongamento no retorno às atividades presenciais e a falta de recursos financeiros, juntamente com a interrupção repentina das aulas durante a pandemia, tiveram impactos significativos na vida acadêmica dos discentes, aumentando a probabilidade de desistência.
- ItemHistórias de Vida de Pessoas Ostomizadas: Um Estudo de Caso em Teixeira de Freitas(2024-12-19) Porto, Valquires Teixeira; Sousa, Leonardo da Silva Carneiro; Sousa, Leonardo da Silva Carneiro; Costa, Guilhermina Elisa Bessa da; Fonseca, Halysson Gomes daEste estudo analisa os impactos na qualidade de vida de pessoas ostomizadas e os processos de adaptação após a realização de procedimentos cirúrgicos definitivos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e fundamentada na metodologia de história de vida, foi conduzida por meio de entrevistas com pacientes atendidos pelo Centro de Reabilitação (CER-IV) em Teixeira de Freitas, Bahia. O trabalho explora as dificuldades enfrentadas, as estratégias de superação e o papel das redes de apoio na promoção da qualidade de vida dos entrevistados. Além disso, discute as políticas públicas voltadas para o atendimento desse grupo e as lacunas existentes, com ênfase nas experiências pessoais e no contexto socioeconômico dos participantes. Os resultados evidenciam o impacto físico, emocional e social da ostomia, destacando a importância de um suporte integral e humanizado para a inclusão e a equidade no cuidado.
- ItemA comunidade quilombola de Helvécia: História, memória e os desafios da educação(2025-01-15) Barbosa, Juliana Santos; Pereira, Tamires Santos; Santos, Benedito de Souza; Silva, Gilsineth Joaquim SantosEste estudo analisa a importância histórica, social e cultural das comunidades quilombolas, com ênfase na comunidade de Helvécia, no município de Nova Viçosa, Bahia. Aborda a formação histórica dos quilombos, destacando seu papel na resistência à escravidão e na preservação da identidade cultural afro-brasileira. Além disso, investiga como a Escola Municipal João Martins Peixoto, por meio de seu Projeto Político Pedagógico (PPP), contribui para a valorização da cultura quilombola e a formação identitária dos alunos. O estudo revela que a escola desempenha um papel essencial na promoção de práticas pedagógicas inclusivas e antirracistas, destacando se como um espaço de resistência, aprendizado e transformação social.