Editora da Universidade do Estado da Bahia - EDUNEB
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Editora da Universidade do Estado da Bahia - EDUNEB por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 150
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item40 anos de ensino na UNEB: práticas educativas em territórios da Bahia(2024-07) Lima, Adriana dos Santos Marmori; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Pimentel, Gabriela Sousa RêgoO livro 40 ANOS DE ENSINO NA UNEB: PRÁTICAS EDUCATIVAS EM TERRITÓRIOS DA BAHIA reúne diversas experiências, no ensino superior, protagonizadas por docentes da Universidade do Estado da Bahia, em diferentes áreas do conhecimento, a saber: Ciências Humanas e Sociais, Letras, Saúde, Formação de Professores, Educação Indígena e Alfabetização. Trata-se de uma edição comemorativa dos 40 (quarenta) anos da UNEB, instituição responsável pela formação de profissionais, na capital e no interior da Bahia, e pelas destacadas produção e divulgação científicas na Bahia. Em um momento de crise dos discursos de autoridade, de emergência de movimentos reacionários e conservadores, e surgimento e expansão da inteligência artificial e de pós-pandemia, os textos reunidos, neste livro, atualizam a importância da Universidade do Estado da Bahia para o desenvolvimento e a consolidação da ciência brasileira.
- ItemAçambarcadores e famélicos: fome, carestia e conflitos em Salvador (1858 – 1878)(2016-02) Moreno, José RicardoAçambarcadores e famélicos: fome, carestia e conflitos em Salvador (1858 a 1878) é o resultado da Tese de Doutoramento de José Ricardo Moreno Pinho, defendida no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF), em abril do ano de 2015. Esta obra traz a perspectiva de revelar quem eram os homens que dominavam e manipulavam o mercado de alimentos na Bahia, no terceiro quartel do século XIX, e, que atuavam como açambarcadores; bem como, o cotidiano da população pobre de Salvador afetada pela fome, consequência da manipulação da entrada, na praça soteropolitana, da farinha de mandioca e da carne, o que aumentava absurdamente os preços e caia a qualidade, levando a uma reação que se insere na lógica da “economia moral”. Isto em um cenário que marca a transição da forma de acumulação primitiva de capital, para a penetração da lógica capitalista propriamente dita. O embate de projetos e interesses se refletiu nas instâncias da Câmara Municipal de Salvador, Assembleia Provincial, Associação Comercial, e Presidência da Província da Bahia. Este livro está voltado para o público em geral e, em especial, ao que se interessa por História da Bahia e, abordagem econômica, política e social.
- ItemAções afirmativas: políticas institucionais e experiências de estudantes cotistas. Vol.2(2021-12) Maraux, Amélia Tereza Santa Rosa; Santos, Dina Rosário dos; Oliveira, Iris Verena Santos deNo livro, as Ações Afirmativas são tratadas como políticas públicas para a promoção de oportunidades para pessoas empobrecidas, negros(as), indígenas, quilombolas, ciganos(as), pessoas com deficiência, LGBTQI+ que se propõem a construir estratégias de reparação às discriminações historicamente produzidas no país, ao passo em que buscam romper o ciclo de reprodução das desigualdades. Os capítulos se dividem em duas faces. Em "Ações Afirmativas: Políticas Institucionais" os(as) autores(as) tratam das estratégias para equidade construídas através da institucionalização de legislações e execução de programas e projetos que indicam o fluxo molecular das disputas nas instituições de ensino. Já a segunda face do espiral de ações afirmativas articuladas no livro aponta para experiências de estudantes cotistas. Assim, pesquisadores(as), extensionistas e estudantes registram as movimentações e desejos mobilizados nos espaços institucionais, em suas lutas para existir como estudantes cotistas
- ItemÁfricas e diásporas na literatura infanto-juvenil no Brasil e em Moçambique.(2014-08) Oliveira, Maria Anória de JesusÁfricas e diásporas na literatura infanto-juvenil no Brasil e em Moçambique apresenta a análise de três livros literários infanto-juvenis, sendo dois de autores brasileiros: Ogum, o rei de muitas faces e outras histórias de orixá, de Chaib e Rodrigues (2000), O Espelho dourado, de Heloisa P. Lima (2003) e Mbila e o coelho, editado em Moçambique de autoria de Rogério Manjate (2007). Trata-se de uma pequena parte do resultado da pesquisa de doutorado (com alterações e ajustes à extensão desta coleção), com vistas à formação docente no campo da cultura afro-brasileira e africana. Esperamos, por meio do presente texto, instigar os leitores e entrelaçar fios ancestrais (re)aproximando a “África continental” e a “África da diáspora”.
