Bacharelado em Geografia - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Geografia - DCH4 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 200
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA (re)produção da pequena propriedade rural no município de Feira de Santana-BA(UNEB, 2002-10-30) Araújo, Wodis Kleber Oliveira; Germani, Guiomar Inez; Andrade, Benedita Pereira de; Menezes, Ana Virgínia Costa deO município de Feira de Santana não foge às regras da organização fundiária brasileira. A estrutura fundiária mostra um significativo desequilíbrio entre o número de estabelecimentos rurais e suas respectivas áreas. A localização do município favoreceu sua origem como praça de gado e fumo, onde o espaço já era pequeno para o camponês cultivar seus produtos de subsistência entre as terras destinadas aos pastos e as lavouras do tabaco. Espacializamos nossa pesquisa entre as décadas de 1950 a 1996, observando assim uma breve evolução da estrutura fundiária municipal. Os pequenos proprietários rurais estabelecem padrões de comportamento e estratégias de (re)produção do campesinato atrelados a fatores como: a herança; a fragmentação da propriedade; as relações de produção e a organização do trabalho efetuado pela família; o trabalho compulsório e a renda familiar. Esses padrões seguem modelos econômicos vigentes (passado ou presente), supostamente se reproduzindo para o futuro, porém não diferentes histórico-espacialmente, como a expropriação das terras, a fragmentação pela herança ou pela venda, pela pressão demográfica e econômica da terra em que trabalha, e por fim a fuga em direção aos centros urbanos. Viabilizando o estudo mais detalhado das condições de (re)produção das pequenas propriedades rurais, selecionou-se, dentro de cada Distrito do município, estabelecimentos rurais, em que particularmente apresentam diferenças facilmente percebidas de um lugar para outro, onde após pesquisa exploratória e análise dos dados, resultou numa configuração do espaço rural municipal atual, com novas e velhas tendências de organização.
- ItemA Associação Comunitária e Assistencial de Lages (ACAL) um agente articulador da participação política social da comunidade de Lages do Batata (Jacobina-Bahia)(UNEB, 2008) Costa, Luziana Maria da; Sena, Milton Oliveira de; Andrade, Benedita Pereira de; Andrade , Benedita Pereira de; Araújo, Maria Zélia Martins Ferreira de; Fernandes, Paulo César D'AvilaEste trabalho foi desenvolvido em 2007 e teve por objeto de estudo a Associação Comunitária e Assistencial de Lajes-ACAL, desde a sua fundação em 1983. A organização foi criada com a finalidade de prover serviços de abastecimento de água e fomentar o desenvolvimento cultural e social da comunidade, oportunizando à população um dinamismo econômico e a melhoria na sua qualidade de vida. A metodologia baseou-se na coleta de documentos e pesquisa de campo. O estudo mostrou como é possível uma gestão participativa implementar a valorização cidadã na perspectiva do desenvolvimento do lugar. A pesquisa evidencia também, o que é associação, associativismo, cooperativa, cidadania em um estudo mais amplo. Com base nessas informações, verifica-se, que as atividades gerenciadas pela ACAL, contribuem para o desenvolvimento local através da participação social e política da comunidade.
- ItemA cartografia no Ensino Fundamental: uma experiência na 5ª série do colégio Dr. Julival Rebouças – Mutuipe - BA(UNEB, 2005) Moreira, Rosangela Patrícia de Sousa; Leal, Ione Oliveira JatobáA Cartografia nos abre horizontes, delimita espaços, abre fronteiras, revela todos os elementos e espécies existentes naquela localidade e nos descortina a necessidade de conhecer os seres vivos, o clima, relevo, vegetação, hidrografia e suas relações com meio. Assim sendo, apresenta ao jovem aprendiz, um leque de mensagens visuais que são operalizadas ao longo de sua existência, partindo do local do seu nascimento, aos caminhos na rosa dos ventos, utilizados para o seu deslocamento até os seus direcionamentos virtuais/ mentais, tão necessários para decisões ao longo da própria existência (o que fazer? onde estudar? onde morar? Para onde ir às férias? etc.) na construção da cidadania. Utilizada como serviço de utilidade pública, a Cartografia, quando bem instruída, será aplicada em todos os momentos pelo discente, bem como o conduzirá a refletir prazerosamente o seu porvir.
