Ciências Humanas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências Humanas por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 43
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemProjeto Casa das Mariscadeiras : boas práticas para o beneficiamento artesanal de mariscos(2009) Cottens, Kelly Ferreira; Nascimento, Soraya doPor ocasião da implantação do gasoduto do Campo de Manati (Bloco de Produção BCAM - 40), responsável pela produção de gás natural no Estado da Bahia, houve um acidente na Laje do Machadinha, causando impacto ambiental, que repercutiu negativamente na extração de marisco nesta região, comprometendo o aferimento de renda das mulheres que trabalhavam com mariscos. Neste sentido, o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Habitação Popular- THABA, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB foi convidado pela PETROBRAS para desenvolver um projeto de compensação ambiental do Campo Manati visando atender o cumprimento da condicionante da Licença de Operação- LO n°595/2007 CGPEG/DILIC/IBAMA/ MMA. É neste contexto, que se buscou, junto com estas mulheres, refletir sobre o exercício da mariscagem listando os problemas mais relevantes, ao tempo em que se apontaram soluções para os mesmos. Nesse processo de discussão e construção coletiva de possibilidades, foram definidas soluções que apontavam para a requalificação do processo de produção do marisco, passíveis de serem implementadas. Essas soluções, aprovadas em oficinas coletivas, compreendem a aquisição de equipamentos adequados e a necessidade de um espaço equipado e montado, para lavagem, cozimento, resfriamento, catagem e embalagem do marisco. Assim surgem as UFB' s (Unidade Familiar de Beneficiamento), que se configuram como elementos estruturantes à implementação das seguintes ações: a- Organização comunitária, com ações indutoras de desenvolvimento e sustentabiIidade; b- Cursos de qualificação e capacitação para o processo de beneficiamento de marisco; c- Estudo de mercado.
- ItemCultura, memória e região(2011-12) Estrela, Ely Souza; Kustner, Roccio CastroA presente coletânea resulta de uma seleção de trabalhos apresentados no I Encontro Cultura, Memória e Região, realizado em dezembro de 2008, pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional, do Departamento de Ciências Humanas, Campus V, da Universidade do Estado da Bahia. Aceitando o desafio de abrir brechas, no sentido de romper com o individualismo e a competição já tão naturalizados no espaço acadêmico, envidamos esforços para a publicação dos trabalhos selecionados e apresentados pelos estudantes em co-autoria com seus orientadores com o intuito de incentivar a construção coletiva do conhecimento e os grupos de pesquisa. Assim, a presente coletânea é o resultado desse compromisso e dessa tentativa de construção coletiva do conhecimento no processo vis-à-vis com o outro, sobre o outro, sobre si mesmo e sobre diferentes questões e objetos relacionados à cultura, à memória e à região na era da globalização.
- ItemCartilha (in)formativa sobre Turismo de Base Comunitária: “O ABC do TBC”(2012) Silva , Francisca de Paula Santos da; Sá, Natalia Silva Coimbra deEsta Cartilha tem como finalidade a sensibilização, mobilização e (in)formação sobre o turismo de base comunitária no espaço urbano. Ela é parte das ações do Projeto intitulado “Turismo de Base Comunitária na Região do Cabula e Entorno”, aprovado pelo Edital 021/2010 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), e vinculado à Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
- ItemHistória e memória da educação na Bahia - fortalecendo redes de pesquisa(2013-01) Menezes, Jaci; Paiva, Marlúcia; Aquino, Maria SacramentoEsta obra faz parte da Coleção Memória da Educação na Bahia que reúne os trabalhos dos membros do Grupo Memória e outros colegas em torno do Programa de Qualificação Institucional - PQI CAPES, que foi desenvolvido conjuntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade de São Paulo entre 2003 e 2008. A relevância desta obra se confirma pela contextualização da produção de conhecimentos com foco na pesquisa, tão demandada na Era da Economia do Conhecimento. Apresenta diferentes textos em diferentes espaços de um grupo de pesquisa que agrega produções de outros grupos com conteúdos disciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares. O leitor terá a oportunidade de ter acesso a conteúdos provenientes de pesquisa em diferentes ambientes, que tocam aspectos da vida cotidiana imbricando sensibilidade, criatividade, ludicidade, aprendizado do corpo humano, relações ambientais, relações de poder e sindicalismo no contexto escolar, história, misturas raciais, origens da população brasileira, em específico a baiana e a diversidade de estratégias de pesquisa.
