Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 97
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise da cobertura do fechamento do comércio de Petrolina/PE pelo Site G1 local, por conta da COVID em 2020 e 2021(2022-07-22) Alves, Hanah ValerianoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata-se de uma análise de conteúdo no Portal on-line do G1 Petrolina e região, com o objetivo de conhecer a cobertura do portal e a sua contribuição ao jornalismo regional no direito à informação, sobre o fechamento do comércio em Petrolina/PE. Nesse sentido, foram identificadas 12 matérias, nos períodos de 18 a 24 de março de 2020 e 18 a 24 de março de 2021. O trabalho recorre a uma pesquisa on-line, com cunho netnográfico, de natureza quanti-qualitativa e a uma Análise do Conteúdo para se conhecer as narrativas das matérias postadas no G1PR durante a COVID-19 e o isolamento social, se elas foram objetivas e informativas, por exemplo. Este TCC ainda recorreu ao uso do conceito de amostragem para selecionar 70% do total dos textos identificados e realizarmos a Análise de Conteúdo. Por fim, o presente estudo comparou e analisou as notícias nos dois períodos já citados. Como referência teórica, tratamos sobre o papel da comunicação durante a pandemia; do excesso de informações sobre o tema - infodemia -; desinformação; Fake News, mídias sociais, e fizemos breve perfil do Globo e do Site G1 Petrolina e Região.
- ItemAtuação do pedagogo e o processo educomunicativo em espaço não formal: Reflexões sobre experiências desenvolvidas em Juazeiro - Bahia(2022-12-28) SILVA, Selmara Caroline Nunes Da; VIEIRA, Josenilton NunesA Educomunicação se apresenta como um estudo a partir da relação entre a Comunicação e a Educação, mediante a inserção de elementos comunicacionais no espaço de aprendizagem. A presente pesquisa, tem como objetivo investigar o papel do pedagogo no desenvolvimento de práticas pedagógicas educomunicativas em espaço não formal de educação com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Tendo como espaços de pesquisa, as experiências vividas em dois projetos desenvolvidos na casa de acolhimento Rosa Menina, relacionando os conhecimentos entre os projetos socias Casa Dom Jose Rodrigues e Projeto Social Lions Club desenvolvido pelo professor de música Wellington, todos configurados como espaços não formal, que exerce um trabalho pedagógico, com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O trabalho é composto por reflexões sobre essas quatro experiências pedagógicas citadas, ao longo do texto, foi possível responder ao problema central da pesquisa, evidenciando, qual é o papel do pedagogo no desenvolvimento de práticas pedagógicas educomunicativas, em espaço não formal de educação com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Tendo como base teórica alguns autores específicos da área, que conceituam espaços não formais, o que é educomunicação, infância e o papel do pedagogo sobre a educação. A metodologia utilizada no trabalho, seguiu o caminho de uma abordagem qualitativa e, se configura num estudo de campo. As técnicas e instrumentos de coleta de dados foram, a observação participante, diário de bordo, entrevistas, análise documental e anotações em geral. Através das experiências, foi possível constatar, a capacidade de ressignificar os valores e vidas nestes espaços, assim como também, perceber o poder da educomunicação para transformar o dia a dia dessas crianças e adolescentes. Ressaltou-se que a pedagogia e a educomunicação estão presentes em ambientes não formal de educação e exerce um papel transformativo, ajudando a constituir modos de ver, perceber, sentir, conhecer, reorientando práticas, e configurando padrões de sociabilidade.
