Bacharelado em Geografia - DCH4
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Navegando Bacharelado em Geografia - DCH4 por Assunto "Ambiente"
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- ItemA Geografia da Cultura do Licurí em Serrolândia e sua influência para o Equilíbrio Ambiental: do descaso à necessidade.(2016-12-15) ARAÚJO, Fredson Rodrigues deTrabalho de Conclusão de Curso objetiva apresentar a Geografia da Cultura do Licurí (Syagros coronata) no município de Serrolândia-BA, destacando os principais elementos que revelam a sua influência para o equilíbrio ambiental, a partir de evidencias teóricas e práticas, tomando como base as iniciativas existentes para discorrer sobre as características da cultura e os resultados obtidos com a exploração da espécie. Trata-se de uma pesquisa baseada na categoria de análise da paisagem e das interações do homem/sociedade com os elementos da natureza. Inicialmente, realizou-se levantamento bibliográfico e pesquisa documental para obtenção de parâmetros entre a teoria e a prática, para em seguida efetuar a observação de campo para elucidar o fenômeno. Os resultados obtidos apontaram para a efetivação da situação de equilíbrio ambiental, torna-se-ão viáveis ao se levar em conta o nível de conhecimento adquirido pela população em relação aos benefícios vitais que a cultura do licurí oferece. Logicamente os impasses para a concretização reside no fato da supervalorização do capital e na sociedade do consumo em detrimento a obtenção da qualidade de vida pautada no bem estar socioambiental.
- ItemLeitura das paisagens de Jacobina - BA como instrumento para a educação: um roteiro de aula de campo.(2013-11-10) Melo, Yiolanda FagundesEste trabalho tem como objetivo a elaboração de um roteiro para aula de campo de modo a subsidiar os docentes de Jacobina-BAcom as informações necessárias para a utilização da paisagem local no ensino de geografia física. Permite ainda ao professor e aluno interpretar e analisar criticamente o ambiente na intenção de que se construa uma concepção real do lugar. Além de contribuir possivelmente para reflexões acerca das questões socioambientais no município.Esta proposta surge tendo em vista os resultados de pesquisa precedente que apontou a carência de habilidades dos alunos da cidade no que diz respeito à leitura e interpretação dos aspectos básicos das paisagens, e da dificuldade explicitada pelos professores em encontrar materiais didáticos e/ou para consulta correspondentes à paisagem local. O roteiro de aula de campo foi resultado de trabalhos de campo, nos quais foram escolhidos pontos de observação cuja observação pudesse proporcionar o entendimento dos componentes físicos e bióticos da paisagem (geologia, climatologia, geomorfologia, pedologia, hidrografia e biogeografia) e das interações humanas com os mesmos, em uma perspectiva geossistêmica. Foi adotada também uma perspectiva geográfica local, a qual possibilita dialogar simultaneamente com o global e ainda com a teoria e a prática produzindo assim conhecimentos, saberes e experiências que venham contribuir na formação da identidade do indivíduo. Para isso foram aplicados como procedimentos metodológicos os trabalhos de campo, pesquisa e revisão bibliográfica de materiais impressos e em meio digital, relacionados ao estudo, numa abordagem propositiva. Os dados foram analisados à luz de pressupostos teórico/metodológicos geossistêmicos, por entendermos que estes são uma importante ferramenta para o estudo das paisagens.