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Navegando Graduação por Assunto "Aprendizagem"
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- ItemDesenvolvimento cognitivo de um Aluno autista no processo de aprendizagem da leitura: Estudo de caso(2022-12-20) SILVA, Bruno Pereira Da; SOUSA, Clara Maria Miranda DeO Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido amplamente discutido sobre as formas de diagnóstico e características que apontam para como a pessoa com autismo pode desenvolver. O autismo é uma condição que afeta algumas camadas do cérebro como cerebelo e a amígdala e compromete funções como raciocínio, atenção, planejamento, importantes para o desenvolvimento, o que condiciona efeitos duradouros durante o amadurecimento da região cognitiva no ambiente escolar e social. Desta forma, objetivou-se analisar o desenvolvimento de habilidades cognitivas no processo de aquisição da leitura de um aluno autista do ensino fundamental no contexto escolar. Este estudo se constitui de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A realização deste trabalho foi feito através de levantamento bibliográfico e estudo de campo para coleta de dados. Tendo como participantes: a mãe, a professora, a psicopedagoga e o atendente terapêutico. Como instrumentos de coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada com cinco perguntas e relatórios semestral escrito pelo próprio pesquisador, sendo o atendente terapêutico, sobre o desenvolvimento do aluno com autismo. Sendo assim, esse trabalho analisou o processo de desenvolvimento cogntivo do aluno com TEA dentro da escola, mudanças de hábitos, rotina, novos comportamentos em situação de sala de aula e a leitura. Ao final deste trabalho esperou-se que o material de pesquisa ajude os profissionais da área em questão, pais e afins, a identificarem maneiras adequadas, a partir do relato de experiência, de como realizar um trabalho eficaz para o desenvolvimento cognitivo da leitura de crianças autista no ambiente escolar.
- ItemO olhar lúdico pedagógico em sala de aula: uma possibilidade de aprendizagem(2022-07-20) Santos, Sheila Patrícia da Silva; Martins, Irailde SousaEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo principal compreender como o educador, através da utilização de práticas lúdico- pedagógicas ressignifica o processo ensino-aprendizagem em sala de aula, principalmente os jogos e as brincadeiras. Repensa a postura, o planejamento, a metodologia da docência e prática em sala, por meio da realização de atividades lúdicas, práticas psicomotoras e não tradicionais onde o educando é o protagonista do seu aprendizado, tendo o professor como ponte, para que este aprendizado aconteça de forma leve e contextualizada. Fundamenta-se teoricamente nos autores David Aussubel, Freire, Kishimoto, Piaget e Froebel, dentre outros, para ajudar na análise dos dados coletados, como o questionário realizado, as conversas informais, a troca de experiências, as atividades propostas, comprovadas pelas fotos que foram feitas em sala com alunos e colaboradoras e suas respectivas descrições e outras produzidas nos aplicativos de edição de fotos. O resultado alcançado é a quebra do paradigma de que a educação se processa só por meio de depósito de conteúdo e que o professor não precisa se reinventar e inovar para facilitar o processo de ensino- aprendizagem. Apresenta a ludicidade de forma contextualizada em sala de aula ou em outro ambiente de educação, possibilitando mais eficiência e eficácia no processo da aprendizagem e provocando estímulos na aquisição de novos conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento do educando, bem como para a formação dos educadores. Descreve a construção de um produto pedagógico, exemplifica e demonstra a vivência com este recurso didático e como utilizá-lo tanto na educação formal como não formal.
- ItemO olhar lúdico pedagógico em sala de aula: uma possibilidade de aprendizagem(2022-07-20) Santos, Sheila Patrícia da Silva; Martins, Irailde SousaEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo principal compreender como o educador, através da utilização de práticas lúdico- pedagógicas ressignifica o processo ensino-aprendizagem em sala de aula, principalmente os jogos e as brincadeiras. Repensa a postura, o planejamento, a metodologia da docência e prática em sala, por meio da realização de atividades lúdicas, práticas psicomotoras e não tradicionais onde o educando é o protagonista do seu aprendizado, tendo o professor como ponte, para que este aprendizado aconteça de forma leve e contextualizada. Fundamenta-se teoricamente nos autores David Aussubel, Freire, Kishimoto, Piaget e Froebel, dentre outros, para ajudar na análise dos dados coletados, como o questionário realizado, as conversas informais, a troca de experiências, as atividades propostas, comprovadas pelas fotos que foram feitas em sala com alunos e colaboradoras e suas respectivas descrições e outras produzidas nos aplicativos de edição de fotos. O resultado alcançado é a quebra do paradigma de que a educação se processa só por meio de depósito de conteúdo e que o professor não precisa se reinventar e inovar para facilitar o processo de ensino- aprendizagem. Apresenta a ludicidade de forma contextualizada em sala de aula ou em outro ambiente de educação, possibilitando mais eficiência e eficácia no processo da aprendizagem e provocando estímulos na aquisição de novos conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento do educando, bem como para a formação dos educadores. Descreve a construção de um produto pedagógico, exemplifica e demonstra a vivência com este recurso didático e como utilizá-lo tanto na educação formal como não formal.