- ItemA contribuição do PRONAF na melhoria do desenvolvimento socioeconômico dos agricultores no munícipio de Quixabeira/BA(UNEB, 2008) Reis, Zildomar Rodrigues dos; Santos, Edvaldo Hilário dos; Andrade, Benedita Pereira; Nunes, Marcone Dennys dos ReisQuixabeira, apesar de ser fortemente marcada pelas condições de semi-aridez teve sua evolução socioeconómica baseada na pecuária, mas principalmente, na agricultura de subsistência, consolidada como atividade tradicional no município. A pequena produção agrícola tem constituído a base da reprodução socioeconómica da propriedade familiar cuja produção envolve o cultivo de algumas espécies tradicionais como mandioca, feijão, milho, melancia e outros. Com a finalidade de promover o desenvolvimento sustentável do seguimento rural, em 1996 foi criado o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Esta pesquisa tem por objetivo analisar a influência do PRONAF nas questões socioeconômicas dos agricultores no município de Quixabeira, constatando se há uma diferenciação entre beneficiários e não-beneficiários do PRONAF, bem como verificar se o mesmo tem cumprido com seu papel de "promotor" do desenvolvimento sustentável. Os dados finais mostram fortes evidências de diferenciação social entre os produtores familiares.
- ItemA dinâmica urbana de Santo Antônio de Jesus- Bahia(UNEB, 1999-09) Santos, Miguel Cerqueira dos; Vasconcelos, Pedro de Almeida; Silva, Sylvio Carlos Bandeira de Melo e; Sampaio, Antonio Heliodório LimaCom o objetivo de analisar a dinâmica urbana de Santo Antônio de Jesus, esta dissertação consta de três capítulos básicos. O primeiro versa sobre a análise e perspectiva do Recôncavo Baiano, por entender que as concepções teóricas e metodológicas que envolvem a dinamização do espaço urbano de Santo Antônio de Jesus fundamentam-se no entendimento das questões regionais nas quais a cidade se insere. O segundo capítulo refere-se à dinâmica urbana de Santo Antônio de Jesus tendo como abordagem principal o setor terciário em função da importância observada após os anos 70. No terceiro capítulo terão ênfase as relações internas e externas que influenciam no espaço intra-urbano, onde, dentre os outros aspectos que serão abordados, encontra-se o breve histórico da cidade.
- ItemA educação frente às novas tecnologias: uma proposta de trabalho(UNEB, 2008) Alves, Kátia Jeane Lima da Silva; Andrade, Benedita Pereira de; Santos, Jorima Valoz dos; Sacramento, Martônio FerreiraA prática pedagógica vigente nas escolas encontra-se desvinculada do momento que estamos vivendo. O professor precisa repensar a sua prática e democratizar o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, (NITCs). O objetivo da pesquisa é discutir o papel das novas tecnologias na educação e fornecer uma proposta de trabalho a fim de que se utilizem os recursos tecnológicos como ferramentas pedagógicas possibilitando a inserção dos alunos no mundo informacional e tecnológico. A elaboração deste estudo resultou das observações de experiências significativas de utilização e de não-utilização dos recursos tecnológicos na prática pedagógica e foi embasada na consulta de teóricos que abordam o tema. Essa proposta visa também contribuir com os educadores que almejam encontrar novos rumos para seu trabalho e para a escola. Inclusive tem a pretensão de estimular o uso das novas tecnologias de comunicação e informação em sala de aula para possibilitar o acesso dos alunos ao mundo globalizado.