- ItemAtuação do Professor frente ao aluno com transtorno do espectro autista (TEA): Uma revisão narrativa da literatura(2022-07-21) OLIVEIRA, William Da Cunha; PAIXÃO, Gilvânia Patrícia do NascimentoO presente trabalho de conclusão de curso de licenciatura em pedagogia tem como objetivo de analisar a pesquisa bibliográfica como metodologia, e relatar sobre o desempenho do professor frente ao aluno com transtorno do espectro autista, mostrando a importância do professor durante a realização das aulas para esses alunos e a intervenção de profissionais, para o desenvolvimento da criança, principalmente no âmbito educacional. O objetivo do trabalho é analisar a atuação do professor frente ao aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir de uma revisão narrativa da literatura. Para a realização deste estudo utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica buscando identificar os desafios e possibilidades de práticas pedagógicas de professor no processo de ensino-aprendizagem de estudantes autistas, mostrando resultados e apontando as dificuldades encontradas pelos professores que buscam alternativas para atender as características do ensino para alunos autistas, inseridos na escola pública. A partir dos resultados obtidos na revisão bibliográfica, observa-se que as escolas devem se adequar e buscar capacitação de seus profissionais para que esses alunos possam estar em um lugar que se adapte a ele para o seu próprio bem-estar, e que se sinta acolhido por todos sem se sentirem discriminados, e que aconteça a igualdade na escola e na sociedade, pois através do estudo, nota-se que o professor exerce um importante papel no desenvolvimento do aluno com transtorno do espectro autista.
- ItemAUTONOMIA DA CRIANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO AMBIENTE MONTESSORIANO E TRADICIONAL(2021-07-14) SILVA, Ilsa Santos Martins daO presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a importância do desenvolvimento da Educação Infantil, identificando como a criança desenvolve a autonomia na Escola Tradicional e na Escola Montessoriana, apresentando uma análise comparativa quanto a autonomia da criança no contexto escolar, numa ótica de Escola Tradicional e de Escola Montessoriana. Foi realizada uma pesquisa bibliográ fica, com buscas de literatura acerca do tema, discorrendo sobre a construção da infância, ser criança na Escola Tradicional e na Escola Montessoriana, contextualizando num processo histórico o surgimento, a legalização e a escolarização da infância, buscando ainda apresentar nova roupagem da Escola Tradicional no século XXI, com sucinto histórico sobre a educadora Maria Montessori e os fundamentos do Método Montessori para a construção da concepção da criança autônoma. Que as percepções e an álises feitas nesse trabalho, contribuam para os profissionais de educação infantil, permitindo lhes um novo olhar direcionado para o desenvolvimento da autonomia na criança, pois percebe se que a proposta da Escola tradicional aponta para uma maior passi vidade da criança na Escola Tradicional, enquanto que na Escola Montessoriana nota se uma maior possibilidade de desenvolvimento da autonomia desse sujeito, podendo então contribuir na formação da sua personalidade, onde as crianças cresçam, e possam se tornar adultos, autônomos e críticos, um possível caminho para a melhoria da nossa Educação.
- ItemBairro São José: Memórias Contemporâneas(2022-12-16) SANTOS, Helienio Leite Da Silva; FREIRE, Emanuel de AndradeEssa pesquisa busca construir/preservar através de um produto de comunicação, a memória historiográfica e sociocultural do bairro São José, localizado na região central de Petrolina, Sertão de Pernambuco. O objetivo principal é reconstituir a trajetória da comunidade desde sua formação, manter viva a memória de seus atores (moradores), evitando, assim, que suas lembranças afetivas se percam ou sejam completamente substituídas por futuras gerações. Para a coleta de informações foram realizadas entrevistas espontâneas com moradores antigos do bairro, a partir dos relatos de suas histórias orais, envolvendo as transformações econômicas, sociais e culturais ocorridas ao longo dos anos. A pesquisa será compartilhada em um documentário disponível para acesso nas plataformas digitais. No roteiro, teremos analise de como as primeiras famílias habitaram o bairro, suas primeiras atividades, e entender, como surgiram as primeiras manifestações socioculturais e religiosas e suas influências até hoje.