- ItemAkpalô: compondo linguagens africano-brasileiras para o currículo da educação infantil de Santo Amaro de Ipitanga(2018) Correia, Rosângela Accioly LinsTrata-se de uma pesquisa que abriga a presença de comunalidades africano-brasileiras e aborígines. Apresenta reflexões teórico-epistemológicas no campo da Descolonização e Educação, tendo como referência as arkhés civilizatórias presentes em Santo Amaro de Ipitanga. A análise que desenvolvemos se estrutura através do conceito de alteridade radical ou escuta radical do filósofo Emmanuel Levinas. As reflexões e proposições que apresentamos dialogam com as perspectivas indicadas nas Leis 10.639/03 e 11.645/08. Finalmente, convidamos o/a educador/a para arriscar a pensar a partir de outros campos conceituais que florescem através das narrativas que comunicam a identidade profunda das nossas crianças.
- ItemAnais [do] I congresso de extensão da UNEB: Extensão universitária e espaços multirreferenciais de aprendizagem(2021-12) Lima, Adriana dos Santos Marmori; Souza, Pedro Daniel dos Santos; Alcântara, Maiana Rosari LimaO caderno de resumos I Congresso de Extensão da UNEB (CEU 2021) traz os resumos selecionados e apresentados na edição do evento realizada on-line, no período de 22 a 24 de fevereiro, que teve como tema “Extensão Universitária e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem”. Nesta edição, os anais incluem um total de 214 (duzentos e quatorze) trabalhos, sendo 194 (cento e noventa e quatro) produções oriundas de projetos de extensão em articulação com o ensino e as pesquisas apresentados nos 10 (dez) GTs, 08 (oito) minicursos e 12 (doze) oficinas. Esses trabalhos foram selecionados através de um processo de análise pelo comitê científico do evento para integrar este volume.
- ItemArquivos, testemunhos e pobreza no Brasil(2016-11) Santos, Osmar Moreira dosTrata-se de uma coletânea de artigos sobre a questão do arquivo e sua relação com os testemunhos e pobreza no Brasil, articulada de várias perspectivas e por pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UFMG e do Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural da UNEB, além de alguns pesquisadores convidados. O objetivo principal desta coletânea é interrogar, teórica e metodologicamente, sobre o sentido e funcionamento do arquivo pós-virada arquivística, de final dos anos de 1990, num contexto em que tanto o Estado quanto o capital podem utilizá-los (os arquivos) como dispositivo de controle, bem como, e com outra função, os pobres ou os despejados de sua língua, cultura, território, podem utilizá-los (os arquivos) como forma de resistência e dispositivo de criação estético-política. Espera-se com esta obra não apenas abrir novos ângulos de pesquisa sobre o arquivo para o campo linguístico-literário, mas colocar a Universidade do Estado da Bahia, através de seus centros de pesquisa e de documentação, em condições de propor novos diálogos e intercâmbios com outras instituições no Brasil e no exterior.