- ItemA feira livre de Miguel Calmon como espaço de vivências(UNEB, 2010) Rios, Djalma Valois Barberino; Gonçalves, Neyla Souza; Oliveira, Dolores Bastos de Araujo Hayne de; Jesus, José Alves de; Guerra, Miriam Geonisse de MirandaEste trabalho consiste em analisar o espaço de vivência existente na feira livre do município de Miguel Calmon, Ba, não somente como um espaço físico, mas principalmente como um espaço de interações sociais. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa Fenomenológica, através de análise de documentos, bibliografias em artigos científicos e livros que abordam a temática, além de entrevistas com o diretor do Mercado Municipal, feirantes e consumidores. Conclui- se que a feira livre ocupa um espaço importante na vida das pessoas que dela dependem; fato observado nos comportamentos entre os sujeitos envolvidos assim como a relação de amizade, carinho e cumplicidade entre os freqüentadores, configurando-se não somente como local de comércio, mas essencialmente um lugar de práticas, experiências e vivências humanas.
- ItemA formação do professor e a alfabetização cartográfica nas séries iniciais do ensino fundamental(UNEB, 2009) Oliveira, Bruna Coelho de; Silva, Darla Alcântara Dourado; Oliveira, Mirian Loula de; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Amorim, Eliã Siméia M. Dos S.; Araújo, Joseane Gomes deO presente trabalho discute a importância de se aprender Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental e aborda a necessidade de se iniciar, nessa fase, um processo de alfabetização cartográfica. Considera também com igual importância a formação dos professores que atuam neste nível de ensino, apontando algumas carências e melhorias. Além disso, são feitas recomendações no sentido de incentivar a discussão das hipóteses levantadas e buscar formas de se agir efetivamente em direção à deficiência no ensino da alfabetização cartográfica.
- ItemA importância da educação ambiental(UNEB, 2005-03-28) Ribeiro, Mércia Lília de Andrade Santos; Purificação, Ana Cristina da; Carvalho, Audrey Macedo de; Pessoa Neto, Astério Ribeiro; Neves, Edinaldo Luz dasA instituição da cidadania civil consagrou, no fim do século VXIII, as liberdades individuais. Já no século XIX a cidadania política é ampliada com a extensão do direito de voto e de participação dos cidadãos no exercicio político. A base da cidadania social e econômica é consagrada no século XX com o reconhecimento do direito universal à educação, à saúde, a terra, ao salário digno. Isso depende da afirmação cultural de novos valores na sociedade. A educação libertadora, enquanto processo formador de agentes de transformação, constitui no âmbito do seu trabalho a EA. A EA tem fundamental importância na promoção do desenvolvimento sustentável e para aumentar a capacidade do povo para poder abordar questões de meio ambiente e de desenvolvimento. Para ser eficaz, o ensino sobre meio ambiente e desenvolvimento deve abordar a dinâmica do desenvolvimento do meio físico, biológico e do sócio-econômico e do desenvolvimento humano, deve integrar-se em todas as disciplinas e empregar métodos formais e informais e meios efetivos de comunicação.
- ItemA importância da industrialização do couro no desenvolvimento local de Ipirá/BA(UNEB, ) Souza, Roseane Carneiro de; Silva Júnior, Manoel Martins da; Santos, Edvaldo Hilário dos; Bandeira, JacyEsta pesquisa tem como objetivo analisar a atuação das indústrias do couro no desenvolvimento local no município de Ipirá. Adotamos como principal elemento de análise a quantidade de micro-empresas de artefatos de couro existentes, que vem gerando emprego e rentabilidade para o município. Para tanto, fizemos uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa em campo, para uma melhor visualização e compreensão do dinamismo do processo produtivo do couro e sua atuação no desenvolvimento local. Desta forma, correlacionamos conhecimentos teóricos com dados coletados nas pesquisas documentais e em pesquisa de campo no município, a fim de alcançar os objetivos desta pesquisa.