- ItemMarujos de Primeira Viagem os Aprendizes Marinheiros da Bahia (1910-1945)(2013-04) Barreto Neto, Raul CoelhoAo longo da infância, quando ainda me faltava o devido discernimento sobre as coisas da vida e mal sabia organizar os pensamentos, sempre escutei do meu avô paterno a firme e orgulhosa sentença de que ele havia sido “adotado pela Marinha”. Pronunciada infinitas vezes, acabei por internalizá-la em algum recanto da memória, deixando-a em desuso, entretanto. Foi somente com a passagem para uma fase mais amadurecida da minha existência que ela começou a ganhar contornos mais nítidos. Encerrada a graduação em História, passei a levantar possibilidades temáticas para um eventual mestrado. Remexendo minhas vivências e afinidades, lembrei-me da velha frase e passei a dedicar parte do meu tempo a fim de lapidá-la; dar a ela um formato que me possibilitasse enxergar as razões que levaram o comandante Barreto, garoto simples residente em Itapagipe, na Salvador dos anos 1930, a reservar à Armada uma importância maternal.
- ItemTurismo de base comunitária e cooperativismo: articulando pesquisa e ensino no Cabula e entorno(2013-09) Silva, Francisca de Paula Santos daEste livro apresenta conteúdos relacionados a estudos e pesquisas realizadas em contexto de execução do Projeto Turismo de Base Comunitária no Cabula e Entorno da UNEB. Há artigos com temas sobre direitos humanos, cidadania, educação, saúde e outros que dão sustentação teórica às problemáticas do cotidiano das comunidades do Cabula e entorno, incluindo relatos de experiências e vivências nestas. Destaca-se a construção de conhecimento sobre o Cabula, a Mata Escura, Pernambués, Saramandaia e outros bairros populares situados no entorno da UNEB; turismo de base comunitária; e cooperativismo.
- ItemEternamente Rosa Menina: a História de um Terno de Reis(2013-10) Nascimento, Regina Cruz doTrata-se da memória, história e valor cultural do Terno de Reis Rosa Menina, escrito por uma de suas filhas no qual são inseridas imagens de arquivo da família, revelando a admiração, saudade e profundo agradecimento ao Sr. Silvano Francisco do Nascimento.
- ItemBahia: ensaios de história social e ensino de história(2014-05) Nascimento, Jairo Carvalho do; Oliveira, Josivaldo Pires de; Guerra Filho, Sérgio Armando DinizBahia: Ensaios de História Social e Ensino de História consiste em uma coletânea de artigos de professores vinculados a universidades baianas e dedicados ao ensino e a pesquisa sobre a cultura e a história da Bahia. Os ensaios tratam de diversos temas, como escravidão e cultura afro-brasileira, guerra de Independência na Bahia, festividades religiosas, carnaval, cinema e ensino de História, formação do professor de História e História e Museologia, dentre outros, com contribuições significativas das mais recentes tendências da historiografia baiana, constituindo assim em uma oportunidade de leitura da Bahia a partir de diferentes olhares e abordagens. Os colaboradores, em seus artigos, promovem o diálogo entre a produção historiográfica e o Ensino de História, debatendo e estimulando novos saberes e novas práticas docentes, dando a esta obra um papel importante na divulgação de temas ligados a História da Bahia para estudantes e professores da educação básica e do ensino superior.
- ItemRastros biográficos: estudos de trajetórias(2014-07) Silva, Maria Elisa Lemos Nunes da; Silva, Paulo SantosEsta obra reúne textos voltados para o gênero biográfico, escritos por pesquisadores do campo da História. A ideia de biografia remete ao papel do sujeito na história e à relação entre indivíduo e sociedade. O que unifica esses artigos, além de questões teóricas e metodológicas, é a articulação entre as experiências individuais e coletivas, numa escala temporal que se desdobra do Império aos últimos anos do século XX.
- ItemÁfricas e diásporas na literatura infanto-juvenil no Brasil e em Moçambique.(2014-08) Oliveira, Maria Anória de JesusÁfricas e diásporas na literatura infanto-juvenil no Brasil e em Moçambique apresenta a análise de três livros literários infanto-juvenis, sendo dois de autores brasileiros: Ogum, o rei de muitas faces e outras histórias de orixá, de Chaib e Rodrigues (2000), O Espelho dourado, de Heloisa P. Lima (2003) e Mbila e o coelho, editado em Moçambique de autoria de Rogério Manjate (2007). Trata-se de uma pequena parte do resultado da pesquisa de doutorado (com alterações e ajustes à extensão desta coleção), com vistas à formação docente no campo da cultura afro-brasileira e africana. Esperamos, por meio do presente texto, instigar os leitores e entrelaçar fios ancestrais (re)aproximando a “África continental” e a “África da diáspora”.