- ItemBiodiversidade, onça e gente: Do que é feito o parque nacional boqueirão da onça em Sento Sé(2022-12-15) BARROS, Gabriel Filliph Rodrigues; FREIRE, Emanuel de AndradeEste é um projeto “Long-form journalism” área que consiste na produção de uma grande reportagem sobre o Parque Nacional Boqueirão da Onça, que fica localizado no sertão da Bahia, nos municípios de Campo Formoso, Juazeiro, Umburana, Sobradinho e Sento Sé, às margens do rio São Francisco. Cerca de 80% do Parque fica dentro de Sento Sé. Em meio ao semiárido brasileiro, encontra-se o refúgio da última grande população de onças-pintadas da caatinga e de araras-azuis-de-Lear fora de Canudos e é apontado como uma das prioridades de conservação e de extrema importância para o bioma Caatinga.Para a construção desteproduto, foram utilizados documentos e depoimentos de pessoas que conhecem e conviver com na aérea do Parque, pontuando a importância e os conflitos existentes.
- ItemA canção como elemento da aprendizagem em turmas de alfabetização(2021-12-16) VIEIRA, Sibeli Marinho Siqueira; VIEIRA, Josenilton Nunes; BARBOSA, Ingrid TorresA introdução da musicalidade no processo de ensino é objeto de estudo da pesquisa e busca compreender de que forma a música contribui como elemento da aprendizagem da criança que está em fase de alfabetização, sendo necessário analisar, a princípio, o conceito de canção e como a mesma influencia no processo de aprendizagem. Dessa maneira para entender como acontece a aprendizagem da criança realizou-se um estudo sobre as teorias da aprendizagem, na qual será abordado a teoria construtivista que entende a aprendizagem como processo onde a criança tem total autonomia na construção do seu conhecimento e o professor entra como mediador baseando-se em estudos elucidados por Piaget e Lev Vygotsky. Para compreender como acontece na prática a construção de conhecimento com o uso da canção, foi realizada uma entrevista através de um questionário online, pela plataforma Google Forms, com a participação de dez professores alfabetizadores que nos contaram sobre como usam a canção em suas aulas, qual método utilizaram, e como a música (canção) pode contribuir na aprendizagem das crianças na alfabetização. Essa pesquisa mostrou que a canção é um elemento muito eficaz, por ser uma herança cultural duradoura e lúdica, e por melhorar o desenvolvimento cognitivo, e estimular a memória, fazendo que a criança desenvolva hipóteses sobre a função das letras e dos sons de cada palavra, que para a alfabetização é fundamental.
- ItemCARTA PARA MINHA PROFESSORA(2021-07-13) CARVALHO, Aynezaine“Carta para minha professora” reúne um conjunto de escritas de bilhetes e cartas destinadas às professoras. O trabalho sublinha essas escritas enquanto lugar e situa a palavra como dispositivo fundamental nas relações pedagógicas. Por sua vez, esses escritos mostram também a importância do trabalho docente no meio social e na vida das crianças, aspectos estes revelados nos bilhetes e cartas. A carta possui uma forma peculiar de escrita e, dependendo da mensagem que o escritor deseja passar para os leitores, pode emocionar, tocar profundamente e mobilizar sentimentos vividos no passado, além de atuar no presente. Sendo assim, a carta se mostrou um importante instrumento para viabilização desta pesquisa. Através dos bilhetes e das cartas escritas desvelou-se como as relações de afeto entre crianças e professores podem ajudar no processo de ensino-aprendizagem. Do mesmo modo, as palavras nelas reveladas podem ser incentivos no âmbito da prática pedagógica, tanto para as crianças como para o docente, uma profissão entendida neste trabalho também como uma vocação. Como metodologia principal, recolhemos cartas e bilhetes escritos pelas crianças às suas professoras, além de outras escritas por estudantes de pedagogia às suas professoras mais marcantes. Concluímos que, por meio da leitura das cartas e bilhetes, as relações de afeto podem auxiliar no processo de aprendizagem, assim como deixar marcas nas crianças e nas professoras, revelando processos de comunicação que geram imensas possibilidades de diálogo.