- ItemArte e religiosidades: (re) construções de espaços, imaginários e rituais.(2017-08-31) Campos, Maria de Fátima Hanaque; Guimarães, Helenise Monteiro; Coelho, Beatriz Ramos de VasconcelosEste livro é fruto de interesse em ensino e pesquisa sobre Arte e Religiosidade de um grupo de professores e pesquisadores de diversas instituições. Dividido em duas partes: arte sacra; espaços de arte e religiosidade popular, o próprio tema é o elo que agrega o trabalho deste grupo de caráter interdisciplinar ao tratar do tema sob diferentes olhares. Uma breve descrição dos artigos dará ao leitor um panorama das várias abordagens trazidas. A primeira parte apresenta artigos cujas abordagens trazem relação com expressões da arte sacra. Veneração de relíquias e o legítimo uso das imagens, busca apontar um percurso resumido das relíquias, sua aceitação pela igreja católica, em especial, o reforço dado ao seu culto, sobretudo àquelas dos mártires, consagrados pela Igreja Católica Romana. Ex-votos de Congonhas: motivos, devoções, aspectos técnicos, estilísticos e sociais analisa o conteúdo das pinturas em “tabuas” votivas, considerando a grande importância das informações contidas nas mesmas. Iconografias sobre a eucaristia cristã em pinturas de José Teófilo de Jesus e José Joaquim da Rocha no século XVIII, em Salvador – Bahia, é uma análise iconográfica das pinturas encomendadas, em 1793, pela Irmandade do Santíssimo Sacramento. Sacramento da antiga Sé ao pintor José Teófilo de Jesus, e das pinturas encomendadas entre 1796-1797, pela citada irmandade. Sacramento da Igreja do Pilar ao pintor José Joaquim da Rocha, ambas com mesmo programa iconográfico. Das iconografias às produções artísticas e religiosas do líder messiânico Antônio Conselheiro mostram as produções do beato Conselheiro que datam da segunda metade do século XIX, deixando um conjunto de edifícios religiosos que dialogam, sobremaneira, com o estilo que foi encetado a partir da Reforma Católica – o Barroco. Sendo assim, é de considerável importância o conhecimento desse patrimônio religioso para um melhor exercício histórico e artístico do fenômeno ocorrido no interior da Bahia, denominado Canudos. A segunda parte apresenta artigos cujas abordagens trazem relações com expressões da arte e religiosidade popular. Seduções da princesinha do café: Vassouras e o Festival Vale do Café, tem por objetivo apresentar dados de nossa pesquisa de campo na cidade de Vassouras, Vale do Café no Estado do Rio de Janeiro. Destaca o estudo do turismo e sua afirmação como campo de conhecimento. Devoção e arte na análise de duas danças populares afrocatólicas em Laranjeiras-Sergipe, visa descrever e analisar duas danças vinculadas à devoção católica e a cultura popular de Laranjeiras/SE, denominadas de Taieira e Cacumbi. Manifestações culturais religiosas híbridas herdadas da cultura portuguesa e africana que encontraram rebatimento no estado de Sergipe. Entrelaçamentos: aprender, rezar e brincar o Reis de Boi investigar os novos tempos para a realização das práticas dos Reis de Boi e a importância do Mestre de Reis de Boi para a transmissão dos saberes. Arte e Religiosidade: o Divino em Paraty apresenta uma releitura da paisagem urbana na Festa do Divino Espírito Santo em Paraty (2013 e 2014) para evidenciar as alterações na estética urbana e recriam aquela cidade e o seu centro histórico como um novo lugar, uma nova realidade que é desenhada a partir da materialização e manifestação da fé. A criatividade nas danças de Obaluaiê durante o transe na festa do Xirê, analisa a criatividade do corpo em transe, focalizando o Orixá Obaluaiê na festa do Xirê. Durante a observação no campo, foram produzidas imagens fotográficas que revelam a criatividade na dança do Orixá Obaluaiê. Arte, Tradição, Cultura e Ancestralidade: estética e entalhe em roupas e paramentas de Orixás, propõe uma reflexão histórica e antropológica do estilo, composição estética e arte reproduzida em paramentas para representação dos Orixás. Estes aspectos refletem as identidades culturais, apropriações e reelaborações na representação das divindades em suas insígnias, riscos e adereços estéticos, expressando a linguagem mítica e mágica.