- ItemA migração sazonal da comunidade de Barrinha no município de Correntina-Bahia(UNEB, 2004) Araújo , Carlos Alberto Lima de; Santos, Evaldo Moreira dos; Neves, Jandira Pereira; Andrade, Benedita Pereira deA migração é um movimento de pessoas de um lugar para outro que vem ocorrendo finquentemente ao longo da história da humanidade. É um fenômeno global que atinge todos os povos sem datinção de raça, cor, sexo, religião e/ou Nasse social, e pode ser de ordem livre ou forçada. No Brasil, este movimento vem ocorrendo com freqüência Inicialmente os nativos migraram livremente em busca de alimentos. Após a colonização a migração se intensificou A própria "descoberta" foi resultado da migração por interesses económicos Mais tarde os nativos migraram forçadamente para o interior, fugindo das garras dos invasores portugueses, logo depois os negros africanos tornaram-se vitimas da migração e exploração dos colonizadores para trabalharem nas lavouras canavieiras. No municipio de Correntina não tem sido diferente, ele tem na sus origem uma história de migração. Vale lembrar, que a migração apresenta caracteristicas diferentes. Neste trabalho trataremos da migração saronal na e de Barrinha. Nos últimos anos temos acompanhado de perto comunidade de o drama das familias dos migrantes e presenciado jovens e pais de familia partirem em busca de trabalho nas lavouras canavieiras, permanecendo por là a maior parte do ano, ou seja o periodo da safra, onde vendem saa força de trabalho para garantir o sustento da familia e farer um "futuro", "um pé de meia", como diz o ditado popular, certo é que todos vão em busca de dias melhores A nossa inquietação com este trabalho foi descobrir as verdadeiras causas da migração sazonal, as vantagens e desvantagens e ainda fazer uma análise do ponto de vista social, identificar as conseqüências, mas acima de tudo chamar atenção das autoridades visando um novo olhar para a classe trabalhadora que sempre viveu desasistida de politicas públicas. Através de entrevistas realizadas com alguns migrantes e familiares, percebemos as principais causas da migração samoral a questão financeira, a falta de oportunidade de trabalho que garanta o sustento da familia. A maioria percebe as desvantagens da migração sazonal, tanto para quem vai quanto para quem fica, porém esta tem sido a única alternativa para enfrentar o desemprego na região.
- ItemA televisão e o vídeo, contribuindo com a escola(UNEB, 2005) Lima, Ubaldina SousaA escola é uma instituição que tem por finalidade maior a construção/socialização do saber historicamente acumulado. Para que o trabalho educativo seja de qualidade, é imprescindível a articulação de uma prática pedagógica que atenda as necessidades dos alunos no seu dia-dia, viabilizando uma metodologia ativa em sala de aula. A sociedade passou por várias fases e modificações no decorrer do tempo e a escola teve que se adequar a cada uma dessas etapas socais; a modernização contemporânea e os avanços tecnológicos, tem deixado profissionais da educação muito preocupados na busca por soluções para atender os anseios da juventude. A televisão sendo um dos elementos desse processo, tem sido muito criticada pelo seu poder atrativo e sedutor junto aos educandos, o seu efeito audiovisual desperta mais atenção do que a sala de aula. As crianças, adolescentes, jovens e adultos são fieis discípulos desse meio de comunicação, embora nem sempre tenha na sua programação conteúdos educativos. Porem a televisão e o vídeo pode nos possibilitar práticas pedagógicas significativas já que esses meios de comunicação uma vez popularizados, tem tanta credibilidade. A escola precisa desenvolver metodologias para trabalhar com os conteúdos televisivos, permitindo assim que os discentes sejam educados dentro desse patamar estereótipo contemporâneo; auxiliando-os a se tornarem cidadãos críticos e ativos, responsáveis pelo seu destino; e evitando, que a escola perda seu espaço de construtora do saber.