- ItemCartografia social - um mapeamento das hortas comunitárias urbanas em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).(2021-06-14) Almeida, Manuela P. de; Barbosa, Patrícia da S.Cartografia Social: Um Mapeamento de Hortas Comunitárias Urbanas em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) é o resultado de uma atividade vivenciada durante a disciplina Comunicação e Educação (2021.1), com a turma do 6º período do curso de Jornalismo em Multimeios (DCH III/UNEB), sob a coordenação e orientação da docente, Manuela Pereira juntamente com a mestranda e tirocinante neste componente curricular, Patrícia Barbosa. Objetivamente, o trabalho levantou dados sobre hortas comunitárias nestas cidades, que correspondem aos principais centros urbanos da região compreendida como Submédio São Francisco. Sintetizar informações em mapas, usando aplicativos com pouca complexidade e acessíveis ao público, foi uma maneira de exercitar o trabalho em equipe, reunindo informações através de recursos diversos: uso de mapas, entrevistas, produção de textos e imagens, construindo assim um conteúdo prático com linguagem objetiva e simples. Ressaltamos que a realização desse trabalho atendeu a todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19, no deslocamento de integrantes das equipes até as hortas comunitárias.
- ItemA cena: Projeto experimental de jornalismo cultural em Petrolina-PE(2022-12-14) LIMA, Gabriela Yane Nunes; SANTOS, Andréa CristianaPara a sociologia e a antropologia, a cultura é uma rede de compartilhamento de símbolos, significados e de valores de um grupo ou de uma sociedade. Ela consiste em toda produção do saber humano. Ao entender o que é cultura, é possível compreender o campo do jornalismo cultural como uma produção noticiosa e analítica referente aos eventos de natureza artística. Assim, este projeto experimental procura documentar e valorizar a produção cultural de Petrolina-PE, a partir da produção de uma revista cultural no formato digital. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa sobre a cobertura de cultura nos blogs Carlos Britto, Preto no Branco, Nossa Voz e Portal Culturama, a fim de saber como eles têm contribuído para dar visibilidade aos artistas locais. Também foram realizadas sete entrevistas com artistas locais. O projeto experimental aponta para a importância do desenvolvimento de um jornalismo especializado, com a entrega da revista digital “A Cena”, que traz informações aprofundadas sobre o segmento artístico, de forma clara e com estética que valoriza a produção cultural localizada em Petrolina, sendo acessível ao público.
- ItemA Classe Multisseriada na Ótica dos Docentes da Escola Municipal Manoel Cândido Pereira da Silva(2021-07-06) PAIVA, DANIELLE MENDONÇA PAIVAO presente trabalho apresenta uma discussão sobre a educação multisseriada, em particular na ótica de professores, que atuam nesse modelo de ensino, buscando compreender o que pensam a esse respeito; como se dá a organização pedagógica das escolas que adotam a multisseriação e como se dá o aprendizado por parte dos alunos, dentre outras questões. O foco do trabalho é a Escola Municipal Manoel Cândido da Silva, situada do município de Curaçá – Bahia e teve como objetivo geral: investigar as concepções de professores que concebem o trabalho pedagógico na turma de classes multisseriada na citada escola. E como objetivos específicos: compreender a presença histórica das classes multisseriadas na Educação Brasileira; identificar as classes multisseriadas existentes no município de Curaçá – BA; analisar as concepções docentes acerca das turmas multisseriadas, que atuam na questão; e descrever as práticas desenvolvidas por professores da Escola Multisseriada. O trabalho segue uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório e quanto ao método trata-se de um estudo de caso visto que possibilita a vivência de uma realidade e a apreciação de um determinado fenômeno. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário composto de dez questões abertas, enviado via whatsapp, para quatro sujeitos, a saber: uma professora, o gestor das escolas do campo, o Secretário de Educação de Curaçá-BA. A pesquisa bibliográfica mostrou aspectos como a história das classes multisseriadas e seus avanços na educação. De posse dos dados, foram analisadas as falas dos sujeitos, chegando-se à conclusão de que a escola no campo, principalmente a escola com classes multisseriadas, necessita de um currículo voltado para os valores próprios para o público envolvido e suas condições de cultura e local, assim como, seus professores necessitam de formações continuadas, que discutam o ensino multisseriado e os auxiliem dando subsídios para eles.