- ItemAteliês de Pesquisa - formação de professores(as)-pesquisadores(as) e métodos de pesquisa em educação(2020-10) Silva, Ana Lúcia Gomes da; Costa, Váldina Gonçalves da; Pereira, Diego CarlosEste livro se dirige a pesquisadores e pesquisadoras do campo da educação, estudantes de pós-graduação, graduação e interessados na área de metodologia da pesquisa que, como nós, são movidos pela paixão de suscitar distintos caminhos metodológicos próprios e apropriados da educação e sua dinâmica na realidade. O livro reúne diversos temas de interesse da área, apresentando abordagens metodológicas consideradas pioneiras, por tratarem de modo inventivo e peculiar, implicado e engajado, a pesquisa em educação. Pretende, pois, contribuir para que as pesquisas dessa área ousem criar, arriscar, rompendo grades, apontando atalhos, como estratégias que nos convocam a refletir sobre o significado da ciência que fazemos e experimentar esses conhecimentos ancorados no real. E não era para ser diferente!
- ItemAtenção à saúde no SUS Reflexões sobre Saúde Mental e Atenção Básica Coleção MultiSaúde Vol. 5(2017-12-20) Góes, Ângela Cristina Fagundes; Araújo, Patrícia Sodré; Vale, Paulo Roberto Lima Falcão doEste livro integra a Coleção MultiSaúde que se originou do Projeto de Residência Multiprofissional em Saúde, desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia com financiamento do Ministério da Saúde. A proposta da coleção é de divulgar a produção científica multiprofissional na área da saúde, no intuito de fomentar conhecimento interdisciplinar. Essa produção se destina a profissionais da área de saúde em suas diferentes especialidades, assim como gestores, professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação que atuem no contexto da Atenção Básica e da Saúde Mental. As reflexões aqui apresentadas são resultado do esforço de pesquisadores, residentes, trabalhadores e usuários da Atenção Básica e da Saúde Mental de problematizar importantes questões que compõem essa complexa realidade social. São abordados temas relativos ao processo de trabalho, a implantação de políticas, empoderamento de sujeitos, modelos de atenção, cuidado em saúde e gestão. Compreendemos que a produção e desenvolvimento de conhecimento, assim como sua divulgação, estimulam tanto o desenvolvimento de competências e habilidades para o trabalho em saúde, quanto de uma postura crítica que permita problematizar a realidade concreta e buscar soluções pertinentes aos problemas de maneira solidária e compartilhada. Nesta obra, os capítulos foram organizados em duas partes: a primeira tratando de “Redes de atenção à saúde mental” que problematiza a organização da rede de saúde mental no município de Salvador; e a segunda abordando “Reflexões teóricas e práticas na Atenção Básica”, reunindo artigos com propostas teórico-metodológicas sobre temáticas relacionadas ao cuidado e a gestão, problematizando o acesso dos usuários com anemia falciforme na Atenção Básica.
- ItemAtenção à saúde no SUS: reflexões sobre Saúde Mental e Atenção Básica(2017-12) Góes, Ângela Cristina Fagundes; Araújo, Patrícia Sodré; Vale, Paulo Roberto Lima Falcão doEste livro integra a Coleção MultiSaúde que se originou do Projeto de Residência Multiprofissional em Saúde, desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia com financiamento do Ministério da Saúde. A proposta da coleção é de divulgar a produção científica multiprofissional na área da saúde, no intuito de fomentar conhecimento interdisciplinar. Essa produção se destina a profissionais da área de saúde em suas diferentes especialidades, assim como gestores, professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação que atuem no contexto da Atenção Básica e da Saúde Mental. As reflexões aqui apresentadas são resultado do esforço de pesquisadores, residentes, trabalhadores e usuários da Atenção Básica e da Saúde Mental de problematizar importantes questões que compõem essa complexa realidade social. São abordados temas relativos ao processo de trabalho, a implantação de políticas, empoderamento de sujeitos, modelos de atenção, cuidado em saúde e gestão. Compreendemos que a produção e desenvolvimento de conhecimento, assim como sua divulgação, estimulam tanto o desenvolvimento de competências e habilidades para o trabalho em saúde, quanto de uma postura crítica que permita problematizar a realidade concreta e buscar soluções pertinentes aos problemas de maneira solidária e compartilhada. Nesta obra, os capítulos foram organizados em duas partes: a primeira tratando de “Redes de atenção à saúde mental” que problematiza a organização da rede de saúde mental no município de Salvador; e a segunda abordando “Reflexões teóricas e práticas na Atenção Básica”, reunindo artigos com propostas teórico-metodológicas sobre temáticas relacionadas ao cuidado e a gestão, problematizando o acesso dos usuários com anemia falciforme na Atenção Básica.
