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Navegando Editora da Universidade do Estado da Bahia - EDUNEB por Assunto "Arte"
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- ItemArte e religiosidades: (re) construções de espaços, imaginários e rituais.(2017-08-31) Campos, Maria de Fátima Hanaque; Guimarães, Helenise Monteiro; Coelho, Beatriz Ramos de VasconcelosEste livro é fruto de interesse em ensino e pesquisa sobre Arte e Religiosidade de um grupo de professores e pesquisadores de diversas instituições. Dividido em duas partes: arte sacra; espaços de arte e religiosidade popular, o próprio tema é o elo que agrega o trabalho deste grupo de caráter interdisciplinar ao tratar do tema sob diferentes olhares. Uma breve descrição dos artigos dará ao leitor um panorama das várias abordagens trazidas. A primeira parte apresenta artigos cujas abordagens trazem relação com expressões da arte sacra. Veneração de relíquias e o legítimo uso das imagens, busca apontar um percurso resumido das relíquias, sua aceitação pela igreja católica, em especial, o reforço dado ao seu culto, sobretudo àquelas dos mártires, consagrados pela Igreja Católica Romana. Ex-votos de Congonhas: motivos, devoções, aspectos técnicos, estilísticos e sociais analisa o conteúdo das pinturas em “tabuas” votivas, considerando a grande importância das informações contidas nas mesmas. Iconografias sobre a eucaristia cristã em pinturas de José Teófilo de Jesus e José Joaquim da Rocha no século XVIII, em Salvador – Bahia, é uma análise iconográfica das pinturas encomendadas, em 1793, pela Irmandade do Santíssimo Sacramento. Sacramento da antiga Sé ao pintor José Teófilo de Jesus, e das pinturas encomendadas entre 1796-1797, pela citada irmandade. Sacramento da Igreja do Pilar ao pintor José Joaquim da Rocha, ambas com mesmo programa iconográfico. Das iconografias às produções artísticas e religiosas do líder messiânico Antônio Conselheiro mostram as produções do beato Conselheiro que datam da segunda metade do século XIX, deixando um conjunto de edifícios religiosos que dialogam, sobremaneira, com o estilo que foi encetado a partir da Reforma Católica – o Barroco. Sendo assim, é de considerável importância o conhecimento desse patrimônio religioso para um melhor exercício histórico e artístico do fenômeno ocorrido no interior da Bahia, denominado Canudos. A segunda parte apresenta artigos cujas abordagens trazem relações com expressões da arte e religiosidade popular. Seduções da princesinha do café: Vassouras e o Festival Vale do Café, tem por objetivo apresentar dados de nossa pesquisa de campo na cidade de Vassouras, Vale do Café no Estado do Rio de Janeiro. Destaca o estudo do turismo e sua afirmação como campo de conhecimento. Devoção e arte na análise de duas danças populares afrocatólicas em Laranjeiras-Sergipe, visa descrever e analisar duas danças vinculadas à devoção católica e a cultura popular de Laranjeiras/SE, denominadas de Taieira e Cacumbi. Manifestações culturais religiosas híbridas herdadas da cultura portuguesa e africana que encontraram rebatimento no estado de Sergipe. Entrelaçamentos: aprender, rezar e brincar o Reis de Boi investigar os novos tempos para a realização das práticas dos Reis de Boi e a importância do Mestre de Reis de Boi para a transmissão dos saberes. Arte e Religiosidade: o Divino em Paraty apresenta uma releitura da paisagem urbana na Festa do Divino Espírito Santo em Paraty (2013 e 2014) para evidenciar as alterações na estética urbana e recriam aquela cidade e o seu centro histórico como um novo lugar, uma nova realidade que é desenhada a partir da materialização e manifestação da fé. A criatividade nas danças de Obaluaiê durante o transe na festa do Xirê, analisa a criatividade do corpo em transe, focalizando o Orixá Obaluaiê na festa do Xirê. Durante a observação no campo, foram produzidas imagens fotográficas que revelam a criatividade na dança do Orixá Obaluaiê. Arte, Tradição, Cultura e Ancestralidade: estética e entalhe em roupas e paramentas de Orixás, propõe uma reflexão histórica e antropológica do estilo, composição estética e arte reproduzida em paramentas para representação dos Orixás. Estes aspectos refletem as identidades culturais, apropriações e reelaborações na representação das divindades em suas insígnias, riscos e adereços estéticos, expressando a linguagem mítica e mágica.
- ItemPintura e corpo na Filosofia de Merleau-Ponty(2020-09) Lima Neto, José Martins deEsta obra é oriunda de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cujo objetivo central foi investigar o lugar privilegiado da pintura no pensamento de Merleau-Ponty.