- ItemA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA MUSICALIZADA POR MEIO DO INSTAGRAM NA PRIMEIRA INFÂNCIA(2021-07-29) MORAIS, Aloana RamosAs histórias musicalizadas nos envolvem e nos tocam, trazendo com elas novas descobertas e mexendo com as nossas emoções. Dessa forma, o presente trabalho objetivou refletir sobre como a contação de história pode contribuir com as expressões e manifestações de sentimentos na primeira infância, numa abordagem de pesquisa qualitativa, descritiva. Todo o percurso construído foi organizado numa página de Instagram com o intuito de compartilhar experiência com outros profissionais da educação. Foram utilizadas as vozes teóricas dos autores como Abramovich (2006), Bettelheim (2002), Maturana e Zoller (2004), Bondía (2002), entre outros. A análise dos dados deixou perceptível que as histórias musicalizadas contribuiram para expressão dos sentimentos infantis, por proporcionarem um diálogo direto com o imaginário da criança e seus sentimentos.
- ItemA contribuição do pensamento de Carolina De Jesus para uma Educação decolonial(2022-12-28) SANTOS, Endi Francine Carvalho Matias Dos; LIMA, Aurilene RodriguesO presente trabalho consiste em uma revisão bibliográfica, utilizando o método qualitativo, através de uma releitura da obra de Carolina Maria de Jesus. O trabalho está dividido em introdução, quatro capítulos, considerações finais e por fim, as referências utilizadas. O texto apresentado trata-se de uma leitura da obra “Quarto de Despejo”. O objetivo do trabalho foi evidenciar o pensamento de Carolina Maria de Jesus para uma educação decolonial. Já os objetivos específicos do trabalho foram: contribuir para o educador enxergar no aluno de EJA, um ser crítico, social e político; repensar a educação do aluno de EJA, considerando a importância das suas vivências para o seu processo intelectual e associar o reflexo de sua obra na contribuição da formação do pedagogo. Repensando e dialogando com os textos de Carolina, a partir de uma reflexão sobre os mesmos ficou evidente o quanto a autora através da sua escrita, denunciou o dia a dia de desigualdade social, miséria e violência impostas aos favelados que viviam à margem do rio Tietê, no Canindé, maior favela de São Paulo. Carolina Maria de Jesus desnudou nas turvas linhas da sua grafia o que há de mais cruel e indigente em um país: A fome! Pretende-se com este trabalho ajudar na formação emancipadora dos professores na educação de jovens e adultos, para que os educadores em suas salas de aula, contribuam para que os seus alunos se tornem sujeitos críticos e conscientes do seu próprio contexto social.
- ItemAs contribuições da canção no processo de alfabetização na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental(2022-07-21) Dias, Daniele de JesusEste trabalho traz como tema a canção/música no processo do desenvolvimento infantil em séries iniciais, que inicia na Educação Infantil e perpassa ao Ensino Fundamental nas turmas de alfabetização. O Trabalho de Conclusão de Curso será apresentado na modalidade de Monografia, obtido por meio de pesquisa bibliográfica para elaboração do referencial associada à minha experiência docente há dois anos em turmas de alfabetização e a aplicação de um questionário com professoras alfabetizadoras que ministram aulas para as turmas de 1° ou 2º ano do ensino fundamental, no Município de Juazeiro-Bahia. Este estudo é uma pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter exploratório e descritivo, onde o problema da pesquisa é, de que modo a canção é utilizada em sala de aula no processo de alfabetização de crianças? Refletindo sobre as contribuições para o desenvolvimento integral da criança. O objetivo do estudo é validar a importância e evidenciar as contribuições da canção/música no desenvolvimento integral da criança, especialmente em fase de alfabetização. O estudo resulta, que a canção é utilizada como ferramenta metodológica que contribui no desenvolvimento integral da criança, capaz de potencializar a alfabetização no que se refere à aprendizagem da linguagem oral e escrita, além disso, evidenciou também, o uso das canções como alternativas lúdicas e recreativas auxiliando no dia a dia da prática docente em sala de aula, tanto nas turmas de educação infantil como nos anos iniciais do ciclo de alfabetização.