- ItemAUDIOVISUAL INDEPENDENTE - política de fomento e organização das produtoras no Brasil(2020-12) Morais, KátiaEste livro trata da organização do setor de produção de produção audiovisual independente no Brasil nos anos 2000 como repercussão da política audiovisual gerida pela Ancine, articulada ao circuito exibidor de televisão, o que alterou o campo produtivo do audiovisual nacional e sua participação no mercado global de mídia. Baseada em documentos oficiais e em informações e depoimentos de 119 empresas produtoras de todo o país, a obra atualiza os estudos sobre o tema, tradicionalmente analisado na perspectiva do cinema, e mostra o lugar que a televisão assumiu como janela de exibição estratégica para o conteúdo nacional. O livro se destina a profissionais, pesquisadores e estudantes de comunicação, cinema e audiovisual, além de interessados em temáticas em torno das relações entre política audiovisual, indústrias de mídia e produção independente.
- ItemBahia: ensaios de história social e ensino de história(2014-05) Nascimento, Jairo Carvalho do; Oliveira, Josivaldo Pires de; Guerra Filho, Sérgio Armando DinizBahia: Ensaios de História Social e Ensino de História consiste em uma coletânea de artigos de professores vinculados a universidades baianas e dedicados ao ensino e a pesquisa sobre a cultura e a história da Bahia. Os ensaios tratam de diversos temas, como escravidão e cultura afro-brasileira, guerra de Independência na Bahia, festividades religiosas, carnaval, cinema e ensino de História, formação do professor de História e História e Museologia, dentre outros, com contribuições significativas das mais recentes tendências da historiografia baiana, constituindo assim em uma oportunidade de leitura da Bahia a partir de diferentes olhares e abordagens. Os colaboradores, em seus artigos, promovem o diálogo entre a produção historiográfica e o Ensino de História, debatendo e estimulando novos saberes e novas práticas docentes, dando a esta obra um papel importante na divulgação de temas ligados a História da Bahia para estudantes e professores da educação básica e do ensino superior.
- ItemCandaces: gênero, raça, cultura & sociedade: construindo redes na diáspora africana(2019-10) Pacheco, Ana Cláudia Lemos; Núñez, Joana Maria Leôncio; Reis, Larissa de Souza.A Coletânea CANDACES: GÊNERO, RAÇA, CULTURA & SOCIEDADE construindo redes na diáspora africana, traz nessa edição um diálogo contra-hegemônico tecido em torno de androcentrismo, estética, empoderamento, feminismo, mulherismo africano, racismo, religiosidade, sexismo, violência, com destaque para a participação de autoras de diversos campos de conhecimento em total sintonia com a decolonialidade do poder e do saber. Os textos reunidos nessa coletânea mesclam experiências ecoadas de vida ou na vida dessas Candaces. A percepção é que a coletânea oferece um panorama de interseccionalidade de categorias essenciais para uma cartografia social da tríade ABC- África, Brasil/Bahia, Caribe - Inter e transcultural, tanto em face educacional, quanto sociológica, filosófica, antropológica, artística. Prof. Dra. Eliane Costa Santos (IHL- Instituto de Humanidades / UNILAB - CAMPUS MALÊS).