- ItemAbordagem Interpretativa da Trilha Morro do Cruzeiro-Piancó (Jacobina, Bahia): o Ecoturismo e o Geoturismo como alternativas para a conservação da Biodiversidade e da Geodiversidade.(2016-12-15) LIMA, Mateus Medrado Pimentel de; FERNANDES, Paulo César D`ávila; FRANCO, Gustavo Barreto; SANTOS, Jorima Valoz dosO município de Jacobina conta com a presença de rica biodiversidade e geodiversidade, com diversos locais atrativos para o ecoturismo, em especial nas áreas localizadas na Serra da Jacobina. A atividade turística é uma das que mais crescem no mundo, incluindo seus subsegmentos, como o ecoturismo e o geoturismo. Para se pensar numa sustentabilidade e minimizar impactos socioambientais negativos é necessário que a atividade turística seja impulsionada não só pela oportunidade mercadológica, mas venha acompanhada de planejamento e gestão adequados. Tomou-se como área de estudo para este trabalho uma trilha que percorre a Serra da Jacobina, ligando o morro do cruzeiro na cidade de Jacobina à localidade do Piancó, vizinha do distrito de Itaitu. O objetivo foi realizar um mapeamento e análise com abordagem interpretativa da paisagem na trilha, com o intuito de verificar a possibilidade de uma atividade ecoturística sustentável na porção espacial atravessada por essa trilha, como alternativa de preservação de sua biodiversidade e geodiversidade. Foi feita uma análise de diversos elementos da biodiversidade e geodiversidade existentes no ambiente atravessado pela trilha, relacionados com a geologia, clima, geomorfologia, hidrografia, solos e vegetação, buscando entender suas inter-relações, avaliando o potencial da trilha para o uso do ecoturismo e do geoturismo e propondo maneiras de uso sustentável da trilha para promover a conservação da biodiversidade e a geoconservação.
- ItemA acessibilidade no espaço público escolar da rede municipal de Jacobina - BA: condições para o exercício da cidadania(2011-03-16) SANTOS, Ângela Paula L. dos; BARBOSA, Giselle Moreira; ARAÚJO, Valdilene Barros; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; OLIVEIRA, Dolores Bastos de Araújo Hayne; NUNES, Marcone Denys dos ReisA questão da acessibilidade espacial em escolas públicas da Cidade de Jacobina-Ba é o foco de análise deste trabalho. Procurou-se elucidar o seguinte problema: até que ponto as condições de acessibilidade espacial no espaço público escolar promovem a inclusão socioespacial e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência física em Jacobina-Ba? Partiu-se dos seguintes objetivos específicos: analisar a relevância do espaço escolar, enquanto espaço público, para o processo de inclusão e para o exercício da cidadania; identificar os principais conceitos presentes na discussão sobre a acessibilidade; avaliar as condições de acessibilidade espacial em escolas da rede municipal de Jacobina e a convergência desta com as normas técnicas da NBR 9050:2004. Optou-se pelo método de abordagem dialético, em que se buscou a descrição-explicação da inter-relação do todo com as partes e vice-versa, levando em conta a dimensão histórica do fenômeno. Foi empregado o instrumento de coleta de dados da abordagem qualitativa, a observação direta. Através das observações foi possível o registro por meio de fotografias e as anotações pertinentes tendo como orientação as planilhas de avaliação da acessibilidade espacial elaboradas pelas autoras Dischinger, Bins Ely e Borges. Os resultados demonstraram que a acessibilidade espacial ainda é incipiente nas escolas, sendo incoerentes com as normas técnicas. A situação atual mostra que o exercício da cidadania, pelas pessoas com deficiências físicas, no espaço escolar está comprometido, mesmo este sendo um espaço público.
- ItemAçude serrote: do apogeu ao atual estado de abandono(2013) LIMA, Etevaldo Oliveira; NUNES, Marcone Denys; FRANCO, Gustavo Barreto; SANTOS. Jorima ValozEsta pesquisa analisa a importância do Açude Serrote no passado e no presente, dado a contribuição que o referido açude teve para o município de Serrolândia. Desta forma, para alcançar os objetivos levantou-se as informações do Decreto Presidencial que veio a desapropriar as terras no ano de 1950, seu processo de construção realizado pelo Departamento Nacional de Obras Contra Secas - DNOCS, a caracterização ambiental do município de Serrolândia. Realizou-se trabalho em campo com a finalidade de perceber a dimensão que o Açude Serrote atingiu em seu apogeu através de levantamento de dados referentes à lâmina d’água atingida nos períodos de cheias, a posteriori comparou-se com os dados correspondentes o seu presente estado, no qual é perceptível seu estado de degradação. Para discutir as questões que contribuíram para que o mesmo chegasse ao atual estado de abandono, foi preciso abordar o processo de evapotranspiração, salinização e as consequências da eutrofização. Também foi abordada a atividade pesqueira, o controle desenvolvido através do DNOCS quanto à malha das redes utilizadas, e a introdução de alevinos. Assim, nas discussões empreendidas neste trabalho, constatou-se que o açude foi uma obra de grande relevância para o município de Serrolândia.