- ItemConvergência para quem? Garimpando as conexões e as redes em uma Comunidade Quilombola da Chapada Diamantina(2019-12-15) Pereira Novais Filho, DiosvaldoO trabalho apresenta as conexões digitais e as redes sociais de uma comunidade quilombola da Chapada Diamantina, que meio à convergência midiática e tecnológica e à (tentativa de) massificação da internet banda larga, busca estratégias para se manterem inseridos no mundo das nuvens. Ao construir um mapa da distribuição das redes de internet banda larga dos municípios de Andaraí, Iraquara, Lençóis, Palmeiras e Seabra, identificou-se que existem muitas localidades na periferia dos processos de nacionalização da internet. Assim, utilizou-se durante a pesquisa, as ferramentas metodológicas Domo e Redoma, as quais servirão para entender a distribuição da internet na região, levando em consideração o fator econômico e a quantidade de nós, e os traços culturais e identitários carregado pelos indivíduos que conseguem sair do Domo. O local de pesquisa é a comunidade tradicional remanescente de quilombola Fazenda Velha – localizada no município de Andaraí – que fica dentro de uma unidade de conservação ambiental restritiva, o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD). O PNCD possui leis rigorosas que não permitem moradores em sua área. Há mais de 30 anos, a existência da Fazenda Velha é parte de conflito entre interesses ambientais e a identidade quilombola, e esta realidade se reflete diretamente na conectividade dos seus moradores. Para a construção da presente monografia, verificou-se bibliografias e conteúdo presente na rede mundial de computadores e na biblioteca Herberto Sales, em Andaraí, bem como as metodologias da oralidade, pesquisa diagnóstico e etnográficas, bem como a observação participante.
- ItemA cor e o gênero da desigualdade: Uma análise do perfil de quem compõe o cadastro único de Petrolina (PE)(2022-12-19) SANTOS, Flávia Carolina Dos; BASTOS, Cecilio Ricardo de CarvalhoEsta monografia tem como objetivo analisar os dados disponibilizados pelo Cadastro Único a fim de revelar o perfil das pessoas cadastradas na cidade de Petrolina. A pesquisa documental quer reabrir a discussão de maneira mais específica sobre a relação direta de raça, gênero e classe no município. Através dos dados cedidos pelo Ministério da Cidadania, sobre as pessoas em situação de extrema-pobreza, pobreza e baixa renda, investiga-se quem ocupa majoritariamente esses lugares. O trabalho que se configura uma pesquisa documental e utiliza das técnicas do jornalismo de dados para se debruçar sobre os dados públicos de nível social que não receberam tratamento analítico.
