Bacharelado em Geografia - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Geografia - DCH4 por Assunto "Agroecologia"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemLugar e práticas agroecológicas no município de Saúde – Ba(2018-03-01) SANTOS, Joelma Silva dos.Esta pesquisa tem por objetivo compreender as práticas agroecológicas manifestas em comunidades rurais no município de Saúde-BA, investigando sua influência na transformação do lugar. O estudo foi realizado por meio de uma abordagem dialética materialista, analisando o fenômeno do ponto de vista da contradição e dos conflitos existente entre os dois modelos de produção agrícolas mais conhecidos, sendo eles a agricultura convencional e a agroecologia (agricultura familiar de base ecológica). Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, documental, levantamento e de campo. Na pesquisa bibliográfica, foram investigadas publicações que tratam dos conceitos de lugar e agroecologia, que são fundamentais no âmbito deste estudo. Na pesquisa documental foi feito um levantamento, buscando conhecer documentos que já dissertam sobre a agroecologia no município de Saúde, sendo estes produzidos por instituição que executa projetos e presta assessoria técnica no município. O contato com esses documentos e diálogo com funcionários de outras instituições que também desenvolvem o mesmo tipo de serviço possibilitou levantar os primeiros indícios de existência de práticas agroecológicas no município de Saúde. A pesquisa de campo foi realizada nas comunidades rurais, por meio da observação participante, a fim de identificar in lócus aspectos relacionados à organização produtiva, a forma de trabalho empregada pelas famílias, bem como as técnicas de manejo adotadas por cada agricultor. Após a identificação e observações buscou-se compreender o fenômeno das práticas agroecológicas existentes nas comunidades rurais do município de Saúde, embasando-se em dois principais estudiosos sendo eles Milton Santos e Miguel Altieri. A pesquisa destaca que as práticas agroecológicas desenvolvidas pelos agricultores das comunidades pesquisadas são de grande relevância (social, cultural, ambiental e econômica) e tornam o lugar uma base para existência dos pequenos agricultores, promovendo transformações positivas na vida das famílias agricultoras, desde as relações de trabalho (através da solidariedade e autonomia), a soberania alimentar (produção de alimentos naturais para o consumo), a produção de rendimentos (comercialização direta), conservação dos recursos hídricos e cultura popular, até o envolvimento e participação social dos agricultores.
- ItemA Produção Orgânica em Jacobina-Ba: desafios para adquirir sua Certificação(2013-12-15) BRASILEIRO, Maria Genailde MoreiraEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal diagnosticar os desafios enfrentados pelos agricultores familiares da Associação dos Produtores e Produtoras Agroecológica de Jacobina – APAEJ, no que se refere à certificação dos produtos orgânicos, buscando entender a importância da aquisição dos selos para a comercialização e valorização dos seus produtos, observando as potencialidades e dificuldades para a inserção desses agricultores neste segmento de mercado. A pesquisa de campo foi realizada em setembro de 2012, com os 30 produtores orgânicos das comunidades de Cocho de Dentro, Coréia, Itaitu, Cachoeira dos Alves e Genipapo na área de abrangência no Município de Jacobina, todos integrantes da Associação dos Produtores e Produtoras Agroecológica de Jacobina- APAEJ. Os procedimentos metodológicos foram através de pesquisa de campo, com enfoques quantitativos e qualitativos. Os instrumentos de coleta de dados foram: formulários com perguntas fechadas de múltiplas escolhas e também abertas de modo participativo nas justificativas, utilizamos imagens fotográficas, quadros, figuras, gráficos e tabelas na apresentação dos resultados. Serão de grande relevância os resultados da pesquisa para os agricultores e consumidores, uma vez que, trarão subsídios para orientar técnicos, gestores e os próprios produtores.
- ItemQUAL O LUGAR DA AGROECOLOGIA EM SÃO GABRIEL, BA? LUGAR DA IDENTIDADE E DO PERTENCIMENTO(2021) ROCHA BARRETO DA SILVA, EFIGÊNIAEste trabalho tem como objetivo compreender como se deu a transição dos modelos produtivos, assim como a formação da associação Fraternidade e a implantação da primeira feira agroecológica no município de São Gabriel. O município de Irecê que no passado foi conhecido como a capital do feijão, mesmo atualmente não produzindo grandes extensões da cultura, o território de identidade ainda hoje possui destaque na agricultura. Após muitos anos de colheitas no modelo produtivo de sequeiro, alguns agricultores decidem realizar a transição dos modelos produtivos que consiste em um conjunto de técnicas e razões de produção agrária, que compreende a ação da racionalidade desde o plantio a colheita, e formar uma associação, e no ano de 2016 implantar uma feira agroecológica, sendo específica para tais produtos no município. A pesquisa tem como base as epistemes da Geografia das existências, se utilizando dos pressupostos metodológicos, revisão bibliográfica em teses, artigos e dissertações e livros, foram realizados, pesquisa de campo com técnicas de observação, interação e conversação, se utilizando de ferramentas como GPS, câmera, diário de campo, questionários, gravador na utilização de entrevistas. Para adentrarmos nessa pesquisa o lugar se apresenta como lócus privilegiado da análise aqui proposta, de forma que evidencia as relações existentes entre os produtores e a pesquisadora