- ItemAlagamentos em área urbana: um estudo de caso do bairro Contornolândia, Serrolândia - Ba(2021) SANTOS, Luane Rios dos ; SILVA, Paloma Santos; NOVAIS, Marcos Paulo Souza; NUNES, Marcone Denys dos Reis; SANTOS, Edvaldo Hilário dosA pesquisa foi desenvolvida objetivada na análise do fenômeno alagamento no bairro Contornolândia dentro do recorte temporal do ano de 1990 a 2018. Com esse estudo foi possível estabelecer características desses eventos e dimensionar o impacto para a população residente da área estudada. O trabalho foi desenvolvido a partir das seguintes etapas: Levantamento de dados pré-existentes, Trabalho de Laboratório e Trabalho de campo/sistematização dos resultados. Através dos resultados obtidos a partir dos levantamentos, questionários e entrevistas, foi possível constatar que a percepção dos moradores e dos gestores em relação a problemática do alagamento é superficial perante aos impactos e ameaças do mesmo no cotidiano. Além disso, também foi detectada a insuficiência do sistema de drenagem da área e das obras que foram realizadas que não solucionaram o problema. Concluímos que, mesmo sendo facultativo a elaboração e implementação do Plano Diretor em municípios de pequeno porte (menores que 20 mil habitantes) e em virtude do crescimento urbano da cidade de Serrolândia nos últimos anos, faz-se necessário o poder público avaliar a importância da adoção de desse instrumento de planejamento e ordenamento do território, pois poderia regulamentar o processo de ocupação urbana e a prevenção de futuros riscos de desastres.
- ItemAlterações antrópicas na paisagem do Rio Itapicuru-Mirim, Jacobina-Ba no século XX(2021) ROCHA ,Danielma Ferreira da Rocha; NOVAIS, Marcos Paulo Souza; FERNANDES, Paulo César Dávila; SILVA, Leandro Pereira daO artigo tem como objetivo analisar as alterações antrópicas na paisagem fluvial do Itapicuru- Mirim no século XX utilizando a abordagem antropogeomofológica fluvial, por meio da qual é possível analisar a cartografia, a paisagem fluvial aos processos históricos, sociais de sua apropriação. Foram analisadas diversas intervenções desde o ano de 1937 à 1994, as quais modificaram a paisagem fluvial do rio Itapicuru-Mirim em seu trecho urbano, acarretando consequências sociais, econômicas e principalmente ambientais. As modificações antropogênicas na paisagem fluvial do Itapicuru-Mirim no século XX apresentam impactos positivos no sentido de atender às necessidades sociais, econômicas, culturais da população de acordo com o nível de urbanização do período como construções de pontes, passarelas, avenida para facilitar a locomoção e definir o sentido do desenvolvimento da cidade. No entanto, também é necessário reconhecer os impactos negativos dessas alterações, que podem ser reconhecidas pela redução da vazão, assoreamento do leito menor com impacto na redução da profundidade do canal, aumento das inundações, aumento de vetores de doenças como mosquitos aedes aegypti, o desconforto odorífero, principalmente em período de estiagem e pela mudança da relação da sociedade com o Itapicuru-Mirim.