- ItemA Criança diante do adulto na trajetória do seu desenvolvimento: Qual o lugar do protagonismo Infantil?(2022-12-20) ARAUJO, Lhaise Danielly Souza; SILVA, Francineide SantanaO estudo sobre o tema, A criança diante do adulto na trajetória do seu desenvolvimento: qual o lugar do protagonismo infantil? Configura-se em uma oportunidade de discussões e reflexões a partir do pensamento, vivências de uma experiência própria, sobre os processos de desenvolvimento da criança diante do adulto. Nesse sentido, buscou-se entender quais as interferência produzidas pelos adultos que podem ser benéficas ou não às crianças? Como, quando e de que forma os adultos influenciam na construção de uma infância autônoma? Nessa construção de infância, o adulto deixa a criança ser protagonista ou a coloca no anonimato, tal qual, acontecia na idade media? Além disso, o adultocentrismo se faz presente na contemporaneidade ou não. Não se trata de uma dicotomia entre o adulto no lugar de sujeito prejudicial e a criança como sujeito sendo prejudicada, mas, o quanto essa relação pode trazer consequências. Foi sobre essas reflexões que essa pesquisa se desenvolveu e traz como objetivo geral, discutir a importância do protagonismo no desenvolvimento da criança. Em decorrência desse objetivo, foi pensado como objetivos específicos: Refletir o comportamento infantil enquanto protagonismo e expressão social diante de limites impostos; analisar diante das obras lidas, frustrações observadas no cotidiano das crianças diante do cenário da escola e da família; Perceber através das leituras no cotidiano da criança de que forma ela cria e recria os seus sentimentos no percurso da sua aprendizagem. Para tanto, metodologicamente adotaram-se procedimentos de uma pesquisa qualitativa, com abordagem na pesquisa Bibliográfica, onde se buscou autores, educadores, historiadores e psicólogos que trazem contribuições a essa pesquisa no que diz respeito às considerações e importâncias do período de infância. Como resultado desta pesquisa, destacamos a importância do protagonismo da criança frente a novos olhares sobre a infância a partir de Ariés (1975)Roncin (1990) Vayer (1990) Viana (2014)Rolkouski, (2014), Karoliny e Santos(2016), entre outros,que expõem pensamentos que trazem riqueza ao argumento quando se trata de vivenciarmos os pontos reflexivos que eles defendem em suas obras. Concluímos esse estudo enfatizando a importância e a necessidade de compreender o mundo da criança em sua infância e que a sociedade assuma em sua totalidade o compromisso de tratar de politicas que reconheça o papel da criança com sujeito protagonista do seu saber, bem como que este estudo tenha um alcance com diversos tipos de publico, principalmente pessoas que lidam com crianças no dia a dia, sejam eles pertencentes à família biológica ou adquirida por consideração e a partir disso, possam refletir no comportamento atual, trazendo à memória as lembranças que serviu de influencia e o quanto validou a voz de uma criança. É necessário que se compreenda que criança, por menor que seja em estatura, ela é ser humano e um sujeito que está se construindo. Por isso, merece cuidados e respeito as suas fases.
- ItemAs Crianças e as Histórias(2022-12-26) SANTOS, Emanuella Maranatha Félix Dos; MARTINS, ILara Malena Dos Santos Amy; OLIVEIRA, Naiane Da Silva; LINS, Claudia Maisa AntunesO notório memorial apresenta todo o percurso anterior que nos levou a decisão de construção do ebook, “As crianças e as histórias”, como um produto pedagógico, para avaliação de conclusão de curso em licenciatura em Pedagogia. A pesquisa foi estimulada desde atividades e experiências vividas no Projeto de Extensão Brinquedoteca Universitária Manoel de Barros e nos componentes curriculares, Estágio Curricular Supervisionado III e IV, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus III. Trazendo o objetivo geral da pesquisa: “Reconhecer a Contação de histórias como um fator fundamental para a formação de crianças leitoras na Educação Infantil”, e como objetivos específicos: “Refletir sobre a Contação de histórias e a Literatura Infantil como experiência pedagógica; Relatar as experiências do projeto Livros Andarilhos, analisando o movimento das crianças como doadoras e o envolvimento das mesmas com as histórias contadas; Identificar a contribuição da Literatura Infantil para a formação leitora dessas crianças, na faixa etária de 5 a 13 anos; Realizar projeto de contação de histórias pelas crianças - Janelinhas; Elaborar um ebook como produto pedagógico. As experiências vivadas no Projeto Livros Andarilhos e nos Estágios III e IV possibilitaram enxergar todo o envolvimento das crianças com os livros e com as histórias contadas e o quanto esse envolvimento vem das crianças relacionarem as histórias ouvidas com suas próprias realidades. O que culminou a elaboração do ebook, através de oficinas literárias, com livros do acervo da Brinquedoteca Universitária Manoel de Barros, trazendo as falas e os desenhos das crianças sobre as histórias contadas, da realização do Projeto Janelinhas, um projeto também da Brinquedoteca. O ebook reúne a ideia do quanto esse contato da criança com a Literatura e a Contação de História permite a criança expandir sua imaginação e ao mesmo tempo se reconhecer nas histórias contadas, trazendo a realidade dessas histórias para sua própria realidade. Ouvir as crianças falarem sobre as histórias e conseguirem fazer relações com suas experiências vividas coloca a Literatura como uma forma de se encontrar e se reconhecer no mundo.
