Bacharelado em Geografia - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Geografia - DCH4 por Assunto "Aluno"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs contribuições do ensino fundamental II para a formação dos conceitos cartográficos dos alunos(2011-03-18) Araújo, Valdir; Araújo, Leonardo RiosO presente trabalho propõe-se a investigar as contribuições do Ensino Fundamental II para a formação dos conceitos cartográficos dos alunos do 6º ao 9º ano. Entende-se que o Ensino Fundamental II é de vital importância para a vida escolar dos discentes, uma vez que, atua como base formadora dos inúmeros conceitos a serem trabalhados nos demais níveis. Procurou-se esclarecer o seguinte problema: de que forma o Ensino Fundamental II contribui para a formação dos conceitos cartográficos dos alunos? Partiu-se dos seguintes objetivos específicos: identificar os saberes dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II sobre as noções cartográficas; analisar a prática pedagógica dos professores de Geografia sobre o ensino de Cartografia; avaliar os livros didáticos sobre as noções cartográficas; enumerar as dificuldades dos alunos no que se refere aos conceitos cartográficos; avaliar os mapas mentais produzidos pelos alunos. Para tanto, utilizamos o método dialético, uma vez que o mesmo facilita a identificação de uma realidade que está implícita e por abranger um estudo direcionado ao objeto e ao sujeito simultaneamente. Para desenvolvê-lo utilizamos como instrumento de coleta de dados questionários aplicados com professores e alunos e mapas mentais aplicados somente com os discentes, bem como análise dos livros didáticos utilizados pelas instituições pesquisadas. Diante disso, este trabalho buscou identificar as dificuldades existentes nos alunos do Ensino Fundamental II para que fosse possível, ao término, apresentar possibilidades de mitigá-las, uma vez que, chegou-se à conclusão que o Ensino Fundamental II, nas Instituições pesquisadas, faz-se ineficaz, já que os discentes estão saindo do 9º ano sem os conhecimentos básicos no que se refere à Cartografia.
- ItemTeoria e prática em sala de aula: um experimento com minerais(2017) Almeida, Elzimária Ferreira JordãoO trabalho a seguir é fruto de uma experiência de simulação de cristalização de minerais, utilizando a cristalização de grãos de açúcar a partir de uma solução saturada. Foi aplicada na sala do 6° ano do Colégio Castro Alves na cidade de Jacobina. As concepções dos alunos a respeito do conceito de mineral, de algumas propriedades físicas e químicas, e dos processos de cristalização foram avaliadas antes e após a realização do experimento. Constatou-se que o uso de experiências científicas em sala de aula pode incentivar os alunos a manifestar mais interesse pela ciência, além de ajudá-los a compreender determinados conceitos e processos. Este trabalho apresenta também uma discussão sobre o uso de algumas metodologias diferenciadas em sala de aula, especificamente os experimentos, os quais podem auxiliar na compreensão de determinados temas, e sobre a postura do educador. Observou-se que o experimento em sala de aula foi útil para auxiliar os alunos na compreensão da formação dos minerais. Através de comparações feitas com a cristalização do açúcar, foi possível observar os processos pelo quais os minerais passam para se forma na natureza. Percebeu-se que a experiência, conseguiu chamar atenção e despertou a curiosidade dos alunos devido a formação dos macroscristais.