- ItemCartilha (in)formativa sobre Turismo de Base Comunitária: “O ABC do TBC”(2012) Silva , Francisca de Paula Santos da; Sá, Natalia Silva Coimbra deEsta Cartilha tem como finalidade a sensibilização, mobilização e (in)formação sobre o turismo de base comunitária no espaço urbano. Ela é parte das ações do Projeto intitulado “Turismo de Base Comunitária na Região do Cabula e Entorno”, aprovado pelo Edital 021/2010 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), e vinculado à Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
- ItemOs cinemas da Bahia, 1897-1918(2007) Boccanera Júnior, SilioSilio Boccanera Júnior nasceu em Salvador em 3 de fevereiro de 1863. Formou-se pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Desempenhou cargos públicos. Dirigiu o Teatro São João, fundou agremiações literárias e era sócio da Academia Baiana de Letras e de outras agremiações literárias e científicas. Publicou duas obras com documentos que salvou do extravio, relativos ao maestro Carlos Gomes e foram subvencionadas pela municipalidade da capital baiana.
- ItemCIRIEC World Conference in Latin America (1. 2021 : Salvador, BA) Anais do CIRIEC 1st World Conference in Latin America: economia social e solidária como modelo de desenvolvimento inclusivo, sustentável e resiliente em um mundo pós covid-19/(2022-09) Menezes, Daniel Nagao; Santos, Dayvid Souza; Marmori, Adriana; Luedy, Sahada; Mota, Tilson Nunes; Santos, Adinoraide Oliveira
- ItemCittà e Kimera: trajetórias do desenvolvimento de jogos digitais educacionais(2019-08) Hetkowski, Tânia Maria; Müller, Daniel Nehme; Silva, André Luiz Souza daA educação neste novo milênio apresenta os desafios da forte correnteza da tecnologia digital frente aos métodos tradicionais e estacionários de ensino. Saber ler este movimento de transição é crucial para a compreensão do nosso momento enquanto civilização que escala em direção a uma planície mais elevada de consciência e conhecimento. A cultura digital derruba os muros do conhecimento fragmentado e altamente especializado, exigindo uma visão multidisciplinar. Nesta obra buscamos compartilhar com o leitor nossas experiências de cinco anos de pesquisa científica acadêmica construída nas salas de aula do Rio Grande do Sul e da Bahia. Trazemos como bagagem o conhecimento do desenvolvimento dos jogos digitais educacionais e dos métodos de estímulo à imaginação, ao simulacro e à autonomia do cidadão em construção.
- ItemClóvis Moura: trajetória intelectual, práxis e resistência negra(2016-04) Oliveira, Fábio Nogueira deEste livro tem como objetivo compreender a trajetória intelectual e política de Clóvis Steiger de Assis Moura (1925-2003), a partir de suas tomadas de posição em relação aos seus pares intelectuais e políticos e discutir a formação daquilo que denominamos de Sociologia da Práxis Negra. Estudamos a trajetória de Clóvis Moura em Natal, nos anos 30; sua relação com jovens intelectuais baianos influenciados pelo modernismo, nos anos 40; seu contato, em São Paulo, com a imprensa, os círculos culturais da das revistas Fundamentos e Brasiliense, lideradas por Caio Prado Jr., nos anos 50-60; e, por fim, nos anos 70, a relação com o movimento negro. O pensamento de Clóvis Moura se inscreve no processo de reconstrução simbólica do negro como sujeito político e temcomo ponto de equilíbrio, em torno do praxismo negro, a formação de uma sociologia do negro. A Sociologia da Práxis Negra de Clóvis Moura é, por sua vez, uma tentativa de traduzir o marxismo a partir da perspectiva do negro.
- ItemClusters de Veículo em Salvador: Geoprocessamento e Gestão de Negócio para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs)(2019) Pereira, Aliger dos SantosAs cidades brasileiras vivem atualmente grandes desafios em sua organização espacial. Entre os elementos estruturantes que desenham as cidades, encontram-se redes de comércio que se organizam oficial ou espontaneamente ao longo de suas vias. Essa organização gera proximidade e estruturação em rede de determinados tipos de comércio e/ou serviços. Podemos chamar essas redes de clusters.