- ItemDa Educação Rural/Educação do campo à Educação contextualizada – a trajetória de evolução conceitual nos cursos de Pedagogia do departamento de Ciências Humanas, Campus III, Juazeiro-BA(2022-12-28) QUIRINO, Taylane Ferreira; REIS, Edmerson Dos SantosO estudo tem como tema “O Percurso evolutivo da Educação Contextualizada no curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, campus III (DCH III), em Juazeiro – BA, dessa forma, o objetivo geral é compreender este processo de evolução conceitual, como ele aconteceu, quais influências ele sofreu para chegar até os dias atuais, sempre se atentando e realizando os objetivos específicos de identificar as etapas da trajetória, analisar como as etapas aconteceram em relação aos documentos curriculares, identificar as influências gerais e específicas que contribuíram nesse percurso evolutivo e documentar toda a trajetória para servir de aporte para pesquisas futuras. Os Conceitos chave são a Pedagogia, Currículo, Educação Rural, Educação do Campo, Educação Contextualizada e Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido. Já na metodologia, o método utilizado na pesquisa foi o Materialismo Dialético, com abordagem qualitativa, contendo estudo descritivo, pesquisa documental, revisão de literatura e pesquisa de campo. No que se refere aos instrumentos para obtenção dos dados foram utilizados a entrevista semiestruturada, levantamento de dados e análise de documentos. Os resultados obtidos pela pesquisa se mostram promissores quando conseguem traçar toda a trajetória, observando os marcos temporais que aconteceram no percurso e as suas influências que reverberam no currículo do curso de pedagogia fazendo com que o DCH III seja um lugar de formação de pedagogos com o pensamento crítico, politizado e contextualizado acerca dos movimentos que ocorrem na nossa sociedade, dando força para que haja uma mudança transformadora na educação.
- ItemDepressão pré-parto: Enfrentamento da vulnerabilidade Emocional no período de gestação por Mulheres em Juazeiro/BA(2022-08-03) Santos, Maydilla Nayane Da Silva; Santos, DalilaA depressão é um transtorno mental que afeta milhões de pessoas no mundo. Estima-se que as mulheres são duas vezes mais propensas que os homens, seja por questões hormonais ou por historicamente serem mais oprimidas e menos favorecidas, por carregarem enormes responsabilidades e obrigações impostas pela sociedade e consequentemente pesos emocionais gigantes. Durante períodos de maior sensibilidade emocional, como a gestação, essa probabilidade se torna ainda maior. É o momento que muitas grávidas acabam sofrendo com a depressão pré-parto, que além de ser pouco abordada pela mídia também não é evidenciada nos cuidados do pré-natal. A mulher raramente está ciente dessa possibilidade e acaba não procurando um cuidado adequado, enfrentando inúmeras consequências que perduram por vezes a vida toda. Esta pesquisa tem o intuito de identificar as dificuldades enfrentadas por todos os envolvidos no processo, principalmente de mulheres diagnosticadas com depressão pré-parto, seja esse diagnóstico feito antes ou depois do período de gestação. Para tanto, escrevemos um livro-reportagem, narrando as histórias de mulheres que sofreram/sofrem de depressão pré-parto e suas consequências. Utilizamos como base os conceitos de maternidade, depressão, depressão pré-parto e depressão pós-parto. Os principais métodos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas semi-estruturadas e não-estruturadas.