- ItemJorge Amado: da ancestralidade a representação dos orixás(2014-11) Leite, Gildeci de OliveiraJorge Amado: da ancestralidade à representação dos orixás é um livro basilar para entender a relação deste escritor com a mitologia afro-brasileira e com diversos arquétipos da cultura negra do Brasil. O autor privilegia vieses das culturas negras brasileiras para a construção do enredo de Dona Flor e Seus Dois Maridos. A partir dos arquétipos dos orixás Exu, Oxum e Oxalá, dentre outros, desvenda a tessitura do enredo amadiano, guiado por orikis e aspectos comportamentais de deidades nagôs. A publicação traduz-se em oportunidade para uma leitura amadiana imbuída de um olhar mais negro, ao tempo em que pode ser orientadora para aplicação da cultura afro-brasileira em sala de aula.
- ItemTópicos em gestão da inovação(2015-05) Rocha, Washington de Jesus Sant’ana da França; Almeida, Mayara Maria de JesusO tema Inovação Tecnológica está na agenda de Organizações, Governos, e na Academia, como um dos desafios da atualidade. Mas para as IES e Institutos de Pesquisa, ainda é pouco familiar, assim como, a gestão profissional da produção intelectual destas instituições. O livro Tópicos em Gestão da Inovação apresenta reflexões, análises e estudos de casos realizados no Estado da Bahia com o objetivo de complementar as referências bibliográficas nacionais sobre essa temática, e estimular novas iniciativas, tanto de formação de Gestores de Inovação, quanto de pesquisadores que possam aprimorar e agregar conhecimento à teoria e à prática da Gestão da Inovação.
- ItemHistória regional e local III: reflexões e práticas nos campos da teoria, pesquisa e do ensino(2015-07) Leal, Maria das Graças de Andrade; Farias, Sara OliveiraA coletânea História Regional e Local, em seu terceiro volume, reúne artigos que apresentam “reflexões e práticas nos campos da teoria, pesquisa e do ensino”, resuntantes da articulação do coletivo de docentes das Linhas de Pesquisa Estudos Regionais: Campo e Cidade e Estudos sobre Trajetórias de Populações Afro-brasileiras da Pós-Graduação em História Regional e Local da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Nesta publicação, estão incorporados resultados de pesquisas que valorizam a abordagem regional com o propósito de avançar nas análises que visam ampliar o raio de incursões teóricas e metodológicas voltadas para a consolidação deste campo de investigação, com suas especificidades e ambivalências. São dez artigos que, além de refletirem aspectos teóricos, da geografia social, das problemáticas relativas ao ensino de história, à pesquisa histórica e aos acervos documentais nos diferentes territórios localizados no recôncavo baiano, no sudoeste da Bahia, em Pernambuco, Grande Dourados, São Paulo, compõem um importante mosaico acadêmico que reflete situações peculiares e comuns, particulares e gerais, revelando o interesse de pesquisadores em participar dos debates e divulgar experiências no âmbito das universidades, por se constituírem em contributos às discussões em pauta no plano nacional, especialmente aquelas relativas ao ensino de história e à preservação de acervos e ao direito à memória, enquanto problemas enfrentados nas diferentes cidades brasileiras.
- ItemNuances da cultura e expressões identitárias na Bahia: leituras de continuidades e rupturas(2015-07) Sampaio, Tiago Santos; Macedo, Carolina Ruiz deO livro apresenta diversas possibilidades de reflexão em torno das temáticas sobre a cultura e identidades na Bahia, a partir de uma pluralidade de objetos, olhares e escolhas teóricas que expressam as tentativas de compreensão destas noções também em suas relações com outras narrativas identitárias. A complexidade deste empreendimento se constitui por serem as noções de cultura e identidade atravessadas por diversas outras, igualmente densas, como discursos, narrativas, representações, ambivalências, hegemonias, estratégias etc. O jogo de relações conceituais indica a mobilidade e fluidez própria dos objetos tratados nesta coletânea, bem como dos percursos teórico-metodológicos eleitos para estudá-los. As várias perspectivas de recorte de objetos e abordagens decorre da própria dinâmica que constitui o campo cultural e suas análises. As expressões de cultura e identidade continuam a mostrar a fertilidade das questões sobre estas debruçadas como exercício de leitura dos signos que constituem sua emblematicidade, mas ainda daqueles signos que irrompem para produzir novos discursos e promover rasuras. Os artigos presentes nesta coletânea são resultantes das trajetórias de pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo de pesquisa O Som do Lugar e o Mundo, coordenado pelo Prof. Dr. Milton Araújo Moura.