- ItemAlterações socioambientais e expansão urbana do bairro Mundo Novo na cidade Jacobina, Bahia no período de 2008 a 2019(2022) COSTA, Juliana Santos daA expansão acelerada e desordenada das cidades no Brasil ocorre com o crescimento do contingente populacional de uma área ou região, ocasionando implicações de ordem econômica, social e ambiental. Este trabalho tem como objetivo, analisar as alterações socioambientais decorrentes do processo de expansão urbana do bairro Mundo Novo na cidade de Jacobina-Bahia, no período de 2008 a 2019. A pesquisa realizada, baseou-se numa metodologia quali-quanti na qual foram utilizadas técnicas de geoprocessamento, envolvendo o tratamento de imagens e quantificação de valores como subsídio para identificar os vetores de expansão da ocupação do solo. Além disto, realizamos o levantamento de dados bibliográficos para discussão teórica e conceitual acerca do presente estudo em escala local e nacional. Para compreender o processo de expansão urbana do bairro, foram realizadas entrevistas informais com antigos moradores, além de registros fotográficos coletados por meio da pesquisa de campo para análise de dados. Os resultados da pesquisa, apontam nesse período um aumento da taxa de urbanização, contribuindo para supressão das áreas verdes e corte de taludes, fator propício para ocorrência de deslizamento de massa em terrenos inclinados durante o período chuvoso. Portanto, a ocupação desordenada do espaço urbano, provocou a expansão das áreas em direção ao topo de morro, redução da vegetação arbórea e rasteira, exposição e degradação do solo suscetíveis a processos erosivos e o descarte inapropriado de resíduos sólidos pela ação humana.
- ItemAnálise ambiental da degradação do riacho Canabrava em Uibaí-BA(UNEB, 2009) Machado , Vinícius Rocha; Fernandes, Paulo César D'Avila; Andrade , Benedita Pereira de; Araújo, Maria Zélia Ferreira MartinsEste Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma análise do processo de degradação ambiental ocorrido no Riacho Canabrava, localizado no município de Uibaí-Ba. A proposta metodológica empregada para a realização deste trabalho insere-se no contexto da abordagem sistêmica de análise da paisagem, considerando, portanto a integração entre as atividades humanas e o meio fisico-natural na modelagem e estruturação da mesma. O método de pesquisa adotado consiste no hipotético-dedutivo. Como unidade espacial de estudo, optou-se pelo emprego da microbacia hidrográfica, devido à sua conotação espacial que proporcionou uma visão mais completa e detalhada dos processos causadores da degradação do ambiente estudado. Os resultados da pesquisa vieram contribuir positivamente para a confirmação das hipóteses propostas, a partir da qual pôde-se avaliar como as formas inadequadas de manejo dos recursos naturais, operadas pela sociedade, vêm desencadeando processos de degradação cada vez mais intensos e freqüentes, na construção do espaço geográfico.
- ItemUma análise comparativa da educação geográfica na educação de jovens e adultos/EJA: Capim Grosso e Serrolândia(2017) MORAIS, Alcione Santos de; SILVA, Naiara Gonçalves de Jesus; NUNES, Jacy Bandeira Antunes Almeida; SANTOS, Ivaneide Silva dos; SANTOS, Gislene Mª Mota dosO presente trabalho tem como objetivo principal compreender a educaçãogeográfica na Educação de Jovens e Adultos-EJA através de uma análise comparativa nas escolas da rede estadual de ensino médio nos municípios de Capim Grosso e Serrolândia/Bahia. Inicialmente,realizou-se um levantamento bibliográfico para fundamentação teórica do trabalho. Logo após, foi realizada uma pesquisa de campo, cujo dispositivo para coleta dos dados foi o desenvolvimento de grupo focal com os alunos da EJA em cada colégio, a fim de saber como está sendo desenvolvido o ensino de geografia nesses ambientes escolares. Acredita-se que através do ensino de geografia por meio de seus conceitos, mas especificamente, da educação geográfica, o aluno da Educação de Jovens e Adultos que aprende a ler e entender a sua realidade pode atuar reflexivamente no mundo, o que justifica a pesquisa. Os dados construídos apontaram que o caminho que leva a uma educação geográfica nas unidades escolares pesquisadas, está sendo, mesmo que timidamente, construído. No entanto, é necessária maior atenção para que o ensino seja mais significativo e alcance os verdadeiros objetivos de uma educação de qualidade.