- ItemPyrene - ponto de vista para uma introdução à história comparada das literaturas portuguesa e espanhola(2015-09) Figueiredo, Fidelino de SousaFidelino de Sousa Figueiredo nasceu no dia 20 de julho de 1888, em Lisboa, e faleceu na mesma cidade em 20 de março de 1967. Frequentou o Curso de Ciências Histórico-Geográficas na Faculdade de Letras, onde concluiu a Licenciatura em meados de 1910, com a tese Educação da abstração. Ingressou no magistério secundário até 1919, quando interrompeu para assumir cargos públicos (Chefe de Gabinete do Ministério da Instrução Pública e Diretor da Biblioteca Nacional de Lisboa) e para exercer um ano de atividade parlamentar. Autor de uma vastíssima obra pulverizada por diversos domínios (ficção, história e critica literária, ensaísmo politico, histórico e filosófico) fundou e dirigiu a Sociedade Portuguesa de Estudos Históricos e a Revista de História (1911-1928). Em 1927, participou da chamada “Revolução dos Fi-Fis” contra a ditadura militar, instalada em 1926, pelo que foi processado e condenado ao degredo na África. Exilou-se em Madri, onde passou a ministrar aulas de Literatura Portuguesa e Espanhola, na Universidade Central. De volta a Lisboa, anistiado, em 1929, deixou todos os propósitos de ação pessoal na vida pública portuguesa e se restringiu à sua atividade intelectual de critico, por meio de artigos e ensaios, e conferencista em Portugal e, sobretudo, no estrangeiro (Espanha, Inglaterra, Estados Unidos, México, Cuba, Brasil e Argentina); deixou o labor no campo da historia geral da literatura portuguesa e se voltou apenas para o estudo das grandes figuras, como Camões, Oliveira Martins, Antero de Quental e Eça de Queirós, dedicou-se ao estudo comparativo da literatura portuguesa, particularmente nas suas relações com a literatura espanhola, conforme atesta o livro Pyrene. Entre 1938 e 1951, ministrou, na qualidade de professor convidado, a disciplina de Literatura Portuguesa na Universidade de São Paulo (salvo dois anos e meio de trabalho na Universidade do Brasil, Rio de Janeiro, 1939-1941), onde também desenvolveu intensa atividade voltada para a organização do ensino superior de literatura portuguesa no Brasil. Teve discípulos eminentes como o professor Antônio Soares Amora, Segismundo Spina, Massaud Moisés e Cleonice Berardinelli. Todos responsáveis por meritórios trabalhos de difusão das letras portuguesas no Brasil. Em 1951, retorna a Lisboa e aí, em sua casa de Alvalade, concentrou-se na elaboração de obras em que procurou sintetizar suas ideias de historiador, de critico e pensador. Na madrugada do dia 20 de março de 1967, morre “em sua terra, em sua casa, em sua cama”.
- ItemPolíticas e Gestão Públicas no Século XXI: perspectivas, estratégias e impactos nas esferas estatais(2015-10) Santos, Luiz Carlos dos; Sousa, Leliana Santos de; Menezes, Ana Maria FerreiraA publicação foi organizada em dois eixos: Política Pública e Gestão Pública, que reúnem trabalhos resultantes de pesquisas multidisciplinares, com temáticas sobre: avaliação, turismo, direitos humanos, educação, participação popular, policiamento comunitário, mobilidade urbana, autonomia universitária, cultura, desenvolvimento, educação à distância, gestão participativa, controle judicial, gestão do conhecimento, parceria público e privado e planejamento estratégico.
- ItemPrimeiros passos de um crítico cultural(2016-01) Santos, Osmar Moreira dosTrata-se de uma releitura de alguns textos meus produzidos entre 1992 e 2001 com a intenção de avaliar o lugar da literatura enquanto objeto de pesquisa e os valores críticos, teóricos e metodológicos pós-modernistas que serviram de base para essa produção. Partindo de um princípio subalterno radical de que além da horizontalização dos saberes e poderes, é preciso, também, colecionar as ruínas, nesse caso, da prática acadêmico-literária, para se empreender outro roteiro para os estudos linguísticos e literários enquanto atividade crítico-cultural, essa releitura de textos antigos trouxe alguns resultados: a) que a imagem mais desconstrutora do fenômeno literário é a prática de produção de sentidos entre uma comunidade de iletrados ou analfabetos; b) que a crítica cultural, em lugar da teoria literária, para além de pós-modernos e pós-estruturalistas, coloca-nos em condição de levar ao limite o campo literário – obras, teorias, críticas e historiografias – para fazer emergir outra fulguração epistemológica. Em suma, para não perdermos as conquistas linguístico-literárias disseminadas há um século na prática científica, das ciências humanas à matemática semiológica, ou encravadas na ortodoxia refratária aos trânsitos e trocas de saberes e poderes, é preciso abrir mão da literatura e apenas praticá-la como uma estética da existência.
- ItemRelações étnico-raciais na escola: o papel das linguagens(2016-01) Lima, Maria Nazaré Mota deA obra aborda a complexa questão das relações étnico-raciais na escola, trazendo algumas reflexões sobre o uso das linguagens neste espaço, onde se encontram sujeitos com múltiplas identidades, envolvidos na produção de conhecimentos. São reflexões fruto do Curso de Doutorado em Letras e Linguística na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e das vivencias da autora na Formação de Professores(as) sobre História e Cultura Afro-brasileira e Africana, desenvolvidas pelo Programa Educação para Igualdade Racial e de Gênero - CEAFRO do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO). O texto discute linguagens, identidades, poder, mostrando a sua relação com o processo formativo. Os eixos temáticos apresentados buscam contribuir para a reversão do racismo, abordando aspectos da cultura afro-brasileira na educação, na escola, nas linguagens e naformação de professores/as.
- ItemAçambarcadores e famélicos: fome, carestia e conflitos em Salvador (1858 – 1878)(2016-02) Moreno, José RicardoAçambarcadores e famélicos: fome, carestia e conflitos em Salvador (1858 a 1878) é o resultado da Tese de Doutoramento de José Ricardo Moreno Pinho, defendida no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF), em abril do ano de 2015. Esta obra traz a perspectiva de revelar quem eram os homens que dominavam e manipulavam o mercado de alimentos na Bahia, no terceiro quartel do século XIX, e, que atuavam como açambarcadores; bem como, o cotidiano da população pobre de Salvador afetada pela fome, consequência da manipulação da entrada, na praça soteropolitana, da farinha de mandioca e da carne, o que aumentava absurdamente os preços e caia a qualidade, levando a uma reação que se insere na lógica da “economia moral”. Isto em um cenário que marca a transição da forma de acumulação primitiva de capital, para a penetração da lógica capitalista propriamente dita. O embate de projetos e interesses se refletiu nas instâncias da Câmara Municipal de Salvador, Assembleia Provincial, Associação Comercial, e Presidência da Província da Bahia. Este livro está voltado para o público em geral e, em especial, ao que se interessa por História da Bahia e, abordagem econômica, política e social.
- ItemInterfaces das políticas públicas e desenvolvimento(2016-04) Menezes, Ana Maria Ferreira; Campos, Maria de Fátima HanaqueO livro Interfaces das Políticas Públicas e Desenvolvimento reúne trabalhos que resultam das pesquisas de professores e pesquisadores de diversas instituições, e que têm por objeto de estudo a questão das políticas públicas e desenvolvimento. As abordagens metodológicas utilizadas se voltam para a transversalidade e para a interdisciplinaridade, o que possibilita o entendimento da complexidade dos fenômenos pertinentes à temática abordada. Dessa forma, esses trabalhos se destacam pelas reflexões sobre temas relativos às políticas públicas e o meio ambiente, turismo, espaço, inovação tecnológica, inovação social, inclusão social, política educacional, políticas de cultura, esporte e lazer, ambiência inovadora e economia solidária. Demonstram a sensibilidade e conhecimento dos autores no sentido de descortinar problemas que se constituem em desafios para o desenvolvimento. A expectativa é que este livro amplie a discussão dos problemas aqui tratados e agregue conhecimentos que contribuam com a construção coletiva de soluções que possibilitem uma dinâmica inovadora no trato das políticas públicas e do desenvolvimento.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »